Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O dia em que o rock mudou


Faz 25 anos que Kurt Cobain, krist Novoselic e Dave Grohl conquistaram o Mundo com ‘Smells Like Teen Spirit’

Por Miguel Azevedo

Aquela manhã de 10 de setembro de 1991 (faz 25 anos) há de ficar na história como o dia em que foi colocada à venda em todo o mundo o single ‘Smells Like Teen Spirit’, o início de uma nova era, a canção que para muitos viria a determinar a história do rock que se veio a fazer daí para a frente e a influenciar várias gerações de fãs e de músicos até hoje.

Tendo começado a ser escrita por Kurt Cobain e finalizada com a ajuda de Krist Novoselic e David Grohl, ‘Smells Like Teen Spirit’ foi para a revista ‘Rolling Stone’ "uma verdadeira onda de choque que varreu os anos 80 para fora do mapa da noite para o dia".

Escrita sob influência de Pixies e gravada em janeiro de 1991, ‘Smells Like Teen Spirit’ era diferente de tudo o que se tinha ouvido até então, fruto da mente de um jovem com problemas de afeto e de autoestima. Rude, suja, rebelde, quase caótica, ‘Smells Like Teen Spirit’ já soava a ressaca rock e antecipava o lançamento do disco ‘Nervermind’, o segundo álbum dos Nirvana, que viria a sair catorze dias depois, também ele um dos maiores marcos da história do rock e aquele que abriria as portas para o grunge.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Goldsmiths, do Reino Unido, ‘Smells Like Teen Spirit’ é considerada como a música mais icónica de todos os tempos. A canção destronou sucessos como ‘Imagine’, de John Lennon; ‘Billie Jean’, de Michael Jackson; ‘Bohemian Rhapsody’, dos Queen; ou ‘Sweet Child O’ Mine’, dos Guns N’Roses. E ainda hoje aquele cheiro a coisa nova continua impregnado por todo o Mundo.

Videoclip Poderoso Se a canção por si já era suficientemente poderosa, o videoclipe que seria feito para ‘Smells Like Teen Spirit’ acabou por dar ainda mais força ao tema. O teledisco tentava recriar o ambiente de um concerto de rock no ginásio de uma qualquer escola secundária americana. Iniciava de forma pacífica e ordeira e terminava em ambiente caótico num quase convite à rebelião. Produzido por Samuel Bayer, e gravado ao longo de oito horas, o videoclipe acaba com a destruição das guitarras.

Segredos por detrás da canção

 O Título - Kurt Cobain deu o título à canção depois da amiga Kathleen Hanna ter escrito numa parede ‘Kurt Smells Like Teen Spirit’ sem que isso tivesse afinal nada de filosófico. É que Kurt cheirava a um desodorizante muito usado na época chamado ‘Teen Spirit’.
Mensagem - Na verdade não há grande mensagem por detrás desta canção. O próprio Kurt Cobain viria a revelar numa entrevista que a canção é feita de ideias contraditórias, apenas para fazer alusão a um certo espírito revolucionário.

Rádio - O tema foi ouvido pela primeira vez nas rádios norte-americanas a 27 de agosto de 1991 e motivou uma enorme corrida às lojas.

Estreia - A canção foi tocada pela primeira vez num showcase em Seattle, num lugar chamado Ok Hotel. Os Nirvana procuravam na altura angariar dinheiro para a gasolina por forma a viajar até Los Angeles para gravar o novo disco. "Tocámos a música pela primeira vez e foi a loucura", recordaria mais tarde Dave Grohl.

Versões para todos os gostos

A comprovar a importância de ‘Smells Like Teen Spirit’ para a história da música estão as inúmeras versões que já foram feitas do tema, pelos mais variados artistas e nos mais vários estilos. A canção já foi interpretada ao vivo por nomes como Patti Smith, Paul Anka, Limp Bizkit, Within Temptation, Silverchair, Miley Cyrus, Pearl Jam, Slipknot, Tori Amos, entre outros. ‘Smells Like Teen Spirit’ já foi ouvido em versões instrumentais, ao piano ou em orquestra, em ritmo de bossa nova e até em canto gregoriano.

Matéria: http://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/o-dia-em-que-o-rock-mudou


Nenhum comentário: