15 janeiro 2023

THE RUNAWAYS

The Runaways são caracterizadas por riffs agressivos e letras diretas


The Runaways tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll.



The Runaways foi uma banda de punk rock dos Estados Unidos. Traduzindo ao português, seu nome significa "As fugitivas". A banda tornou-se famosa por ser uma banda composta somente por mulheres que tocavam rock and roll.

A ideia inicial de criar uma banda só de garotas foi de Kim Fowley, um empresário procurando pelo próximo grande sucesso. Assim ele apresentou a baterista Sandy West à guitarrista Joan Jett.

Chamaram ainda a baixista Micki Steele, sem esquecer da compositora da banda Kari Krome. Ao final do ano de 1975 estava formado o grupo de três garotas chamado "The Runaways".

Começaram a fazer alguns shows na Califórnia, e em 1976 a banda cresceu. Entraram a guitarrista solo de dezesseis anos Lita Ford e a cantora principal Cherie Currie. Além disso a baixista Micki Steele deixou a banda, sendo substituída por Jackie Fox. Com essas mudanças a banda atingiu grande sucesso.

Entre suas músicas mais conhecidas estão "Cherry Bomb", "Queens of Noise" e "Born to be Bad".

Durante sua curta carreira, a banda lançou três álbuns, The Runaways (1976), Queens of Noise (1977) e Live in Japan (1977). A banda também fez várias turnês nos Estados Unidos, Japão e Inglaterra. Apesar de seu sucesso, a banda se separou em 1979 devido a problemas internos.

Após a separação, as garotas seguiram carreiras solo, com Joan Jett, Lita Ford e Cherie Currie se tornando as artistas mais bem sucedidas.

Em 2010 foi lançado o filme sobre a banda The Runaways, com a participação de Kristen Stewart e Dakota Fanning, representando Joan Jett e Cherie Currie, respectivamente.