23 junho 2023

THE ANIMALS

The Animals banda inglesa dos anos 60 que revolucionou o rock


Você é fã de rock? Então você provavelmente já ouviu falar dos The Animals, uma banda inglesa que marcou a história do gênero com suas versões eletrizantes de clássicos do blues e do folk.

Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa banda que influenciou gerações de músicos e fãs. Acompanhe!


The Animals: uma banda que revolucionou o rock com suas versões de blues e folk. Saiba mais sobre sua história, seus sucessos e sua evolução


Como surgiu os The Animals


Os The Animals foram formados em Newcastle upon Tyne, no início dos anos 60, quando o vocalista Eric Burdon se juntou ao Alan Price Rhythm and Blues Combo.

A formação original era Eric Burdon (vocais), Alan Price (órgão e teclados), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Chas Chandler (baixo).

Eles foram apelidados de "animais" por causa de seu estilo selvagem no palco, e o nome pegou. Em 1964, eles se mudaram para Londres, onde entraram em contato com o produtor Mickie Most, que os ajudou a lançar sua carreira internacional.


O sucesso dos The Animals


O primeiro grande sucesso dos The Animals foi uma versão de blues rock da tradicional canção folk "The House of the Rising Sun", que alcançou o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido em 1964.

A voz rouca de Eric Burdon e o órgão sombrio de Alan Price criaram uma atmosfera única e marcante.

A partir daí, eles emplacaram vários outros hits, como "Don't Let Me Be Misunderstood", "We Gotta Get Out of This Place", "It's My Life" e "Don't Bring Me Down".

Essas canções mostravam a habilidade dos músicos em adaptar o blues americano para o público britânico.

Eles também fizeram covers de artistas como Chuck Berry, Bob Dylan, Nina Simone, Little Richard e Bo Diddley, mostrando sua versatilidade e respeito pelas raízes do rock.


The-Animals-house-of-the-rising-sun


A evolução dos The Animals


Os The Animals passaram por várias mudanças em sua formação e em seu estilo musical ao longo dos anos.

Em 1965, Alan Price deixou a banda por motivos financeiros e foi substituído por Dave Rowberry. Em 1966, Eric Burdon reformulou o grupo com novos integrantes e adotou o nome Eric Burdon and The Animals.

Eles se voltaram para o rock psicodélico e o folk rock, lançando álbuns como Animalism, Winds of Change e The Twain Shall Meet.

Em 1968, Eric Burdon se juntou ao grupo californiano War, encerrando a fase dos The Animals. Nos anos seguintes, houve várias reuniões e reencarnações da banda, com diferentes formações e sonoridades.


The-Animals-animalism


O fim da banda e as carreiras solo


Em 1967, The Animals se separou oficialmente. Eric Burdon formou uma nova banda chamada Eric Burdon and The New Animals, que tinha um som mais psicodélico e experimental.

Eles lançaram álbuns como Winds of Change e The Twain Shall Meet, que continham músicas como "San Franciscan Nights" e "Sky Pilot".

Chas Chandler se tornou empresário e descobriu Jimi Hendrix, formando a banda The Jimi Hendrix Experience com ele.

Hilton Valentine se dedicou à música folk e country, lançando alguns álbuns solo. Rowberry e Jenkins se juntaram a uma banda chamada The Nashville Teens.

Alan Price também seguiu carreira solo, lançando sucessos como "The House That Jack Built" e "Simon Smith and His Amazing Dancing Bear".

Em 1975, os membros originais se reuniram para gravar um álbum chamado Before We Were So Rudely Interrupted, mas não tiveram o mesmo impacto de antes.

Eles se reuniram novamente em 1983, para gravar um álbum chamado Ark e fazer uma turnê mundial.


The-Animals-the-twain-shall-meet


Legado


Em 1994, foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame, como uma das bandas mais importantes da história do rock.

Suas músicas continuam sendo tocadas e regravadas por diversos artistas, mostrando a sua influência e relevância.

A discografia dos Animals inclui 20 álbuns de estúdio, seis coletâneas, cinco EPs e 25 singles.