28 abril 2021

ÆTHER

ÆTHER é o Som, a Palavra, o Verbo, define-se a concepção da banda


ÆTHER é o Som, a Palavra, o Verbo, define-se então a concepção conceitual da banda


O nome ÆTHER vem do idioma grego, e representa a real quintessência de toda a energia possível. É o agente universal responsável por toda e qualquer manifestação de energia nos mundos material, psíquico e espiritual. Uma das suas propriedades é o Som, a Palavra, o Verbo. Define-se então a concepção conceitual da banda.

A história do ÆTHER tem início em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, quando os amigos Alberto Curi, Vinicius Brazil e Fernando Carvalho, ex-integrantes de bandas extintas, chamaram mais um amigo, Wilaman Jorge e montaram uma nova banda.

A banda teve várias transformações e com Curi nos teclados a banda se tornou uma ótima banda progressiva. Começam então as primeiras gravações em estúdio.

Com as músicas, Luz Esperança e Renascer, banda tem passagem marcante no Rio de Janeiro na Rádio Fluminense FM, especializada em rock, em cuja programação o hit, Renascer, permaneceu frequente por mais de seis meses.

Antes de chegar ao nome atual a banda se chamou Magenta, Rockambole e Albatroz. Foi em 1995, que novamente juntos, Curi, Vinicius e Fernando reformularam a banda e trocaram o nome para ÆTHER.

Após apresentações ao vivo incluindo o RIO ARTROCK FESTIVAL 99, a banda começa a trabalhar na concepção de seu novo álbum, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS.

Este segundo álbum, lançado em novembro de 2002, contou ainda com a participação de Glauco Fernandes, dessa vez tocando todo um set de cordas, além de solos.

O primeiro álbum, VISIONS, é a maturação das sementes plantadas por todos os amigos que participaram da banda. O segundo álbum, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS é a confirmação destes conceitos.

Além dos dois projetos autorais, a banda teve participação em dois projetos conjuntos da revista Colossus com a gravadora Musea, ambas europeias, as adaptações musicais da Odissey de Homero, em 2005, e de Stories of H.P.Lovercraft, com a participação de José Carlos Batista Jr. na bateria.

Com a reformulação da banda em 2014, Adilson Alexandre Jr., oriundo da banda SCARS SOULS, assumiu a batera da ÆTHER. Adilson foi uma indicação do amigo Claudio Dantas, da banda QUATERNA RÉQUIEM.