04 junho 2023

KING CRIMSON música Epitaph

King Crimson é uma das mais respeitadas banda de Rock Progressivo


King Crimson é uma das mais respeitadas banda de Rock Progressivo, a música Epitaph me faz lembrar da banda com o mesmo nome que meu irmão cantava.


Hoje vamos falar sobre o King Crimson, um grupo musical inglês que surgiu em 1969, formado pelo guitarrista Robert Fripp e pelo baterista Michael Giles.

Inicialmente, eles foram acompanhados por alguns talentosos músicos, incluindo o vocalista e guitarrista Greg Lake, o poeta e letrista Peter Sinfield no baixo, e o compositor Ian McDonald, formando assim a primeira formação do King Crimson.

O estilo musical da banda é frequentemente classificado como rock progressivo, mas sua sonoridade transcende as fronteiras desse gênero, incorporando elementos de jazz, música erudita, new wave, heavy metal e folk.

Hoje, vamos destacar uma música específica que me lembra de uma época especial. "Epitaph" é uma música que me transporta para os anos de 1975 e 1976, quando meu irmão cantava em uma banda com o mesmo nome.

Eles costumavam se apresentar em várias cidades do interior de São Paulo.

Os membros da banda utilizavam um antigo caminhão furgão, que anteriormente era propriedade da empresa de sorvetes Kibon, como meio de transporte para os shows.

Eles decidiram pintar o furgão inteiro de preto e, na lateral, colocaram o nome da banda escrito em uma lapide, criando uma identidade visual única.

Foto dá uma ideia do furgão utilizado pela banda nos anos 70
A imagem que fiz não ficou boa, mas já dá a ideia de como era.


Um detalhe interessante é que a banda sempre começava seus shows com a música "Epitaph", criando uma atmosfera envolvente enquanto o público entrava no local.

Depois disso, eles continuavam a apresentação com várias outras músicas, incluindo sucessos de bandas renomadas como Bad Company e Black Sabbath.

Essa experiência nostálgica do meu irmão e sua banda, ao relembrar esses momentos marcantes com a música do King Crimson, demonstra a influência duradoura e impactante que a banda teve ao longo dos anos.

Sua fusão de estilos musicais e sua abordagem inovadora continuam a cativar os ouvidos dos fãs de música até hoje.

Você já teve uma experiência marcante com a música do King Crimson ou alguma banda que se inspirou neles?

Compartilhe suas histórias nos comentários abaixo e vamos continuar celebrando a música e o legado dessa banda incrível!