15 março 2023

HUMBLE PIE

Humble Pie: uma das bandas de rock mais subestimadas da década de 1970



A banda Humble Pie foi formada em 1969, em Essex, na Inglaterra, por Steve Marriott, ex vocalista da banda The Small Faces, e Peter Frampton, ex guitarrista da banda The Herd. Completavam a formação Greg Ridley no baixo e Jerry Shirley na bateria.


A banda Humble Pie foi formada em 1969, em Essex, na Inglaterra, por Steve Marriott, ex vocalista da banda The Small Faces, e Peter Frampton, ex guitarrista da banda The Herd. Completavam a formação Greg Ridley no baixo e Jerry Shirley na bateria.

O som da Humble Pie era uma mistura de RocknRoll e blues, com uma energia crua e potente. A banda logo ganhou fama por suas performances ao vivo, que eram intensas e empolgantes.

Em 1969, a Humble Pie lançou seu primeiro álbum, "As Safe As Yesterday Is", que incluía covers de músicas de blues e rock, além de algumas composições próprias. O álbum foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, e os reconheceu como uma das bandas de rock mais promissoras da época.

O segundo álbum da banda, "Town and Country", lançado em 1970, foi um sucesso ainda maior, com um som mais refinado e bem produzido. A banda continua a evoluir em direção a um som mais pesado e elétrico, com o lançamento do terceiro álbum, "Rock On", em 1971.

Problemas pessoais e disputas entre gravadoras impediram a banda de atingir sucesso em massa, e Frampton deixou o Humble Pie em 1971 para iniciar uma carreira solo.

Com Dave Clempson substituindo Frampton, o Humble Pie foi para um som ainda mais pesado, firmado nas raízes blues e soul de Marriott, mas ainda assim foi incapaz de chegar ao grande público.


Em 1972, eles lançaram o álbum "Smokin'", que é considerado por muitos fãs como seu melhor trabalho. O álbum incluía músicas como "30 Days in the Hole" e "I Don't Need No Doctor", que se tornaram clássicos do rock. O som da banda era agora ainda mais poderoso e enérgico, com riffs de guitarra memoráveis e vocais intensos de Marriott.


Infelizmente, a Humble Pie nunca alcançou o mesmo nível de sucesso comercial de outras bandas de rock da época, como Led Zeppelin ou The Who. Isso se deve em parte à sua falta de foco em criar singles de sucesso, mas também pode ser atribuído à sua confiança como uma banda de rock ao vivo, que era melhor em um show ao vivo do que em um disco.

Mudanças constantes em sua formação impediram a banda de atingir seu potencial completo, embora eles tenham continuado gravando e se apresentando até 1976.


Ainda assim, a Humble Pie teve um impacto significativo na história do RocknRoll, influenciando bandas posteriores como o Black Crowes e o Gov't Mule. A banda também é lembrada por sua energia ao vivo, que inspirou muitos fãs de rock a começar suas próprias bandas.

Em 1991, Steve Marriott morreu em um incêndio em sua casa, encerrando definitivamente a carreira de Humble Pie. Mas o legado da banda vive até hoje, graças à sua música e sua influência no mundo do RocknRoll

Em resumo, a Humble Pie foi uma das bandas de rock mais subestimadas da década de 1970, mas sua música e energia ao vivo continuam a inspirar fãs de rock de todas as idades.

Se você ainda não conhece o som da Humble Pie, é hora de descobrir o que está perdendo.