22 abril 2016

Origem do Rock Nacional: o rock com a nossa cara!

Origem do Rock Nacional: Como e quando surgiu o rock com a nossa cara!


Origem do Rock Nacional: Como e quando surgiu o rock com a nossa cara!


Sempre fazemos questão de falar dos vários estilos aqui no blog, já falamos do rock and roll internacional, agora quando será que começamos a curtir o som das guitarras no Brasil? 
A resposta parece ser mais recente do que a gente imagina!

Um pouco de samba na guitarra.


Oi? Samba na história do rock nacional? Sim. Muitas pessoas não fazem a mínima ideia, mas o rock'n'roll começou a aparecer por aqui na década de 50, com o samba, quando Nora Rey, um dos grandes nomes do samba-canção resolveu apostar na música “Rock around the Clock”, de Bill Haley & His Comets!

Tudo ainda era experimental, na verdade ninguém compunha, só fazia covers, mas foi daí a origem do rock no Brasil. Se liga no som original:





Primeiros movimentos de rock no Brasil


Na medida que a fase experimental foi acontecendo, surgiu a própria forma de criar e fazer rock. Podemos citar como dois movimentos de grande expressão que fizeram a origem do rock no Brasil a Jovem Guarda e o Movimento Tropicália, onde surgiram grandes compositores e cantores que hoje são nomes expressivos no cenário do rock nacional.

A Jovem Guarda surgiu na década de 60 e era um movimento cultural que atuava em várias áreas como comportamento e música. Surgiu na TV Record e foi apresentado por nada mais nada menos que o “Rei do iê iê iê”, Roberto Carlos.

Participaram ainda do mesmo movimento o tremendão Erasmo Carlos, Wanderléa, como Ronnie Von, Jerry Adriani, Eduardo Araújo e outros.






A Tropicália também foi um movimento cultural super diversificado e aberto, nos anos 60, onde a música popular brasileira ficou mais densa com suas opiniões e letras e onde surgiu também uma das bandas mais conhecidas e percussoras que muito ajudou na verdadeira origem do rock nacional: os mutantes, onde contava com a voz e irreverência de Rita Lee.




Depois disso o rock só veio a deslanchar e trouxe grandes nome para ficarem marcados na história da música brasileira e em cada geração como Raul Seixas (que também é considerado um dos percursores do rock nacional), e nos anos 80 várias bandas como Legião Urbana que marcaram o público com letras de protesto e romantismo de Renato Russo.