04 janeiro 2024

LUCIFER's FRIEND

Lucifer’s Friend: A Saga da Banda que Misturou Hard Rock, Jazz e Pop



Lucifer’s Friend: A Saga da Banda que Misturou Hard Rock, Jazz e Pop  lucifers-friend-album-lucifer-friend



Olá, amantes do bom e velho rock'n'roll! Hoje, proponho explorarmos uma banda que marcou sua presença de maneira única na cena musical: Lucifer's Friend.

Originários da Alemanha, esses mestres do hard rock trouxeram uma fusão irresistível de elementos do jazz e do pop em suas composições, desafiando as convenções e surpreendendo os fãs a cada álbum.

O Lucifer's Friend foi formado em 1969 por músicos que já tinham experiência em outras bandas, como The German Bonds, Asterix e Electric Food.

Eles tinham como seus principais influenciadores bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Cream e The Beatles.


Os Primórdios Obscuros


No início da década de 1970, Lucifer's Friend lançou seu álbum de estreia homônimo, um trabalho que ressoa com letras obscuras, guitarras pesadas e um estilo de órgão influenciado por gigantes como Led Zeppelin e Black Sabbath.

Muitos consideram esse álbum como um dos precursores do heavy metal, lado a lado com clássicos como “Paranoid” do Black Sabbath. Uma explosão musical que definiu o tom para a carreira da banda.

A faixa “Ride the Sky” foi usada como tema de abertura do programa de rádio alemão “Rockpalast” por muitos anos.

O álbum Lucifer's Friend foi um dos primeiros a usar a capa dupla, que se abria para revelar uma ilustração do inferno.


Experimentação e Evolução Musical


Entretanto, a marca registrada do Lucifer's Friend era sua capacidade de se reinventar a cada álbum.

O segundo trabalho, “Where the Groupies Killed the Blues,” mergulhou em terrenos mais experimentais do rock progressivo e psicodélico.

Composto principalmente por John O'Brien Docker, esse álbum mostrou uma faceta diferente da banda, expandindo suas fronteiras musicais.

Esse álbum foi o primeiro a contar com a participação do baixista Dieter Horns, que se tornaria um membro permanente da banda.

O título do álbum “Where the Groupies Killed the Blues” foi inspirado em uma experiência real da banda, quando eles foram assediados por um grupo de fãs obcecados em um hotel na Suécia.


A Saga Continua


O terceiro álbum, “I'm Just a Rock & Roll Singer,” trouxe consigo mais uma mudança de direção, explorando o estilo de rock popularizado por bandas como Grand Funk Railroad.

Temas como a vida na estrada ganharam destaque, revelando a versatilidade da banda em abordar diferentes aspectos da vida por meio de sua música.

O álbum “I'm Just a Rock & Roll Singer” foi o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos, mas não teve muito sucesso comercial.

Esse álbum foi o último a contar com a colaboração do compositor John O'Brien Docker, que deixou a banda por divergências musicais.


Jazz Fusion e Álbuns Conceituais


“Banquet” veio como uma celebração do jazz fusion, destacando a habilidade da banda em transitar entre gêneros com facilidade.

Os quatro álbuns iniciais foram conceituais, mostrando a capacidade da banda de contar histórias por meio de suas composições.

A performance do vocalista John Lawton, demonstrou sua versatilidade e alcance vocal em faixas como “Spanish Galleon” e “Sorrow”.

O álbum “Banquet” foi o mais sofisticado e complexo da banda, com arranjos de metais e cordas e uma suíte sinfônica de 19 minutos chamada “The Action”.




Lucifer's-Friend-album-Black-Moon


O Ponto de Virada: “Black Moon”


No ano de 1994, Lucifer's Friend presenteou o mundo com “Black Moon”, um álbum que se destaca como um dos pontos altos de sua carreira.

Uma mistura envolvente de hard rock e elementos bluesy, este álbum cativou fãs e críticos pela sua energia poderosa.

A faixa título, “Black Moon”, é uma verdadeira joia, tornando-se rapidamente uma favorita entre os entusiastas do rock clássico.

Assim como o álbum de estreia, “Lucifer's Friend” o álbum “Black Moon” tem uma sonoridade mais pesada e sombria do que os anteriores.

“Black Moon” foi o primeiro a contar com a participação do baterista Curt Cress, que já havia tocado com artistas como Scorpions, Tina Turner e Phil Collins.


A Saída e o Retorno de John Lawton


A história da banda também é marcada pelas idas e vindas do vocalista John Lawton.
John Lawton foi convidado para se juntar ao Uriah Heep após impressionar o guitarrista Mick Box em um show do Lucifer's Friend em Londres.

E em 1976 se juntou ao Uriah Heep. Durante a ausência de Lawton, Lucifer's Friend experimentou um caminho mais comercial e teve outros dois vocalistas: Mike Starrs, que gravou os álbuns “Good Time Warrior” e “Sneak Me In”, e James Hopkins-Harrison, que gravou o álbum “Mean Machine”.

Seu retorno em 1981 no álbum “Mean Machine” mostra a dinâmica interna, e a banda retornou às raízes com um som mais rock, e nesta fase mostrando as novas inspirações de Lawton em bandas como Foreigner e Bad Company.


O Epílogo


Embora oficialmente tenham encerrado as atividades em 1982, o Lucifer's Friend não ficou silencioso por muito tempo.

O início da década de 1990 marcou seu retorno com o lançamento do álbum “Sumo Grip,” solidificando ainda mais seu legado na história do rock.

O álbum “Sumo Grip” foi uma tentativa da banda de se adaptar aos novos tempos, com uma sonoridade mais moderna e influenciada pelo hard rock americano.

Esse álbum foi o último a contar com o tecladista Peter Hecht, que se aposentou da música após o lançamento.



lucifers-friend-album-I'm-Just-a-Rock-&-Roll-Singer


Discografia


A discografia da banda Lucifer's Friend é composta por 11 álbuns de estúdio, lançados entre 1970 e 2019. Aqui está a lista dos álbuns, com seus respectivos anos de lançamento:

Lucifer's Friend (1970)
Where the Groupies Killed the Blues (1972)
I'm Just a Rock & Roll Singer (1973)
Banquet (1974)
Mind Exploding (1976)
Good Time Warrior (1978)
Sneak Me In (1980)
Mean Machine (1981)
Sumo Grip (1994)
Too Late to Hate (2016)
Black Moon (2019)


Algumas Músicas de Sucesso


“Ride the Sky”: Essa música é a primeira faixa do álbum de estreia da banda, lançado em 1970.

Ela é considerada uma das precursoras do heavy metal, com sua letra obscura, sua guitarra pesada e seu órgão influenciado por Led Zeppelin e Black Sabbath.

Ela também foi usada como tema de abertura do programa de rádio alemão “Rockpalast” por muitos anos.

“One Night Sensation”: Essa música é a segunda faixa do álbum “I'm Just a Rock & Roll Singer”, lançado em 1973.

Ela mostra o estilo de rock popularizado por bandas como Grand Funk Railroad, com temas sobre a vida na estrada e as aventuras de uma noite. Ela também destaca a voz poderosa e versátil do vocalista John Lawton.

“Spanish Galleon”: Essa música é a segunda faixa do álbum “Banquet”, lançado em 1974. Ela é uma das mais sofisticadas e complexas da banda, com uma fusão de hard rock e jazz fusion.

Ela conta com arranjos de metais e cordas, e uma performance vocal impressionante de John Lawton, que canta em inglês e espanhol.

“Black Moon”: Essa música é a faixa título do álbum “Black Moon”, lançado em 1994. Ela é uma das mais pesadas e sombrias da banda, com uma mistura de hard rock e blues.

Ela também é uma das favoritas dos fãs e dos críticos, pela sua energia e pela sua letra que fala sobre o fim dos tempos.




lucifers-friend-album-Too-Late-to-Hate


Lucifer's Friend na Ativa


A formação atual da banda Lucifer's Friend é composta pelos seguintes membros:

John Lawton: vocalista. Ele entrou na banda em 1970, saiu em 1976 para se juntar ao Uriah Heep, voltou em 1981 e permaneceu até 1982. Ele também participou do álbum Sumo Grip de 1994 e retornou definitivamente em 2014.

Dieter Horns: baixista. Ele entrou na banda em 1972, substituindo Peter Hecht, e ficou até 1982. Ele também participou do álbum Sumo Grip de 1994 e voltou em 2014.

Peter Hesslein: guitarrista. Ele é o único membro original da banda que nunca saiu. Ele toca desde 1970 e continua até hoje.

Stephan Eggert: baterista. Ele entrou na banda em 2014, substituindo Curt Cress, que havia tocado nos álbuns Black Moon e Too Late to Hate.

Jogi Wichmann: tecladista. Ele entrou na banda em 1994, participando do álbum Sumo Grip, e voltou em 2014.

Essa é a formação atual da banda Lucifer's Friend, que lançou o álbum Black Moon em 2019 e continua na ativa. Se você quiser saber mais sobre a história e a discografia da banda, você pode visitar o lucifersfriend.com


Conclusão


Lucifer's Friend é mais do que uma banda de hard rock alemã; é uma experiência musical que transcende os limites do convencional.

Sua capacidade de se reinventar, explorar novos territórios musicais e manter uma base dedicada de fãs ao longo dos anos é um testemunho do impacto duradouro que deixaram na cena musical.

A importância do Lucifer's Friend para a história do rock, é demonstrada através dos artistas que reconheceram sua influência, como Iron Maiden, Metallica e Megadeth.

Então, se você ainda não conhece essa joia do rock, dê uma chance a Lucifer's Friend e embarque nessa viagem musical única e inesquecível.

Ouçam os álbuns mais recentes da banda, “Too Late to Hate” e “Black Moon”, que mostram que o Lucifer's Friend ainda tem muito a oferecer aos fãs de rock.. Ouvir é acreditar!