11 janeiro 2023

BLUE CHEER

Blue Cheer foi a grande influência na criação do heavy metal e do punk rock


A banda também é conhecida por seu álbum de estreia, Vincebus Eruptum (1968), considerado um dos primeiros discos de heavy metal.



Blue Cheer é uma banda americana de hard rock, psicodélico e blues rock, formada em San Francisco em 1967, e foi pioneiro do que mais tarde seria o heavy metal.

A banda foi uma das primeiras bandas de heavy rock, cujos membros incluíam Dickie Peterson (baixo e vocal), Leigh Stephens (guitarra) e Paul Whaley. (bateria).

Sua música mais conhecida é um cover de "Summertime Blues" de Eddie Cochran. A banda também é conhecida por seu álbum de estreia, Vincebus Eruptum (1968), considerado um dos primeiros discos de heavy metal.

Blue Cheer foi uma grande influência na formação do heavy metal e do punk rock, e influenciou muitos grupos dos gêneros, incluindo Led Zeppelin, Black Sabbath, Judas Priest, Motörhead e a banda de punk rock The Ramones.

O rock do grupo era inspirado no blues, no psicodelismo da época, mas isto feito com um som pesadíssimo pro seu tempo. A banda lançou alguns álbuns entre o final dos anos 1960 e o anos 1970, quando acabou.

A banda Blue Cheer encerrou suas atividades em 1972, depois de lançar dois álbuns, Vincebus Eruptum e Outsideinside. Após o fim da banda, os membros seguiram carreiras diferentes, mas se reuniram mais tarde para lançar alguns álbuns de reunião.

Em 1998, a banda lançou o álbum The Final Tour, que compilou faixas ao vivo gravadas durante a última turnê da banda. Blue Cheer foi fundamental para a mudança do rock clássico para o rock pesado, e é considerada como a primeira banda de rock pesado da história.