26 fevereiro 2023

CAMEL

Camel conhecido por músicas complexas, solos longos e múltiplos temas


A Camel é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1971 por Andrew Latimer (guitarra, flauta e vocal), Peter Bardens (teclados) e Andy Ward (bateria).


A Camel é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1971 por Andrew Latimer (guitarra, flauta e vocal), Peter Bardens (teclados), Doug Ferguson (baixo) e Andy Ward (bateria).

Eles eram conhecidos por suas composições complexas, que incluíam várias partes instrumentais, solos longos e múltiplos temas. O som da banda foi fortemente influenciado por músicos como Emerson, Lake & Palmer, King Crimson e Yes.

Foi considerada uma das principais bandas da era do rock progressivo, tendo influenciado várias bandas posteriores.

A Camel lançou entre lançamentos, releituras e parcerias 28 álbuns no período de 1973 e 2020 e sempre participou em projetos colaborativos, como álbuns "Nude" (com vários artistas) e a banda Mirage.

Em 2014, a Camel se reuniu com Latimer e Ward e foi relançada como uma banda de estúdio. Atualmente, a banda é composta por Latimer e Ward, bem como por Colin Bass (baixo) e Denis Clement (bateria).

Embora a Banda Camel não tenha tido o mesmo sucesso comercial que outras bandas de rock progressivo, como Pink Floyd e Genesis, eles desfrutaram de uma grande legião de fãs.

O auge da banda Camel coincidiu com a explosão de marketing da marca de cigarros que usava a figura de um camelo fumando, os antitabagistas fizeram campanha de boicote aos álbuns da banda, prejudicando a sua aceitação junto ao público.

A banda Camel teve uma carreira brilhante e contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do rock progressivo.

Sua música única e inovadora é ainda hoje um exemplo da beleza e complexidade do rock progressivo, e seus fãs continuam a desfrutar de sua música até hoje.

No site da banda está sendo anunciado a tour CAMEL TOUR 2023 50 YEARS STRONG The Final Chapter.

Site oficial: Camel