04 março 2023

RY COODER

Ry Cooder hoje aos 75 anos, guitarrista e compositor norte-americano


Um craque no slide guitar, gravou várias trilhas sonoras, destacamos do filme “Paris Texas”, do filme The Border e a participação no filme "Crossroads” de 1986, onde na cena do duelo com o Diabo (Steve Vai), as dedilhadas do personagem de Ralph Macchio foram dubladas por ele.


Ry Cooder: A Lenda do Rock Eclético


Hoje, gostaria de homenagear um verdadeiro ícone do rock e da música em geral: Ry Cooder. Aos 75 anos, esse talentoso guitarrista e compositor norte-americano continua a encantar os fãs de todos os estilos musicais, com sua habilidade incomparável e sua paixão pela criação de sons cativantes.

A carreira de Cooder é repleta de diversidade musical. Ele tem o incrível dom de transitar perfeitamente entre gêneros como blues, rock'n'Roll, folk, música instrumental, Rhythm and Blues e Gospel. Sua versatilidade é uma das características que o tornam tão especial.

O mestre no Slide guitar


Um dos talentos mais notáveis de Cooder é sua habilidade com o slide guitar. Sua técnica é simplesmente impressionante e ele a utiliza para criar paisagens sonoras únicas e emocionantes.

Seu trabalho com o slide guitar pode ser ouvido em muitas trilhas sonoras de filmes marcantes, como "Paris, Texas", "The Border" e sua participação no filme "Crossroads" de 1986.

Vale ressaltar que, na famosa cena de duelo com o Diabo no filme, as dedilhadas do personagem de Ralph Macchio foram dubladas por ele, destacando ainda mais seu talento e contribuição para a música no cinema.

Premiações e contribuições no cinema


Além de suas contribuições para o mundo do cinema, Cooder também compôs trilhas sonoras para documentários e filmes de ficção científica.

Sua participação no documentário de 2010, "The Wild Parrots of Telegraph Hill", e no icônico "Blade Runner" são exemplos brilhantes de sua versatilidade e habilidade em criar músicas que complementam perfeitamente a narrativa audiovisual.

A influência e o talento de Cooder não passaram despercebidos pelos críticos e pela indústria da música.

Ele foi indicado várias vezes ao Grammy Awards e venceu três vezes, incluindo o prêmio de Melhor Álbum de World Music em 1997 por seu aclamado álbum "Buena Vista Social Club".

Além disso, em 2007, Cooder recebeu o prestigioso Prêmio de Serviços de Música da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, reconhecendo seu trabalho excepcional como compositor.


Hoje, celebramos a carreira de Ry Cooder e sua contribuição para o mundo da música. Sua versatilidade, talento e paixão são uma inspiração para músicos e fãs em todo o mundo.

Que sua jornada musical continue a nos proporcionar emoções e através de suas músicas por muitos anos vindouros. Rock on, Ry Cooder!