Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

BLUE CHEER


O Blue Cheer foi formado em São Francisco, California no fim dos anos 1960 e foi pioneiro do que mais tarde seria o heavy metal e inspirou vários outros derivados da música alternativa, entre eles o Black Sabbath.

O rock do grupo era inspirado no blues, no psicodelismo da época, mas isto feito de um modo pesadíssimo pro seu tempo . A banda lançou alguns álbuns entre o final dos anos 1960 e o final dos anos 1970, quando acabou. Mas no fim dos anos 1980 o grupo volta com uma nova formação e até hoje continua na ativa. Seu álbum de estréia, Vincebus Eruptum, é considerado um dos álbuns pioneiros do heavy metal.

O Blue Cheer desde sua formação aliava em suas músicas o desenrolar do Blues e efeitos pesadíssimos de guitarra assemelhando-se muito com as primeiras bandas de heavy metal , em que os guitarristas cada vez mais inventavam efeitos e jeitos diferentes de tocar, tocando até mesmo notas que antes eram consideradas satânicas . Como a quinta nota simples ou diminuída tão explorada por Tony Iommi (guitarrista do Black sabbath ). Uma música que define bem o som do Blue Cheer é Summertime Blues de Eddie Cochran.




2 comentários:

Jody Frosty disse...

cara,eu num sei como funciona essa coisa de parceria não. MAs te adicionei na minha lista de blogs!

abraço! apareça sempre!

Northing disse...

Leigh Stephens, the original guitarist, lives in Northern California and is still making good music on private labels, look him up. By the way, Iron Butterfly is touring with another Sacramentoan, Dave Meros of Spock's Beard on bass guitar.