Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de março de 2016

LES PAUL para criar a guitarra elétrica levou um choque que quase o matou



Les Paul e sua esposa, Mary Ford, emplacaram vários hits nas décadas de 1940 e 50, como Mockin' Bird Hill e How High the Moon, que já apresentava algumas inovações fonográficas de Paul, como as faixas em múltiplas camadas.

Em 1941, Paul criou uma das primeiras guitarras elétricas de corpo sólido, mas levou quase dez anos para aperfeiçoá-la, como funcionário da Gibson Guitar Corp.. Lançada em 1952, a Les Paul Goldtop se tornou uma sensação instantânea e ainda influencia a música, especialmente o rock.

No inicio em suas experiências para criar a guitarra elétrica levou um choque que quase o matou. Em 1948, um acidente de carro esmagou parte do seu braço direito, mas ele pediu aos médicos que fizessem o gesso numa posição que lhe permitisse continuar tocando.

Nos anos seguintes, a Gibson lançou, também de Paul, a Black Beauty, a Les Paul Custom, a Les Paul Junior e, em 1958, a Les Paul Standard, com seu captador "humbucker" e o design "sunburst", que continuam iguais há quase 50 anos.

Pete Townshend, Steve Howe, do Yes, Al DiMeola e Jimmy Page são alguns dos músicos que fizeram da Les Paul sua marca registrada. Em 2005, um modelo de 1955 foi leiloado por US$ 45.600.
Ainda há poucos meses esse ícone do rock se apresentava regularmente em Nova York, mas ultimamente "entrava e saía do hospital", segundo seu advogado Michael Braunstein. “Ele foi uma pessoa histórica. Certamente deixou sua marca aqui na Terra.”

No video temos uma participação especial do seu grande amigo no violão Chet Atkins.



Nenhum comentário: