21 novembro 2022

URIAH HEEP um dos maiores nomes do rock

Banda The Stalkers mudaria seu nome para Uriah Heep em meados de 1969




Em 1965, Mick Box e David Byron, formaram o The Stalkers,


Em 1965, Mick Box e David Byron, formaram o The Stalkers. Ficaram por dois anos tocando covers em clubes locais, quando em 1967, Box e Byron resolvem tornar-se profissionais. Os outros membros da banda acham arriscado e se separam.

A dupla, porém, continuou firme, trabalhando e compondo material. Juntam-se ao baterista Nigel Pegram e ao baixista Barry Green na banda Spice.

Green foi substituído no meio de 68 por Paul Newton e sua entrada coincidiu com a gravação de um single What about the Music.

Após um árduo trabalho, conseguem assinar um contrato com o empresário Gerry Bron, gravando um álbum em 1969, The Landsome Tapes. Por sugestão de Bron, o tecladista Ken Hensley passa a fazer parte do line-up e mudam o nome para Uriah Heep.

A entrada de Hensley fez com que eles desenvolvessem seu próprio estilo baseado nas harmonias vocais combinadas com guitarras e teclados.

O ano de 1970 foi considerado o de nascimento do Uriah Heep. Neste período gravaram Very Eavy, Very Umble, Salisbury, o terceiro álbum, Look at Yourself.

O ápice da carreira aconteceu em meados dos anos 70, com os álbuns Demons and Wizards, The Magicians Birthday, Sweet Freedom, Wonderworld e ainda um dos melhores álbuns ao vivo do Uriah: Live 73.

Em fevereiro de 1975, devido à problemas de saúde e de drogas o baixista foi afastado da banda, além destes problemas, Train, foi eletrocutado quando tocava ao vivo em Dallas, USA.

Em dezembro do mesmo ano, fora encontrado morto devido a uma overdose. John Wetton foi contratado para assumir a vaga, completando o time nas gravações de Return to Fantasy.

Vários fatos, associados à fama, acabaram por desgastar um pouco a banda, principalmente David Byron, que acabou deixando a banda em julho de 1976.

Logo após de Head First, em 1983, Trevor Bolder volta ao Uriah, para a gravação de Equator. Tiram um tempo de férias e voltam com Mick Box, Kerslake e Trevor Bolder, e mais o tecladista Phil Lanzon e por dois meses o vocalista Steff Fontaine, que logo depois foi substituído por Bernie Shaw.

Essa formação foi uma das mais estáveis, compondo os álbuns Live in Moscow, Raging Silence, Different World, Sea of Light e Spellbinder.

Apesar das inúmeras mudanças e desavenças, o Uriah Heep, seja com os músicos e na época que for, sempre será lembrado com um dos maiores nomes do rock em todo o planeta.