28 dezembro 2022

ANA POPOVIC

Ana mistura Stevie Ray Vaughan com Jimi Hendrix e um toque feminino


Em Memphis, USA e sob a produção de Jim Gaines, produtor do Santana e Stevie Ray Vaughan, gravou seu primeiro disco Hush

Em Memphis /span>gravou Hush, com produção de Jim Gaines, produtor do Santana e Stevie Ray Vaughan

Nascida em Belgrado, Iugoslávia, Ana conheceu o blues através do seu pai, que era apreciador do gênero e possuía uma grande coleção de discos.

Músico também, ele tocava baixo, guitarra e costumava reunir os amigos em casa para umas jam sessions, ela cresceu nesta atmosfera e se apaixonou pelo blues.

Até o final dos anos 90 ele era designer, quando foi para Holanda completar seus estudos decidiu mudar de carreira e explorar toda sua musicalidade.

Em 2000, ruma para Memphis, USA e sob a produção de Jim Gaines, produtor do Santana e Stevie Ray Vaughan, gravou seu primeiro disco Hush, nome da sua primeira banda em Belgrado.

Tributo a Jimi Hendrix


Nesta época, também participou de um tributo a Jimi Hendrix ao lado de Bernard Allison, Eric Burdon, Walter Trout, Popa Chubby, Jimmy Thackery, Taj Mahal e Buddy Miles, onde ela contribuiu com uma versão de Belly Button Window.

A gravação lhe valeu um convite para se apresentar como convidada especial na turnê de Bernard, guitarrista e filho de Luther Allison.

Em 2002, ela retorna para Europa junto com Walter Trout para a turnê do Jimi Hendrix Tribute e, nesta época, recebe três indicações para o Blues Awards na França: Melhor Cantora, Melhor Guitarrista e Melhor Álbum.

No ano seguinte está de volta à Memphis para a gravação de Comfort To The Soul, que além de contar com Jim Gaines, também tem a produção de David Z, Buddy Guy e Jonny Lang. Voltando à Europa para participar do Rhythm & Blues Fest, em Peer, na Bélgica.

Em 2004 recebe em Juan Le Pins, na França, o prêmio Jazz a Juan-Revelation 2004, depois de lançar o seu terceiro disco DVD/CD, chamado ANA LIVE in Amsterdam.

A consagração


2006 foi o ano da consagração, ela é convidada a participar do legendário Blues Cruise, se tornando a primeira artista da Europa a se apresentar na cruzada.

Em fevereiro ela é apontada pela BluesWax Magazine como Blues Artist of the Year. Em Julho, mais seis indicações para o Living blues awards 2006: Best blues DVD of 2005, Best Live Performer, Best Female Blues Artist e Most Outstanding Musician Guitar.

Sua pegada mistura as influências de Stevie Ray Vaughan e Jimi Hendrix com um leve toque feminino.