31 janeiro 2023

VELVET GOLDMINE filme sobre o Glam Rock

O Filme aborda o período do Glam Rock na Inglaterra nos anos 70


Brian Slade como os demais personagens são fictícios, mas vocês certamente identificara no filme, David Bowie, Marc Bolan (T.Rex), Iggy Pop e Lou Reed.


O filme rola em torno do cantor do Brian Slade, na década de 70 ele era o ícone do movimento glam rock. Com dificuldade em lidar com a fama Slade forja sua própria morte. Anos depois, um jornalista inglês investiga a carreira e o desaparecimento do artista.

Brian Slade como os demais personagens são fictícios, mas vocês certamente identificarão no filme, David Bowie, Marc Bolan - T.Rex -, Iggy Pop e Lou Reed.

A trilha sonora é primorosa e Velvet Goldmine conseguiu passar muito bem o que foi o movimento glam rock.

David Bowie foi convidado a participar do filme, mas se recusou, apesar de Velvet Goldmine ser uma música dele, nenhuma de suas músicas não foram incluídas na trilha sonora, sob a alegação que Bowie faria um filme como o mesmo tema sobre sua carreira.


JOE COCKER

Ele ficou conhecido por suas interpretações únicas de músicas famosas


Joe começou sua carreira musical aos quinze anos de idade


Joe começou sua carreira musical aos quinze anos de idade, sua primeira banda foi os Avengers, sob o nome artístico de Vance Arnold, depois Big Blues em 1963 e então a Grease Band, a partir de 1966.

A fama veio em 1969, quando ele interpretou a lendária versão de "With a Little Help From My Friends" dos Beatles no Festival de Woodstock. Ele se tornou conhecido por suas interpretações únicas de músicas famosas, como "Feelin' Alright" e "You Are So Beautiful"

No começo dos anos 70 ele teve problemas com drogas e álcool que acabaram atrapalhando sua carreira.

Ele conseguiu, entretanto, se livrar e retornar nos anos 80, conseguindo grande sucesso até os anos 90 com as canções Up Where We Belong, You Are So Beautiful, When The Night Comes e Unchain My Heart.

Seu último álbum foi lançado em 2012. Joe Cocker faleceu em dezembro de 2014, aos 70 anos de idade.



28 janeiro 2023

JOAN JETT

Joan Jett é conhecida mundialmente pelo hit I Love Rock 'n Roll



Jett começou sua carreira em 1975 como guitarrista, vocalista e compositora da banda de punk rock The Runaways.



Joan Jett (Joan Marie Larkin) cantora e guitarrista ela é conhecida mundialmente pelo hit "I Love Rock 'n Roll", que ficou o 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de 1982.

Também fez muito sucesso por outras gravações de músicas famosas como "Crimson and Clover", "Bad Reputation", "Do You Wanna Touch Me", "Light of Day", "Love is All Around", "I Hate Myself for Loving You" e "Everyday People".

Jett começou sua carreira em 1975 como guitarrista, vocalista e compositora da banda de punk rock The Runaways. O grupo lançou três álbuns antes de se separar em 1979. Em 2015, Joan entra para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Ela é considerada uma das principais representantes do rock feminino e está incluída na lista das "100 mulheres mais grandiosas do rock" da revista VH1. Joan também foi para as telas com os filmes, Light of Day em 1987, Tank Girl em 1995 e The Runaways em 2010.

Joan Jett formou a gravadora Blackheart Records, onde desenvolve trabalhos com muitas pessoas do meio musical, como The Replacements, Patti Smith e L7.




25 janeiro 2023

GARY MOORE

Influencias de Clapton, Peter Green e Hendrix e apaixonado pelo blues



Em carreira solo Gary Moore teve sucesso, com destaque para Corridors Of Power de 1982 e a mais blueseira com do álbum Still Got the Blues de 1990.


Robert William Gary Moore nasceu em Belfast no 4 de abril de 1952, conceituado guitarrista de blues, cresceu em meio às bombas do IRA e às brigas religiosas do pós-guerra, que se refletia em seu som de guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico.

Já aos 16 anos Gary Moore fez gravações para o álbum da banda Dr. Strangely Stranger. Fã de guitarristas como, Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix, Gary se apaixonou pelo blues logo cedo.

Logo depois Gary foi tocar em uma banda da Irlanda, o Thin Lizzy, onde encontraria um grande parceiro, Mr. Phil Lynott.

Apesar de um grande amante blues, o jazz foi o estilo predominante em seu primeiro álbum-solo, Grinding Stone em 1973.

No Thin Lizzy, ele colaborou na gravação de vários álbuns, mas gravar mesmo foi só no compacto Darling de 1974 e no álbum Black Rose de 1979.

Em carreira solo Gary Moore teve sucesso, com destaque para Corridors Of Power de 1982 e a mais blueseira com do álbum Still Got the Blues de 1990.

Apesar que em sua carreira a guitarra que mais usou, até tem uma versão sua, foi a Gibson Les Paul, mas no show do vídeo desta postagem ele toca em Wembley Arena com uma Strato, na comemoração dos 50 anos de aniversário da Stratocaster da fender.

O concerto foi em 2004 e Gary Moore fez uma homenagem ao maior tocador de Stratocaster, Jimi Hendrix.



22 janeiro 2023

DANNY GATTON

Danny Gatton pioneiro no som da Fender Telecaster, famoso "Telemaster"


Danny Gatton mostrou ao meio musical o que uma Telecaster poderia fazer.


Danny Gatton: o Telemaster da guitarra


Danny Gatton foi um dos maiores guitarristas de todos os tempos, capaz de misturar Rock'n'Roll, jazz, blues, rockabilly, country e soul em seu estilo único e virtuoso.

Ele dominava a Fender Telecaster como poucos, e por isso era chamado de "o Telemaster".

Ele nasceu em Washington, DC, em 4 de setembro de 1945, filho de um guitarrista que abandonou a música para sustentar a família.

Danny começou a tocar aos nove anos de idade, influenciado por nomes como Les Paul, Chet Atkins e Roy Buchanan.


Um dos pioneiros do som Fender Telecaster, era conhecido como "o Telemaster"


Ele lançou vários álbuns ao longo de sua carreira, tanto solo quanto com bandas como os Fat Boys e os Redneck Jazz Explosion.

Em 2003, ele foi eleito o número 63 na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Infelizmente, Danny Gatton sofria de depressão e alcoolismo, e acabou tirando a própria vida em sua casa em Maryland, em 4 de outubro de 1994. Ele deixou um legado de música incrível e uma legião de fãs e admiradores.

Se você quiser conhecer mais sobre esse gênio da guitarra, confira alguns de seus álbuns mais famosos:

- 88 Elmira St. (1991)

- Cruisin' Deuces (1993)

- Redneck Jazz (1978)

- Unfinished Business (1987)


Ou assista a alguns vídeos de suas performances ao vivo:





20 janeiro 2023

IGGY POP álbum novo

Every Loser o álbum foi produzido e gravado por um supertime


Iggy Pop começou sua carreira nos anos 60, tocando bateria em uma banda da sua escola
Imagem: Jeremy Sutton-Hibbert / Alamy

Iggy Pop começou sua carreira nos anos 60, tocando bateria em uma banda da sua escola. Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (substituído por James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos.

Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo. The Stooges tiveram influência no desenvolvimento do gênero punk rock.

The Stooges se tornou famoso por suas performances ao vivo, durante o qual não era incomum para Iggy Pop (que tradicionalmente fazia show sem camisa) expor-se e saltar para fora do palco, Iggy foi o primeiro ou um dos primeiros a fazer stage drive.

Novo álbum lançado em janeiro 2023 - Every Loser


Iggy Pop se uniu ao produtor Andrew Watt e a um time de peso para gravação e produção do seu 19º álbum na carreira solo.

O time: Duff McKagan, baixista do Guns Nʼ Roses; Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers; Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam; Taylor Hawkins (rip 2022), baterista do Foo Fighters; e Travis Barker, baterista do blink-182.

Na verdade, além de serem músicos de alto nível e conhecidos no meio musical, é um time de admiradores de Iggy Pop.

O nome do álbum, Every Loser, foi extraído da música “Comments”, nona faixa do álbum, inspirada nas redes sociais, na qual Iggy Pop canta: “Every loser needs a bit of joy”, em tradução para o português, 'Todo perdedor precisa de um pouco de alegria'.

O produtor sugeriu que a frase toda fosse o título do álbum, mas Iggy em entrevista a Apple Music, ele disse:

“Se eu fosse o Pink Floyd, seria um belo título, mas eu não sou, então fiquei com Every Loser".


19 janeiro 2023

KING CRIMSON formação perfeita

King Crimson tocou Heroes no Admiralspalast em homenagem a Bowie



A formação do King Crimson para estas gravações, segundo Robert Fripp, é perfeita para tocar as músicas recentes e todas as músicas da carreira da banda.



Em 2017 King Crimson lançou EP contendo algumas gravações de 2016, sendo uma delas um cover de Heroes, do David Bowie.

A formação do King Crimson para estas gravações, segundo Robert Fripp, é perfeita para tocar as músicas recentes e todas as músicas da carreira da banda.

"King Crimson tocou Heroes no Admiralspalast de Berlim como uma celebração, uma memória e uma homenagem a Bowie.

O show aconteceu trinta e nove anos e um mês após as sessões de gravação originais no Hansa Tonstudio com vista para o Muro de Berlim", escreveu o guitarrista Robert Fripp.

A homenagem é particularmente significativa, considerando que o Fripp tocava violão na gravação original de Bowie da música.





King Crimson lançou um EP no mês de junho de 2017, no aniversário de 40 anos da gravação no Hansa Tonstudio e incluiu performances de "Heroes", gravadas no Admiralspalast Berlin, 12 de setembro de 2016, "Easy Money", gravado na Salle Pleyel Paris, 3 de dezembro de 2016, "Starless" e "Os Hell Hounds of Krim", gravados no Museumsquartier Viena 1 de dezembro de 2016, sendo que "Os Hell Hounds of Krim" foi gravado ao vivo, e na versão de edição de rádio de "Heroes".


Destas performances destacamos Starless e colocamos o vídeo da gravação de 2016.



18 janeiro 2023

TRIUMVIRAT

A banda Triumvirat foi inicialmente um trio de rock progressivo


A banda Triumvirat foi inicialmente um trio de rock progressivo


Com uma base de progressivo bem clássica se formou em 1969 em Colônia, Alemanha. Os membros fundadores foram Hans-Jürgen Fritz, Hans Bathelt e Werner Frangenberg. Bathelt foi o baterista e letrista, Frangenberg, o baixista, e Fritz pianista de formação clássica, líder da banda que comandava os teclados e sintetizadores.

A principal influência foi a banda The Nice, do tecladista Keith Emerson, que mais a frente formaria o famoso ELP.

Eles abriram cerca de 40 Shows do Fleetwood Mac. Em agosto de 1974, seu álbum Illusions On a Double Dimple foi para a segunda posição da Billboard na segunda posição.

Inspirado por este sucesso eles criaram um álbum conceitual baseado nas batalhas de Spartacus, o guerreiro que liderou uma revolta de escravos contra o Império Romano em 73 a.C. O álbum foi gravado em apenas vinte e nove dias.

O álbum chegou nas lojas em março 1975 e logo foi considerado como uma obra de excelência do rock progressivo. O projeto de Spartacus tem a participação Geoff Emerick, que fez também a engenharia de Sergeant Pepper's dos Beatles.

Discografia do Triumvirat:

1972 - Mediterranean Tales, Across the Water
1974 - Illusions on a Double Dimple
1975 - Spartacus
1976 - Old Loves Die Hard
1977 - Pompeii
1979 - A La Carte
1980 - Russian Roulette
2012 - Essential




15 janeiro 2023

THE RUNAWAYS

The Runaways são caracterizadas por riffs agressivos e letras diretas


The Runaways tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll.



The Runaways foi uma banda de punk rock dos Estados Unidos. Traduzindo ao português, seu nome significa "As fugitivas". A banda tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll.

A ideia inicial de criar uma banda só de garotas foi de Kim Fowley, um empresário procurando pelo próximo grande sucesso. Assim ele apresentou a baterista Sandy West à guitarrista Joan Jett.

Chamaram ainda a baixista Micki Steele, sem esquecer da compositora da banda Kari Krome. Ao final do ano de 1975 estava formado o grupo de três garotas chamado "The Runaways".

Começaram a fazer alguns shows na Califórnia, e em 1976 a banda cresceu. Entraram a guitarrista solo de dezesseis anos Lita Ford e a cantora principal Cherie Currie. Além disso a baixista Micki Steele deixou a banda, sendo substituída por Jackie Fox. Com essas mudanças a banda atingiu grande sucesso.

Entre suas músicas mais conhecidas estão "Cherry Bomb", "Queens of Noise" e "Born to be Bad".

Durante sua curta carreira, a banda lançou três álbuns, The Runaways (1976), Queens of Noise (1977) e Live in Japan (1977). A banda também fez várias turnês nos Estados Unidos, Japão e Inglaterra. Apesar de seu sucesso, a banda se separou em 1979 devido a problemas internos.

Após a separação, as garotas seguiram carreiras solo, com Joan Jett, Lita Ford e Cherie Currie se tornando as artistas mais bem sucedidas.

Em 2010 foi lançado o filme sobre a banda The Runaways, com a participação de Kristen Stewart e Dakota Fanning, representando Joan Jett e Cherie Currie, respectivamente.



11 janeiro 2023

BLUE CHEER

Blue Cheer foi a grande influência na criação do heavy metal e do punk rock


A banda também é conhecida por seu álbum de estreia, Vincebus Eruptum (1968), considerado um dos primeiros discos de heavy metal.



Blue Cheer é uma banda americana de hard rock, psicodélico e blues rock, formada em San Francisco em 1967, e foi pioneiro do que mais tarde seria o heavy metal.

A banda foi uma das primeiras bandas de heavy rock, cujos membros incluíam Dickie Peterson (baixo e vocal), Leigh Stephens (guitarra) e Paul Whaley. (bateria).

Sua música mais conhecida é um cover de "Summertime Blues" de Eddie Cochran. A banda também é conhecida por seu álbum de estreia, Vincebus Eruptum (1968), considerado um dos primeiros discos de heavy metal.

Blue Cheer foi uma grande influência na formação do heavy metal e do punk rock, e influenciou muitos grupos dos gêneros, incluindo Led Zeppelin, Black Sabbath, Judas Priest, Motörhead e a banda de punk rock The Ramones.

O rock do grupo era inspirado no blues, no psicodelismo da época, mas isto feito com um som pesadíssimo pro seu tempo. A banda lançou alguns álbuns entre o final dos anos 1960 e o anos 1970, quando acabou.

A banda Blue Cheer encerrou suas atividades em 1972, depois de lançar dois álbuns, Vincebus Eruptum e Outsideinside. Após o fim da banda, os membros seguiram carreiras diferentes, mas se reuniram mais tarde para lançar alguns álbuns de reunião.

Em 1998, a banda lançou o álbum The Final Tour, que compilou faixas ao vivo gravadas durante a última turnê da banda. Blue Cheer foi fundamental para a mudança do rock clássico para o rock pesado, e é considerada como a primeira banda de rock pesado da história.


10 janeiro 2023

BLUES BEATLES BAND

A Blues Beatles Band tocam músicas dos Beatles com um estilo de blues


Eles também tocam versões originais do Beatles, inspiradas no blues.


Os Beatles gravaram algumas canções de blues ao longo de sua carreira, incluindo "Kansas City/Hey-Hey-Hey-Hey!", "Cry Baby Cry", "Why Don't We Do It in the Road?", "Yer Blues", e "Maggie Mae".

Eles também tocaram vários covers de blues, como "Roll Over Beethoven" de Chuck Berry, "I Got to Find My Baby" de Little Walter, "Money (That's What I Want)" de Barrett Strong e "I'm Ready" por Fats Domino.

No Brasil a Blues Beatles Band tocam músicas dos Beatles com um estilo de blues único, criando novas versões das músicas clássicas dos Beatles. Eles usam elementos de blues, jazz, rock e soul para dar um toque moderno e interessante às músicas clássicas dos Beatles.

A banda se especializou em tocar clássicos dos Beatles como "Let it Be", "Come Together", "Yesterday", "Help!" e muitos outros em versões blues twist. Eles também tocam versões originais inspiradas no blues.

O som da Blues Beatles Band é único e tem sido elogiado por muitos fãs dos Beatles e do blues. A banda é formada por músicos profissionais experientes, que adicionam seu próprio estilo e habilidade às músicas.

No canal da Banda no Youtube tem muitos vídeos com mais versões, acesse: @Bluesbeatles


08 janeiro 2023

OZZY OSBOURNE

Eu botei dentro da minha boca e então ele começou a bater as asas


A música Suicide Solution de Ozzy Osbourne não fala sobre suicídio, ao contrário a letra trata sobre alcoolismo


Histórias de OZZY:


Segundo o site do Jornal Britanico The Times, Ozzy Osbourne cedeu uma apetitosa descrição do famoso incidente em que ele mordeu um morcego em pleno show há alguns anos:

Ele devia estar totalmente desnorteado por causa das luzes e do barulho. Eu pensei que fosse um brinquedo, porque estava completamente parado. Eu botei dentro da minha boca e então ele começou a bater as asas, e me assustei.

Tentei tirá-lo rapidamente da minha boca e a cabeça se separou do corpo. O veredito final? Era meio quente e crocante, tipo um McDonald's, disse.

A música Suicide Solution de Ozzy Osbourne não fala sobre suicídio, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam; na realidade, sua letra trata sobre alcoolismo e foi escrita por Ozzy quando o vocalista do AC/DC, Bon Scott, morreu de coma alcoólico. A palavra solution do título é solução no sentido de mistura e não no sentido de resposta. A tradução correta seria mistura suicida se referindo ao álcool.

Talvez o fã mais fanático de Ozzy Osbourne que exista seja um texano, que construiu uma tumba para ele e Ozzy quando ambos morrerem. Diz ainda este fã, que se Ozzy partir antes dele, cometerá suicídio. Ozzy nunca se manifestou publicamente sobre este assunto.

Em meio às centenas de acusações de más influências atribuídas a sua música, Ozzy Osbourne chegou a pensar em imprimir e distribuir centenas de camisas com a inscrição, se algo está errado em sua vida a culpa é de Ozzy Osbourne.

Ao ser internado pela primeira vez na clínica de desintoxicação Betty Ford Center, não tendo sido avisado que se tratava de uma clínica de desintoxicação, a primeira pergunta de Ozzy Osbourne ao chegar ao local foi: Aonde fica o bar?

No album Speak of the Devil o anão que aparece na foto dentro do encarte é chamado de Ronnie the Dwarf. O nome do anão foi escolhido por Ozzy para fazer uma pequena homenagem à baixa estatura de seu substituto no Black Sabbath, Ronnie James Dio. Devido a comentários que Dio havia feito em relação à sua voz, o Madman resolveu se vingar dessa forma.


SAINT VITUS banda de Los Angeles

O nome ficou Saint Vitus após a música St. Vitus Dance, do Black Sabbath

Saint Vitus era um cristão santo da Sicília. Ele morreu como um mártir durante a perseguição de cristãos por co-decisão imperadores romanos Diocleciano e Maximiano em 303
Foto: EsterSegarra

Saint Vitus era um cristão santo da Sicília. Ele morreu como um mártir durante a perseguição de cristãos por co-decisão imperadores romanos Diocleciano e Maximiano em 303.

Vitus é contado como um dos Quatorze Santos Auxiliares da Igreja Católica Romana. Vitus é considerado o padroeiro dos atores, comediantes, dançarinos e epilépticos.

A banda foi formada em 1978 sob o nome de Tyrant, com Reagers Scott nos vocais, Dave Chandler na guitarra, Mark Adams no baixo e Armando Acosta na bateria.

Mas logo mudou seu nome para Saint Vitus após a canção, St. Vitus Dance, do Black Sabbath. Suas principais influências foram o próprio Black Sabbath e a banda Black Flag, o último dos quais Saint Vitus excursionou junto nos anos 1980.

Saint Vitus gravou 2 álbuns, Saint Vitus e Hallow's Victim, e um EP, The Walking Dead.

Reagers deixou a banda no início de 1986, e foi substituído pelo vocalista Scott Wino Weinrich ex The Obsessed.


07 janeiro 2023

ELVIS PRESLEY música Old Shep

Elvis Presley fez sua primeira apresentação em 1945

Elvis Presley fez sua primeira apresentação em 1945




A primeira atuação de Elvis em público, foi em uma competição no rádio para o dia das crianças em 1945, na Feira Anual e Show de Laticínios Mississippi-Alabama no centro de Tupelo. Sem acompanhamento, Elvis cantou a capela a música Old Shep, canção que retrata o desespero de um menino pela perda de seu cão.

Elvis não ganhou o concurso, mas ganhou 5 dólares e o direito de brincar em todos os brinquedos da feira, Elvis estava com 10 anos, portanto esta apresentação fará 78 anos em 2023.

Para muitos de seus colegas de escola, ele era um chato que ficava tocando o tempo todo, alguns cortavam as cordas do violão para ele parar de tocar, não faziam ideia de que estavam diante do nascimento de uma lenda.

Elvis nasceu no berço do blues e da cultura da música negra, na igreja que a família Presley frequentava, tanto a música quanto a pregação dos pastores na igreja o fascinavam.

Nas rádios, a música country americana completaria as influências que o levaria a se tornar um dos pioneiros do rock, anos mais tarde.

A grande influência de Elvis foi o The Stamps Quartet, abaixo coloquei um vídeo para vocês conhecerem ou rever quem já conhece.

Outra curiosidade é uma montagem onde aparece Elvis apresentando sua banda com várias personalidades da música e do Rock, ficou bem legal, divirtam-se.




BAD BRAINS

A banda andava escutando Black Sabbath e isso mudou a percepção da banda


O Bad Brains é uma influente banda americana de hardcore punk e reggae. A banda é considerada uma das pioneiras do hardcore.


A banda foi formada com o nome de Mind Power pelo guitarrista de jazz fusion Dr. Know, Gary Miller, em 1977. Junto a ele havia o vocalista Sid McCray, o baixista Darryl Jennifer e o baterista Earl Hudson. O som era basicamente funk e jazz fusion.

Por influência do vocalista, a banda fica obcecada pelo punk rock e mudam o seu nome para Bad Brains, nome de uma música do Ramones, mas o Bad, mau, com o sentido de poderoso.

O Bad Brains é ma influente banda americana de hardcore punk e reggae. A banda é considerada uma das pioneiras do hardcore.

Originalmente formada com influências de funk e jazz fusion, a banda desenvolveu um punk rock muito mais rápido, intenso e musicalmente mais complexo e extremo que os seus contemporâneos.

É considerada uma das primeiras bandas americanas de hardcore e, alguns anos depois foram os primeiros a fazer a fusão do heavy metal com o funk. les também são adeptos da música reggae, sendo seguidores da religião rastafári.

Ainda em 1978, o vocalista apresenta o punk rock para o resto da banda, que já andava escutando Black Sabbath na época, e isso mudou toda a percepção da banda.

Por influência do vocalista, a banda fica obcecada pelo punk rock e mudam o seu nome para Bad Brains, nome de uma música do Ramones, mas o Bad, mau, com o sentido de poderoso.

Antes da banda gravar, McCray é substituído por H.R., irmão do baterista. A banda também se converte ao rastafari, apesar do forte envolvimento com o punk rock a banda tinha uma forte ligação com o reggae.

Com vários shows, a banda rapidamente se torna uma das bandas punk mais populares na costa oeste, principalmente em sua cidade natal Washington DC. Suas performances na época eram lendárias e suas gravações já eram difíceis de achar.

O primeiro single Pay To Cum, foi prensado em poucas cópias e, em 1982, o álbum de estreia ROIR foi lançado apenas em formato de fita cassete.


05 janeiro 2023

MC5 precursora do Rock de garage

MC5 a banda que mais influenciou a música Punk, Grunge e o Hard Rock


Com letras recheadas de ideias revolucionárias e muitos palavrões, o MC5 teve sérios problemas com a censura.

A banda de Detroit MC5, foi precursora do Rock de garage e uma das primeiras a fundir a agressividade musical com ideias políticas.

O grupo iniciou suas atividades em 1964, tocando na escola e em festas, com o nome Motor City Five, e tendo como membros Rob Tyner nos vocais, Fred Sonic Smith e Wayne Kramer nas guitarras, Pat Burrows no baixo e Bob Gaspar na bateria.

Com o tempo, Smith e Kramer decidem experimentar novos sons, passando a usar o feedback e a distorção nas guitarras. Este novo som, mais agressivo, leva a que Burrows e Gaspar saiam da banda, em 1965. Para o seu lugar entram Michael Davis no baixo e Dennis Thompson na bateria.

Com esta formação, os MC5 fazem vários concertos, destacando-se os efetuados no Grande Ballroom, de Detroit. O sucesso destes concertos chama a atenção de John Sinclair, fundador do movimento White Panter.

Em 1967, Sinclair torna-se o manager da banda, e alguns meses depois, lançam o primeiro single I Can Only Give You Everything. No ano seguinte, num concerto em Chicago designado por Yippies Festival of Life, a banda é contactada por Danny Fields, da editora Elektra Records A&R.

Este contacto proporciona-lhes um contrato, e o seu primeiro álbum, Kick Out the Jams, gravado ao vivo no Grande Ballroom em 1968, é lançado em 1969.

Com letras recheadas de ideias revolucionárias e muitos palavrões, o MC5 teve sérios problemas com a censura. Tornava-se comum ter suas apresentações fossem interrompidas pela polícia.

Como é o caso da faixa título do disco dizia: Kick Out the Jams, Mother Fuckers! em tradução, vamos detonar, filhos de uma piranha! Horrorizada a gravadora fez com que a frase fosse modificada para Kick Out The Jams, Brothers and Sisters, em tradução, vamos detonar, irmãos e irmãs!

Em 1970, assinaram contrato com a Atlantic, onde tiveram que se comportar, enquanto o empresário Sinclair, foi preso, por oferecer maconha a um policial de folga.

Lançaram dois álbuns: Back In The USA, em 1970, que apresentava os clássicos Shaking Street e The American Ruse. Quando em 1971, lançaram o bombástico High Time, o grupo já minguava por não ter se acertado comercialmente.

Pouco tempo depois, a banda se desfez. O seu último espetáculo foi no Grande Ballroom, na passagem de ano de 1972

Os integrantes do grupo continuaram a trabalhar no circuito underground. Notícias sobre apresentações da banda, foram se tornando cada vez menos frequentes. Tyner morre em 1991, de ataque cardíaco, e Smith em 1994, de falha cardíaca.

O MC5 entrou para a história como uma das bandas que mais influenciou a música Punk, Grunge, Hard Rock e o Power Pop.


03 janeiro 2023

RORY GALLAGHER

Na cidade de Ballyshannon anualmente acontece o Rory Gallagher Festival


Em homenagem a Rory, foi construída uma estátua na cidade de Almeirim, uma cidade pequena cidade a noroeste de Dublin.

William Rory Gallagher foi um multi-instrumentista, compositor e produtor de rock e blues irlandês.

Rory ficou mais conhecido por ser um guitarrista virtuoso, nas apresentações ao vivo ele demonstrava sua capacidade de improvisar com muita agilidade com sua inseparável Stratocaster surrada.

Nascido em Ballyshannon, Condado de Donegal e criado em Cork, Gallagher gravou álbuns solo nos anos 70 e 80, depois de formar a banda Taste no final dos anos 60.

Em homenagem a Rory, foi construída uma estátua na cidade de Almeirim, uma cidade pequena cidade a noroeste de Dublin.

Na cidade de Ballyshannon anualmente acontece o Rory Gallager Festival, a população da cidade é de aproximadamente 3.000 habitantes e o festival traz um público de cerca de 10 mil pessoas para celebrar o bom e velho rocknroll.





02 janeiro 2023

PAT TRAVERS guitarrista canadense

Pat Travers é um guitarrista fortemente influenciado por Jimi Hendrix



Pat Travers guitarrista canadense fortemente influenciado por Hendrix , tem RocknRoll Susie, como seu primeiro grande clássico.


Patrick Henry Travers, mais conhecido por Pat Travers é um guitarrista, tecladista e cantor de rock canadense que começou sua carreira na década de 1970.

Fortemente influenciado por Jimi Hendrix, teve a música RocknRoll Susie, como seu primeiro grande clássico.

O álbum Makin Magic gravado em 1977, traz um ótimo trabalho com base no Blues-Rock, Makin Magic também dá nome a primeira música do disco. Na faixa Stevie Pat, tem a participação de Glenn Hughes, que assume os vocais.

No video da música Hooked On Music, no Ao vivo em Rockpalast em 1976, que você pode acompanhar no vídeo da postagem, você verá que quem toca a bateria é Nicko McBrain, que ficou mais conhecido com batera do Iron Maiden.