02 abril 2024

DORIS DAY

Doris Day: Atriz, Cantora e Ícone das Big Bands da Música Americana


Doris-Day-Album-Pillow-Talk-1960


Doris Day foi uma das estrelas mais brilhantes do cinema e da música nos anos 50 e 60. Com um talento excepcional e uma personalidade encantadora, ela conquistou o coração de milhões de fãs em todo mundo.

Vamos conhecer um pouco da vida e da carreira desta diva inesquecível, destacando seus destaques como atriz, cantora e defensora dos animais.


Alegria e Talento: a Vida de Doris Day


Doris Day nasceu em 3 de abril de 1922, em Cincinnati, Ohio, sob o nome de Doris Mary Ann Kappelhoff.

Desde jovem, ela mostrou um talento excepcional para a música e a atuação, participando de coros e peças teatrais locais.

Sua alegria de viver e seu carisma contagiantes logo chamaram a atenção de agentes de Hollywood, que a levaram para a Califórnia em busca do estrelato.


O Charme da Diva do Cinema dos Anos 50


Nos anos 50, Doris Day tornou-se uma das atrizes mais populares de Hollywood, estrelando uma série de filmes de comédia romântica que encantaram o público.

Seu charme e elegância, combinados com seu talento versátil, fizeram dela uma das estrelas mais cintilantes da época, conquistando tanto críticos quanto espectadores.


A Cantora Doris Day


Além de sua carreira no cinema, Doris Day também fez sucesso como cantora, gravando inúmeros álbuns que se tornaram clássicos da música popular.

Sua voz doce e inconfundível encantou o público e a fez ganhar vários prêmios, incluindo um Grammy Lifetime Achievement Award em reconhecimento à sua contribuição para a música.


Doris Day: Atriz, Cantora e Ícone das Big Bands da Música Americana Album-Her-Greatest-Songs


Conheça a Carreira de Sucesso de Doris Day


Ao longo de sua carreira, Doris Day estrelou mais de 40 filmes e lançou dezenas de álbuns de sucesso. 

Ela recebeu várias indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, demonstrando sua versatilidade e talento como atriz e cantora. Seu legado artístico perdura até hoje, influenciando gerações de artistas.


Doris Day e a big band


Doris Day começou sua carreira como cantora de big bands, trabalhando com grandes nomes da música como Les Brown e Jimmy Dorsey.

Sua voz única e sua presença cativante a fizeram se destacar no cenário musical, levando-a a uma carreira solo de sucesso que a consagrou como uma das maiores cantoras de sua época.


Uma Voz Doce e Inesquecível: os Hits de Doris Day


Doris Day emplacou diversos hits nas paradas de sucesso, incluindo músicas como "Que Sera, Sera", "Secret Love" e "Whatever Will Be, Will Be".

Suas interpretações emocionantes e envolventes conquistaram fãs de todas as idades, tornando-a uma das artistas mais queridas e respeitadas de sua geração.


Discografia da Doris Day


Início da Carreira Musical

Doris Day começou sua carreira como cantora de Big Bands em 1939.

Ela ganhou popularidade com sua primeira gravação de sucesso, a canção “Sentimental Journey”, com a banda de Les Brown em 1945, foi um grande sucesso e se tornou um hino da Segunda Guerra Mundial.


Doris-Day-Album-I-Remember-You


Carreira Solo

Carreira Solo: Após deixar a banda de Les Brown, Day embarcou em uma carreira solo e se tornou uma das cantoras mais populares e aclamadas do século XX. Ela gravou mais de 650 músicas  no selo Columbia Records entre 1947 e 1967.

Ela foi uma das cantoras mais populares e aclamadas do século XX.

Para explorar mais sobre sua discografia, você pode visitar sua página oficial ou conferir plataformas como Discogs e Deezer.

Doris Day, uma das artistas mais icônicas do século XX, presenteou o mundo com várias canções memoráveis.

As músicas de Doris Day abrangem diversos gêneros, como o jazz, Big Band e o standard americano, que  incorpora influências do jazz, blues, música popular e teatro musical.

Ela também gravou várias músicas Pop e baladas românticas, refletindo sua versatilidade e talento.


Algumas de suas Músicas mais Famosas


“Dream a Little Dream of Me”: Uma balada doce e nostálgica que se tornou um clássico. A voz suave de Doris Day dá vida à melodia.

“Secret Love”: Uma balada romântica que captura a paixão e o mistério do amor. Foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.

“Sentimental Journey”: Sua primeira gravação de sucesso, lançada em 1945, é uma viagem nostálgica pela memória.

“Tea for Two”: Uma canção alegre e animada que se tornou um clássico do jazz.

“It’s Magic”: Uma música encantadora que expressa o sentimento mágico do amor.

“I’ll Never Stop Loving You”: Uma declaração apaixonada de amor eterno.

“I’ve Got My Love to Keep Me Warm”: Uma canção calorosa e reconfortante para os corações apaixonados.

“Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)”: Esta canção, do filme “O Homem Que Sabia Demais”, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. Sua mensagem otimista e cativante ressoa até hoje.

“Que Sera, Sera” é uma canção icônica que se tornou um hino otimista e atemporal.

A história por trás dessa melodia cativante

Origem e Contexto da Música

A canção foi escrita por Jay Livingston e Ray Evans para o filme “O Homem Que Sabia Demais” (1956), dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Doris Day e James Stewart.

No filme, Doris Day interpreta a mãe angustiada cuja filha é sequestrada. Ela canta “Que Sera, Sera” como uma canção de ninar para acalmar a criança e expressar esperança.

Significado

A frase “Que Sera, Sera” é em espanhol e significa “O que será, será”.

A letra da música explora a ideia de aceitar o destino e as incertezas da vida com otimismo. Ela pergunta: “O que será o futuro? O que a vida nos reserva?”

A canção transmite uma sensação de resignação e confiança, sugerindo que não podemos controlar tudo, mas podemos enfrentar o desconhecido com coragem.

“Que Sera, Sera” se tornou um sucesso imediato e ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.

Sua simplicidade e mensagem universal ressoaram com o público, e a canção permanece querida até hoje.

A canção foi regravada por vários artistas ao longo dos anos, mas a versão de Doris Day continua sendo a mais famosa.

Ela é frequentemente lembrada como um lembrete de que, independentemente do que o futuro nos reserve, podemos enfrentá-lo com serenidade e curiosidade.

Portanto, quando ouvir “Que Sera, Sera”, lembre-se de que a vida é cheia de mistérios, mas também de possibilidades.

Essas músicas são apenas uma amostra do talento e da versatilidade de Doris Day. Se você quiser ouvir mais, recomendo explorar sua discografia completa.


Doris-Day-Album-Eight-Classic-Albums

Parceria Especial com John Denver


Doris Day teve uma parceria musical notável com John Denver. Eles compartilharam o palco e cantaram juntos em um medley especial.

Sunshine Medley (1975)

No programa de TV “Doris Day Today” (1975), Doris Day e John Denver se uniram para um medley chamado “Sunshine Medley”.

O medley incluiu várias canções ensolaradas e otimistas, como:

“Walkin’ In The Sunshine”

“You Are The Sunshine Of My Life”

“Sunshine, Lollipops, & Rainbows”

“You Are My Sunshine”

“Sunshine On My Shoulders”

Essa colaboração foi um momento especial em que duas lendas da música se uniram para espalhar alegria e positividade através da música.

A combinação das vozes de Doris Day e John Denver certamente trouxe um brilho especial a essas canções ensolaradas!


Sucesso no Cinema


Além de sua carreira musical, Doris Day também brilhou no cinema. Seu primeiro sucesso foi no filme “Romance em Alto-Mar” (1948).

Ela estrelou uma série de filmes financeiramente bem-sucedidos, incluindo musicais, comédias e dramas. Destacam-se os filmes “Ardida como Pimenta” (1953) e “O Homem Que Sabia Demais” (1956), dirigido por Alfred Hitchcock e coestrelado por James Stewart.


Prêmios e Indicações


Doris Day recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Grammy de Contribuição em Vida, o Prêmio Cecil B. DeMille e a Medalha Presidencial da Liberdade. Ela também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Legado: Após 1968, ela estrelou a comédia da CBS chamada “The Doris Day Show” (1968-73). Sua influência na música e no cinema continua a ser lembrada e celebrada.

Para saber mais sobre a vida e obra de Doris Day, você pode visitar sua página oficial.


Doris-Day-Album-With-A-Smile-and-A-Song


O Legado de Doris Day na Música e no Cinema


Doris Day deixou um legado na música e no cinema, influenciando artistas do meio musical e do cinema com seu talento e personalidade.

Sua voz doce e inesquecível continua a encantar audiências de todas as idades, garantindo que seu legado artístico perdure por muitas gerações.


O Lado Humanitário da Estrela de Hollywood


Além de seu talento artístico, Doris Day também era conhecida por seu trabalho humanitário, apoiando diversas causas sociais e organizações de caridade ao longo de sua vida.

Sua generosidade e compromisso com o bem-estar dos outros a tornaram uma figura querida e admirada dentro e fora de Hollywood.


Amor pelos Animais: a Paixão de Doris Day


Doris Day era uma grande defensora dos direitos dos animais, dedicando boa parte de sua vida a proteger e cuidar de criaturas indefesas.

Ela fundou a Doris Day Animal Foundation, uma organização sem fins lucrativos que trabalha em prol do bem-estar dos animais e da promoção da adoção responsável.