31 março 2023

GARY GLITTER

Aos 17 anos Gary Glitter já tocava ao vivo em clubes de Londres


Com dezesseis anos Glitter já estava tocando ao vivo em clubes de Londres. Sua carreira na cena do clube de Londres cresceu, seu repertório consistiu de início, do rock and roll e de baladas suaves.


Com dezesseis anos Gary Glitter já estava tocando ao vivo em clubes de Londres. Sua carreira na cena do clube de Londres cresceu, seu repertório consistiu de início, do rock and roll e de baladas suaves.

Aos 18 anos, gravou seu primeiro álbum, sob o nome artístico "Paul Raven", seu primeiro single, "Alone in the Night" aconteceu em janeiro de 1960, mais sem grande sucesso.

Um ano depois, com um novo gerente, Billings Vic, ele assinou um novo contrato de gravação com Parlophone e trabalhou com o produtor George Martin, antes de Martin se associar aos The Beatles, Martin produziu dois singles, "Walk on By" e "Tower of Strength", mas também não vendeu muito bem e carreira de Paul Raven chegou a um impasse.

Como o movimento glam em pleno vapor em 1971, Raven mudou o nome para Gary Glitter, a nova carreira começou como uma música chamada "Rock and Roll, partes I e II.

Rock and Roll (Part Two) viria a ser o lado mais popular em muitos países, indo para o número dois nas paradas britânicas e alcançou o Top Ten no Estados Unidos, um dos poucos registros de glam rock britânico a ter este feito. Rock and Roll (Part One) foi sucesso principalmente na França.

Glitter lançou sua própria gravadora no início de 1990, Attitude Records, depois que perdeu seu contrato com a Virgin Records.

A partir de 1997 Glitter só apareceu em reportagens falando de sua condenação por pedofilia, em 2008 em um hospital próximo ao presidio que cumpriu pena ele foi diagnosticado com problemas do coração.