The Animals banda inglesa dos anos 60 que revolucionou o rock
Você é fã de rock? Então você provavelmente já ouviu falar dos The Animals, uma banda inglesa que marcou a história do gênero com suas versões eletrizantes de clássicos do blues e do folk.
Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa banda que influenciou gerações de músicos e fãs. Acompanhe!
Como surgiu os The Animals
Os The Animals foram formados em Newcastle upon Tyne, no início dos anos 60, quando o vocalista Eric Burdon se juntou ao Alan Price Rhythm and Blues Combo.
A formação original era Eric Burdon (vocais), Alan Price (órgão e teclados), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Chas Chandler (baixo).
Eles foram apelidados de "animais" por causa de seu estilo selvagem no palco, e o nome pegou.
Em 1964, eles se mudaram para Londres, onde entraram em contato com o produtor Mickie Most, que os ajudou a lançar sua carreira internacional.
O sucesso dos The Animals
O primeiro grande sucesso dos The Animals foi uma versão de blues rock da tradicional canção folk "The House of the Rising Sun", que alcançou o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e do Reino Unido em 1964.
A voz rouca de Eric Burdon e o órgão sombrio de Alan Price criaram uma atmosfera única e marcante.
A partir daí, eles emplacaram vários outros hits, como "Don't Let Me Be Misunderstood", "We Gotta Get Out of This Place", "It's My Life" e "Don't Bring Me Down".
Essas canções mostravam a habilidade dos músicos em adaptar o blues americano para o público britânico.
Eles também fizeram covers de artistas como Chuck Berry, Bob Dylan, Nina Simone, Little Richard e Bo Diddley, mostrando sua versatilidade e respeito pelas raízes do rock.
A evolução dos The Animals
Os The Animals passaram por várias mudanças em sua formação e em seu estilo musical ao longo dos anos.
Em 1965, Alan Price deixou a banda por motivos financeiros e foi substituído por Dave Rowberry.
Em 1966, Eric Burdon reformulou o grupo com novos integrantes e adotou o nome Eric Burdon and The Animals.
Eles se voltaram para o rock psicodélico e o folk rock, lançando álbuns como Animalism, Winds of Change e The Twain Shall Meet.
Em 1968, Eric Burdon se juntou ao grupo californiano War, encerrando a fase dos The Animals. Nos anos seguintes, houve várias reuniões e reencarnações da banda, com diferentes formações e sonoridades.
O fim da banda e as carreiras solo
Em 1967, The Animals se separou oficialmente. Eric Burdon formou uma nova banda chamada Eric Burdon and The New Animals, que tinha um som mais psicodélico e experimental.
Eles lançaram álbuns como Winds of Change e The Twain Shall Meet, que continham músicas como "San Franciscan Nights" e "Sky Pilot".
Chas Chandler se tornou empresário e descobriu Jimi Hendrix, formando a banda The Jimi Hendrix Experience com ele.
Hilton Valentine se dedicou à música folk e country, lançando alguns álbuns solo. Rowberry e Jenkins se juntaram a uma banda chamada The Nashville Teens.
Alan Price também seguiu carreira solo, lançando sucessos como "The House That Jack Built" e "Simon Smith and His Amazing Dancing Bear".
Em 1975, os membros originais se reuniram para gravar um álbum chamado Before We Were So Rudely Interrupted, mas não tiveram o mesmo impacto de antes.
Eles se reuniram novamente em 1983, para gravar um álbum chamado Ark e fazer uma turnê mundial.
Legado
Em 1994, foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame, como uma das bandas mais importantes da história do rock.
Suas músicas continuam sendo tocadas e regravadas por diversos artistas, mostrando a sua influência e relevância.
A discografia dos Animals inclui 20 álbuns de estúdio, seis coletâneas, cinco EPs e 25 singles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário