26 fevereiro 2020

Jazz Sabbath de Adam Wakeman

Crédito da imagem Blacklake Records



JAZZ SABBATH o disco que BLACK SABBATH roubou, uma jogada de marketing


O que você lerá abaixo é uma grande jogada de marketing, mas tem muita gente está achando que realmente o Black Sabbath, roubou as músicas do músico Milton Keanes.

Mas no fundo é que Adam Wakeman está seguindo o caminho do pai, fazendo versões para piano de consagrados clássicos do Rock.

Formado em 1968, o Jazz Sabbath foi considerado por muitos como a vanguarda do novo movimento do jazz que vinha da Inglaterra na época. 

O aguardado álbum de estreia, programado para ser lançado na sexta-feira 13 de fevereiro de 1970, estava destinado a nunca ser lançado. Até agora.

O álbum foi cancelado quando surgiram as notícias de que o membro fundador e pianista Milton Keanes foi hospitalizado com um ataque cardíaco maciço que o deixou lutando por sua vida. 

A gravadora tomou a decisão de arquivar o álbum e cancelar o lançamento programado por compaixão e pela incerteza financeira de lançar um álbum de estreia de uma banda sem seu líder musical.

Quando Milton foi finalmente liberado do hospital em setembro de 1970, ele descobriu que uma banda de Birmingham, convenientemente chamada de Black Sabbath, havia lançado dois álbuns contendo versões em metal daquilo que ele afirma ser suas músicas.

Milton tentou entrar em contato com sua gravadora, Rusty Bedsprings Records, apenas para descobrir que não existia mais e o proprietário da gravadora estava na prisão. 

Todos os álbuns recordados do Jazz Sabbath foram destruídos quando o armazém incendiou em junho de 1970; que acabou sendo um caso de fraude de seguro por parte do proprietário da gravadora, deixando apenas algumas fitas ilegais das performances ao vivo do Jazz Sabbath entre 1968 e 1969 como prova de existência.

Dizia-se que os mestres do álbum estavam perdidos no incêndio, mas foram extraviados e acumularam poeira nos cofres do porão do estúdio de gravação por muitos anos, destinados a nunca ver a luz do dia.

No final de 2019, quase 50 anos depois, o homem que comprou o prédio onde o estúdio de gravação estava localizado (para transformá-lo em uma loja de animais vegana) encontrou as fitas mestres, que continham os mestres originais das sessões de gravação de 1969 e os slides que contêm a capa original do álbum. Essas fitas foram remixadas e finalmente serão ouvidas.

O álbum provará que a banda de heavy metal cultuada por milhões de pessoas em todo o mundo não passa de charlatães musicais, roubando a música de um gênio hospitalizado acamado.


Jazz Sabbath tracklist

1. Fairies Wear Boots
2. Evil Woman
3. Rat Salad
4. Iron Man
5. Hand Of Doom
6. Changes
7. Children Of The Grave