13 dezembro 2022

MIDNIGHT OIL banda australiana

Conhecidos por ser uma banda de ideais políticos e ambientais


Midnight Oil banda conhecida por seus ideais políticos e ambientais


O Midnight Oil é conhecido em todo o mundo como uma banda de fortes ideais políticos e ambientais. Sua maneira de abordar tais temas a transformou suas canções em hinos e suas apresentações em comícios, mantendo vivo o espírito contestador e inconformista do rock.

Os Oils, como são chamados pelos fãs, também ficaram conhecidos por terem obtido legalmente junto à gravadora o pleno controle sobre sua obra artística, não se submetendo as regras do mercado fonográfico.

No início a banda girava em torno de três amigos Jim Moginie, Rob Hirst e Andrew James, que em 1972 formaram o The Farm. A banda fez apresentações antológicas e conquistou uma legião de fãs especialmente surfistas da cidade de Sidney.

O Farm continuou como um trio até 1975, a entrada de um estudante de direito chamado Peter Garret agitou mais ainda os shows da banda que nessa época fazia uma mistura de AC/DC e Focus.

Com o relativo sucesso da banda, no final de 1976 a banda muda seu nome para Midnight Oil. Em 1978, o Midnight Oil criou o seu próprio selo chamado Powderworks, e por ele lançaram seu primeiro álbum intitulado Midnight Oil.

O álbum trouxe grandes canções como Used and Abused, Run by Night e claro, a faixa Powderworks. Estas músicas demonstravam um enorme poder de fogo da banda que parecia não acabar.

Eles fizeram uma espetacular turnê Blackfella/Whitefella no deserto Australiano, para se apresentar para as comunidades Aborígines. Estas apresentações contaram com a extraordinária banda local Warumpi, formada inteiramente por Aborígines.

O escritor Andrew McMillan documentou toda esta turnê no livro Strict Rules, que mostra como a música pode mudar toda uma cultura.

O Midnight Oil encerrou suas atividades pelo motivo da saída do insubstituível vocalista e front-man Peter Garret em 2002. Em 2004 Garret foi eleito para uma cadeira no congresso australiano.

A banda voltou a atividade com Peter, mas não tem a força do início de carreira.