King's X é uma banda de hard rock e heavy metal notada por suas letras espirituais e sua música sofisticada, o que faz com que muitos os considerem também como uma banda de rock progressivo.
A história do grupo começa em 1980, quando Doug Pinnick e Jerry Gaskill, que haviam se conhecido juntamente com Phil Keaggy nas turnês da banda de rock cristão Petra, recrutaram Ty Tabor para juntar-se a eles e formar uma banda própria.
Formaram a The Edge, a banda fazia apresentações nos bares de Springfield, especializados em covers. Em 1983, o nome da banda foi alterado para Sneak Preview e começaram a gravar material próprio e lançaram um álbum auto intitulado no ano seguinte.
Realocaram-se para Houston, no Texas com a promessa de um contrato, o que não aconteceu. Mas acabaram conhecendo Sam Taylor, vice-presidente da ZZ Top Productions. Taylor logo se tornou mentor do grupo e os convenceram a mudar o nome para King's X.
O grupo lançou seu primeiro álbum com o novo nome, Out of the Silent Planet, em 1988. Apesar de ter sido aclamado pela crítica, não foi bem sucedido comercialmente. O segundo álbum, Gretchen Goes to Nebraska de 1989, foi melhor sucedido, produzindo material nas rádios e MTV.
O aumento da exposição foi benéfico para o lançamento do terceiro álbum Faith, Hope, Love, em meados de 1990. O álbum foi o primeiro do grupo a entrar nas paradas de Top 100 dos Estados Unidos, com o single de sucesso, It's Love. A banda abria os shows da banda AC/DC nos Estados Unidos e Europa no primeiro semestre de 1991, e também entraram em turnê junto com o Living Colour.
No auge do grunge o King's X foi considerado como uma das inspirações do estilo, na época o baixista do Pearl Jam, Jeff Ament, citou que o King's X havia inventado o grunge.
A fim de um novo som para a banda, não necessariamente o grunge, contrataram o produtor Brendan O'Brien, que havia trabalhado com o primeiro álbum do Stone Temple Pilots e o segundo do Pearl Jam.
O resultado foi Dogman em 1994, um som muito mais pesado do grupo, com menos letras abstratas e espirituais. O trabalho recebeu mais promoção da gravadora, e a turnê de sua promoção foi um sucesso, incluindo participação no Woodstock.
Entretanto, o álbum não foi bem sucedido comercialmente como a sua nova gravadora a Atlantic esperava, o que culminou posteriormente no encerramento do contrato do grupo com a gravadora.