05 maio 2023

IRON BUTTERFLY

A psicodelia transcendental do Iron Butterfly, uma viagem musical


A psicodelia transcendental do Iron Butterfly, uma viagem musical


Formação original da banda e as grandes mudanças


A formação original do Iron Butterfly era composta por Doug Ingle (vocais e órgão), Danny Weis (guitarra), Jerry Penrod (baixo) e Ron Bushy (bateria). Posteriormente, a formação da banda sofreu algumas mudanças.

Jerry Penrod deixou a banda antes do lançamento do primeiro álbum e foi substituído por Lee Dorman no baixo. Danny Weis também deixou o grupo em 1967, após o lançamento do álbum de estreia, "Heavy".

Em seu lugar, entrou Erik Brann na guitarra. A formação com Doug Ingles, Bushy, Dorman e Brann é considerada a mais clássica e a que alcançou o maior sucesso comercial com o álbum "In-A-Gadda-Da-Vida".

Após a saída de Brann em 1969, o Iron Butterfly passou por diversas mudanças em sua formação, incluindo a entrada e saída de vários membros, como Mike Piñera, Larry "Rhino" Reinhardt, Greg Willis e Howard Reitzes, entre outros.


Trajetória de sucesso



Em meados de 1966, a banda deixou San Diego rumo a Los Angeles, onde passou a se apresentar em pequenos clubes.

Dois anos depois, em 1968, a banda assinou contrato com a ATCO e teve a oportunidade de participar de uma turnê ao lado de grandes nomes da cena musical.

O Butterfly abriu show para The Doors, Jefferson Airplane, The Grateful Dead, Traffic, The Who e Cream. Foi neste mesmo ano que o Iron Butterfly lançou seu primeiro álbum, intitulado "Heavy".


A psicodelia transcendental do Iron Butterfly, uma viagem musical e o sucesso de "In-A-Gadda-Da-Vida"


A formação da banda e o sucesso de "In-A-Gadda-Da-Vida"



O Iron Butterfly é uma das bandas importantes do rock progressivo e da psicodelia dos anos 60 e 70.

Formada em 1966, em San Diego, Califórnia, a banda rapidamente chamou a atenção do público com sua mistura única de guitarra pesada, teclados e experimentações sonoras.

Foi com o lançamento do álbum "In-A-Gadda-Da-Vida" que o Iron Butterfly atingiu o auge de sua popularidade, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.


A sonoridade transcendental do Iron Butterfly



O Iron Butterfly se destacava por suas experimentações sonoras e improvisações, que transportavam o ouvinte para uma experiência transcendental única.

A banda criava uma atmosfera mística com uso de efeitos sonoros. O resultado era uma sonoridade complexa e envolvente, que remetia à psicodelia e ao rock progressivo da época.





A influência do Iron Butterfly na música contemporânea



O Iron Butterfly teve uma trajetória importante na música contemporânea, e influenciou novas bandas de rock e psicodelia, nas décadas de 60 e 70.

O som experimental e transcendental do Iron Butterfly abriu caminho para outras bandas explorarem novas sonoridades e possibilidades musicais.

O Iron Butterfly se separou em 1971 e teve um retorno 16 anos de em uma turnê pelos Estados Unidos e Europa.