14 abril 2024

THE OUTFIELD

The Outfield: Uma Jornada Entre o Pop Rock e a Nostalgia dos Anos 80


The Outfield-Album-Live-in-Brazil-2001


The Outfield foi uma banda britânica de rock formada em Londres em 1984. Com um som que misturava rock, pop rock, power pop e new wave. Seus membros originais incluíam:

Tony Lewis: Baixista e vocalista

John Spinks: Guitarrista, tecladista e compositor

Alan Jackman: Baterista


Destaque da Carreira


Álbum de Estreia “Play Deep” (1985):


O primeiro álbum da banda, “Play Deep”, lançado em 1985, foi um sucesso estrondoso, alcançando o status de disco triplo de platina nos Estados Unidos.

Um dos singles mais famosos desse álbum, “Your Love”, continua sendo um sucesso atemporal e é frequentemente tocado nas rádios até hoje.

Durante essa época, a banda saiu em uma extensa turnê mundial, abrindo shows para renomadas bandas como Journey e Starship.


Segundo Álbum “Bangin’” (1987):


Embora o segundo álbum, “Bangin’”, não tenha alcançado o mesmo sucesso que o primeiro, ele produziu dois hits notáveis: “Since You’ve Been Gone” e “No Surrender”.


Terceiro Álbum “Voices of Babylon” (1989):


Com o álbum “Voices of Babylon”, a banda explorou novos estilos e técnicas de produção, resultando em um som mais polido e refinado.

Apesar do single de mesmo nome ter sido bem recebido, o sucesso comercial da banda começou a diminuir gradualmente.

The Outfield é uma banda britânica que deixou sua marca nos anos 80 com suas músicas cativantes e estilo pop rock. Vamos explorar algumas de suas faixas mais famosas:


“Your Love”:


Essa música, lançada no álbum de estreia da banda, “Play Deep” (1985), se tornou um dos maiores sucessos dos anos 80.

“Your Love” é uma viagem nostálgica para a década de 80, com seu refrão marcante e energia contagiante. Ela ainda é tocada em muitas rádios americanas até hoje.


“All the Love in the World”:


Uma balada romântica com uma melodia suave e letras apaixonadas. Embora não tenha atingido o mesmo nível de sucesso que “Your Love”, essa música é lembrada pelos fãs da banda.


“Say It Isn’t So”:


Originalmente promovida como carro-chefe de “Play Deep”, essa faixa não alcançou o sucesso esperado. Quando “Say It Isn’t So” não decolou, a banda optou por lançar “Your Love” como o segundo single, e o resto é história.


“Voices of Babylon”:


O álbum de mesmo nome trouxe uma sonoridade mais cuidadosamente produzida e uma mudança de estilo para a banda. A faixa-título, “Voices of Babylon”, também merece destaque.


The Outfield: Uma Jornada Entre o Pop Rock e a Nostalgia dos Anos 80 Album-Diamond-Days


História por trás de “Your Love”


“Your Love”, o grande sucesso do The Outfield, tem uma história interessante por trás de sua gravação.


Escolha Alternativa


Curiosamente, “Your Love” não era o “plano A” da banda. “Say It Isn’t So” foi liberada como single em 1985, mas não obteve tanto sucesso quanto esperado.


Descoberta nos EUA


O The Outfield tinha músicos do Reino Unido, mas sua sonoridade era ideal para as rádios americanas.

Empresariados pelo americano Kip Krones, eles se lançaram nos Estados Unidos como uma grande aposta da gravadora Columbia Records.

O vice-presidente da Columbia, Paul Rappaport, ficou empolgado ao ouvir suas músicas pela primeira vez. Sem saber, ele já oferecia um prenúncio de qual seria a música mais popular do álbum.

Ele disse: “Depois de ‘Say It Isn’t So’, eu disse ‘essa detona!’ e então veio a próxima e soava ainda melhor do que a primeira e assim por diante.”


“Your Love” Ganha Vida Própria


Enquanto a banda encerrava uma turnê pouco antes do Natal, planejava um segundo single para continuar divulgando o álbum de estreia.

A escolha foi “Your Love”, que chegou a ser disponibilizada de forma promocional às rádios em novembro.

Com a boa aceitação pelas estações, o compacto da faixa foi liberado oficialmente em fevereiro de 1986.

“Your Love” se tornou uma referência dos anos 80 e continua a nos transportar para aquela época.

The Outfield pode ter tido apenas um grande hit, mas sua música continua sendo muito requisitadas nas plataformas digitais.


The Outfield-Album-Play-Deep


Legado Musical e Influências


The Outfield foi influenciado por diversos artistas e estilos musicais, incluindo o rock clássico e o estilo dos anos 80.

Tony Lewis mencionou que a parte instrumental de “Your Love” foi inspirada na música “Young Man Blues” do The Who, demonstrando a influência direta do rock clássico em sua música.

Além disso, os vocais de Sting, do The Police, também tiveram um impacto significativo na sonoridade da banda.

A sonoridade da banda lembra grupos como “Men At Work” e “The Police”, que também se destacaram bastante na década de 80.

Com melodias cativantes e letras que exploram a complexidade dos relacionamentos humanos e a natureza do amor, The Outfield criou uma marca musical única que ainda ressoa nos corações dos fãs.


Legado e Pós-Banda


Embora tenham desfrutado de sucesso nos Estados Unidos, The Outfield nunca alcançou o mesmo nível de fama em sua terra natal, o Reino Unido. A banda continuou a gravar até o início da década de 90, lançando seu último álbum, “Replay”, em 2011.

Curiosidade: Recentemente, a cantora norte-americana Katy Perry regravou a música “Your Love”, um dos maiores sucessos da banda, dando um novo fôlego à sua popularidade.

Após o fim da banda, os integrantes seguiram caminhos diferentes. Tony Lewis investiu na carreira solo, lançando o álbum “Out of the Darkness” em 2018 e divulgando um EP “Unplugged da MTV” no início de 2024.

John Spinks, por sua vez, continuou sua jornada musical, formando uma dupla com Tony Lewis e começando as gravações do álbum “Diamond Days” com um novo baterista, Simon Dawson, para dar um toque mais eletrônico ao som.

Alan Jackman deixou a banda após o álbum “Voices of Babylon”, sendo substituído por Luke Landin durante a turnê desse álbum.


The Outfield-Album-Bangin'


Infelizmente, dois dos membros fundadores do The Outfield faleceram:


Tony Lewis:

Tony Lewis, o vocalista e baixista da banda britânica The Outfield, foi encontrado morto em sua casa em Londres aos 62 anos em 19 de outubro de 2020.

A causa de sua morte não foi revelada, mas ele lutava há anos contra um câncer no fígado.

Tony Lewis fez parte da formação original do The Outfield e contribuiu significativamente para o sucesso da banda.


John Spinks:

O guitarrista John Spinks também faleceu. Ele morreu em 9 de julho de 2014, também devido a um câncer no fígado.

John Spinks foi um dos membros fundadores e desempenhou um papel importante na criação do som característico do The Outfield.


Em resumo, a jornada musical de The Outfield foi marcada por sucesso comercial, influência e uma sonoridade cativante que transcende gerações.

Mesmo após o fim da banda, sua música continua sendo lembrada e apreciada por fãs em todo o mundo. 

Com influências do rock clássico e elementos dos anos 80, The Outfield criou sua própria marca musical que ainda ressoa nos corações dos fãs.

Conheça mais sobre The Outfield no site oficial da banda.