25 janeiro 2023

GARY MOORE

Influencias de Clapton, Peter Green e Hendrix e apaixonado pelo blues



Em carreira solo Gary Moore teve sucesso, com destaque para Corridors Of Power de 1982 e a mais blueseira com do álbum Still Got the Blues de 1990.


Robert William Gary Moore nasceu em Belfast no 4 de abril de 1952, conceituado guitarrista de blues, cresceu em meio às bombas do IRA e às brigas religiosas do pós-guerra, que se refletia em seu som de guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico.

Já aos 16 anos Gary Moore fez gravações para o álbum da banda Dr. Strangely Stranger. Fã de guitarristas como, Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix, Gary se apaixonou pelo blues logo cedo.

Logo depois Gary foi tocar em uma banda da Irlanda, o Thin Lizzy, onde encontraria um grande parceiro, Mr. Phil Lynott.

Apesar de um grande amante blues, o jazz foi o estilo predominante em seu primeiro álbum-solo, Grinding Stone em 1973.

No Thin Lizzy, ele colaborou na gravação de vários álbuns, mas gravar mesmo foi só no compacto Darling de 1974 e no álbum Black Rose de 1979.

Em carreira solo Gary Moore teve sucesso, com destaque para Corridors Of Power de 1982 e a mais blueseira com do álbum Still Got the Blues de 1990.

Apesar que em sua carreira a guitarra que mais usou, até tem uma versão sua, foi a Gibson Les Paul, mas no show do vídeo desta postagem ele toca em Wembley Arena com uma Strato, na comemoração dos 50 anos de aniversário da Stratocaster da fender.

O concerto foi em 2004 e Gary Moore fez uma homenagem ao maior tocador de Stratocaster, Jimi Hendrix.