20 fevereiro 2023

SUE FOLEY

Sue Foley é uma guitarrista, cantora e compositora canadense de blues


Sue Foley é uma guitarrista, cantora e compositora canadense de blues. Foley tem sido descrita como uma das mais expressivas guitarristas


Sue Foley é uma guitarrista, cantora e compositora canadense de blues. Foley tem sido descrita como uma das mais expressivas guitarristas, combinando a tradição do blues com elementos de rock e do soul.

Nascida em Ontario, Canadá, Foley começou a tocar guitarra aos 13 anos, após ouvir algumas fitas de blues de seu pai.

Sue Foley enviou uma fita demo para Clifford Antone em 1990. Impressionado a chamou para uma audição e logo assinou um contrato de gravação com Antone's Records.

Entusiasmada com os sons do blues, ela logo começou a tocar em clubs locais e gravou seu primeiro álbum, "Young Girl Blues", em 1992.

Ela também começou a tocar em turnês com o guitarrista Duke Robillard e o baterista Tom Hambridge, que mais tarde se tornariam parceiros de gravações de Foley.

Em 1993, Foley lançou o álbum "Without a Warning". O álbum, que incluiu o single "Change", rapidamente se tornou um sucesso e Foley foi indicada para o Canadian Music Awards como "Melhor Novo Artista".

Desde então, Foley lançou inúmeros álbuns e realizou turnês ao redor do mundo. Seus trabalhos mais recentes incluem "The Ice Queen" (2018), e "Pinky's Blues" (2021).

Foley apareceu no projeto San Francisco Blues Festival de 1992. Com o álbum "Down Love Comin" Sue Foley ganhou o Award Nominated Work Juno Award for Blues.

No seu álbum, "Time Bomb” de 2007, ela faz colaboração com Deborah Coleman e Roxanne Potvin, duas excelentes guitarristas de blues.

A faixa-título de abertura, "Time Bomb", um instrumental onde as três mulheres se revezam no solo, nas músicas seguintes cada uma delas assume o vocal e guitarra até que elas se reúnem novamente na música final "In The Basement".