Richard Wright foi fundamental na constituição do som do Pink Floyd
Richard Wright foi integrante da lendária banda de rock britânica Pink Floyd, de todos os integrantes da banda ele é o único que nasceu em Londres.
Um dos fundadores da banda, e um dos compositores, além de ser o musico responsável pelo piano, teclado, órgão e sintetizadores. Teve também a participação no vocal de várias músicas.
Em relação sua participação no Pink Floyd, fazem uma comparação com alguns integrantes de outras bandas Richard Wright sempre foi o terceiro compositor e vocalista do grupo, tal como George Harrison nos Beatles, John Entwistle no The Who e John Paul Jones no Led Zeppelin.
Apesar do seu papel ser considerado de coadjuvante por muitos, para os fãs mais detalhista do trabalho da banda, Richard Wright e seus teclados é cultuado como um elemento fundamental para a constituição do som do Pink Floyd, além de participar escrevendo músicas essenciais para o grupo.
Quando ainda jovem, ele descobriu seu amor pela música e se matriculou na Escola de Música de Londres, onde se formou em órgão e piano em 1962.
Richard Wright conheceu o guitarrista Syd Barrett em Cambridge e os dois se tornaram amigos, decidindo formar uma banda juntos. Os dois foram se juntar ao baixista Roger Waters e ao baterista Nick Mason e, juntos, formaram o Pink Floyd.
Mesmo com o sucesso do Pink Floyd, Richard Wright sofria de depressão e ansiedade, e deixou a banda em 1979, logo após o lançamento de "The Wall".
Ele retornou para gravar "The Final Cut" em 1982, mas não ficou na banda por muito tempo. Ele saiu novamente em 1985, mas ainda trabalhou com o Pink Floyd como compositor e produtor até a sua aposentadoria em 1996.
Em 2008, Richard Wright foi diagnosticado com câncer no pulmão e faleceu em 15 de setembro de 2008, aos 65 anos.