24 maio 2023

The Pink Floyd and Syd Barrett Story

O filme The Pink Floyd and Syd Barrett Story foca Syd Barrett




O foco do filme é Syd Barrett, dirigido por John Edginton, o filme inclui entrevistas com todos os membros do Pink Floyd



Pink Floyd é uma das bandas mais icônicas e influentes da história do rock. Com seu som progressivo e sua abordagem inovadora e experimental, trouxe uma nova visão para a cena do rock da época.

Por trás desse sucesso, no entanto, está uma figura enigmática e talentosa que moldou o som único da banda nos primeiros anos: Syd Barrett.



The Pink Floyd and Syd Barrett Story



Dirigido por John Edginton, o filme foca a “Jornada Psicodélica do Gênio Perdido do Pink Floyd”, e lança luz sobre a vida e a carreira de Syd Barrett.

Uma das principais características do filme são as entrevistas com todos os membros do Pink Floyd: Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright.

Além deles, o filme também conta com a contribuição de Bob Klose, considerado o “quinto Pink Floyd”, que deixou a banda em 1965.

Uma das partes fascinantes do documentário é a inclusão de raras aparições do Pink Floyd na televisão e filmes caseiros. Essas imagens fornecem um vislumbre da atmosfera da época e da energia única da banda.

O filme tem Jerry Shirley, do Humble Pie, que tocou em dois álbuns solo de Syd Barrett. Jerry acompanhou Syd nos concertos finais em Londres, em 6 de junho de 1970, ao lado de David Gilmour.

Nesta ocasião Syd Barrett deixou abruptamente o palco após tocar apenas quatro músicas.


O primeiro álbum com o Pink Floyd, intitulado "The Piper at the Gates of Dawn", é uma obra-prima do rock psicodélico criado por Syd Barrett.



Syd Barret a Alma do Pink Floyd



Syd Barrett foi o vocalista e guitarrista do Pink Floyd, responsável por criar o som psicodélico da banda e pela composição da maioria das primeiras canções, incluindo os singles “Arnold Layne” e “See Emily Play”.

Seu primeiro álbum com o Pink Floyd, intitulado “The Piper at the Gates of Dawn”, é uma obra-prima do rock psicodélico que capturou a imaginação dos fãs da banda.



A Perda do Gênio



No entanto, ao longo do tempo, Syd Barrett começou a se afastar da realidade, mergulhando em um mundo de drogas e experiências psicodélicas.

Esse afastamento gradual teve um impacto significativo na dinâmica da banda e na composição de suas músicas.

Em uma das passagens do filme, os membros remanescentes da banda compartilham histórias sobre como lidaram com a deterioração mental de Syd e como isso os afetou por muitos anos.

O álbum “Wish You Were Here”, lançado em 1975, é um tributo a Syd Barrett e uma reflexão sobre sua influência na banda, mesmo após muito tempo depois de seu afastamento.

A faixa-título, assim como “Shine On You Crazy Diamond”, são exemplos claros dessa homenagem e da maneira como a ausência de Syd permeou a música e a vida dos membros do Pink Floyd.



syd-barrett-crazy-diamond
Mike Watkinson(Autor)


O Gênio é Eterno na Música



O legado de Syd Barrett vai além do Pink Floyd. Sua influência no rock psicodélico é inegável, e sua abordagem única para a música continua a inspirar músicos até hoje.

Através do filme os fãs têm a oportunidade de mergulhar na vida tumultuada e no talento brilhante de Syd Barrett, entendendo melhor sua contribuição para a história da música.

Em suma, o filme oferece uma visão intimista de Syd Barrett, explorando sua jornada psicodélica e sua influência no Pink Floyd.

Com entrevistas exclusivas e imagens raras, é uma experiência imperdível para os fãs da banda e para todos que apreciam a genialidade musical e as histórias fascinantes por trás dos ícones do rock.

Syd Barrett permanece como uma figura lendária no mundo da música, e seu legado perdura, ecoando através das gerações e inspirando artistas em todo o mundo.