16 fevereiro 2023

PROCOL HARUM

Procol Harum é cultuado como importante banda de rock progressivo


Procol Harum foi formado pelo grande cantor, compositor e pianista Gary Brooker e pelo excelente guitarrista Robin Trower.

Procol Harum foi formado pelo grande cantor, compositor e pianista Gary Brooker e pelo excelente guitarrista Robin Trower.

A banda é conhecida por sua música progressiva que mescla elementos de rock, música clássica, jazz, blues e folk. O som da banda é caracterizado pelas melodias complexas e letras poéticas, além da presença constante dos teclados (piano e órgão). A banda criou verdadeiros clássicos, como "A Whiter Shade of Pale" e "Conquistador".

O mais incrível é que apesar do Procol Harum ser uma banda progressiva em 1967 eles fizeram sua estreia ao vivo abrindo o show de Jimi Hendrix.

Durante toda sua carreira, a banda lançou nove álbuns, todos recebendo críticas positivas. Em 1971, o álbum "Broken Barricades" foi considerado um dos melhores álbuns da banda, sendo um dos mais importantes exemplos do estilo progressivo do rock.

Após quase duas décadas de atividade, a banda se separou em 1977. Os membros seguiram carreiras solo e diversos projetos musicais. No entanto, em 1991, a banda reuniu-se para uma turnê de comemoração, e continuou a se reunir esporadicamente desde então.

O Procol Harum é cultuado como uma das mais importantes bandas de rock progressivo dos anos 60. A influência de seu som e estilo é evidente em muitas bandas de rock modernas, que se inspiram na música progressiva da banda.