22 dezembro 2022

STEVIE RAY VAUGHAN

O estilo de Vaughan tocar, mescla a guitarra solo e guitarra rítmica

Stevie é reconhecido por seu som de guitarra característico


No início de sua carreira, Stevie Ray Vaughan fez apresentações na banda de seu irmão, Jimmie Vaughan.

Ele começou assumindo o contrabaixo, mas seu objetivo era ter a oportunidade de tocar guitarra em uma banda. Stevie tinha uma paixão ardente pela música e estava determinado a seguir seu caminho no mundo da guitarra.

Stevie Ray Vaughan é amplamente reconhecido por seu som de guitarra característico, que se tornou sua marca registrada.

Uma das razões para isso é o uso de cordas de guitarra espessas e pesadas, com calibre .013. Além disso, ele também afinava sua guitarra meio tom abaixo do padrão em mi bemol, Eb. Essas escolhas tonais conferiam um timbre único e distintivo ao seu som.

O estilo de tocar de Vaughan era incrivelmente cativante. Ele frequentemente mesclava partes de guitarra solo com guitarra rítmica, criando um som complexo e poderoso.

Essa abordagem única fez com que fossem frequentemente feitas comparações com Jimi Hendrix, um dos maiores ícones da guitarra.

Stevie gravou várias músicas de Hendrix em seus álbuns de estúdio e também em suas performances ao vivo, como "Little Wing", "Voodoo Child" e "Voodoo Child (Slight Return)".

Sua interpretação dessas músicas era uma homenagem sincera ao legado de Hendrix e uma demonstração de sua habilidade excepcional na guitarra.

Um vídeo que particularmente gosto é aquele em que Stevie Ray Vaughan toca "Little Wing". Partes desse vídeo foram filmadas na fábrica da Fender, uma das marcas mais icônicas de guitarras.

Essas cenas me fazem recordar a visita que fiz à Fender durante uma das minhas viagens pela rota da música no sul dos Estados Unidos.

Foi uma experiência incrível estar rodeado por tantos instrumentos musicais e ver o local onde algumas das melhores guitarras do mundo são criadas.

Esses momentos capturados no vídeo tornam a conexão entre Stevie Ray Vaughan e a Fender ainda mais especial, mostrando como sua música e seu legado continuam a influenciar e inspirar os músicos até hoje.

Stevie Ray Vaughan foi um verdadeiro virtuoso da guitarra, e seu talento e influência perduram na história da música.

Sua abordagem única, seu som característico e suas interpretações emocionantes continuam a tocar as almas dos fãs de música em todo o mundo.