27 maio 2023

YES - Close to The Edge

Close to The Edge - Yes é considerado melhor álbuns de todos os tempos



O álbum Close to The Edge do Yes é um álbum de rock progressivo de 1972, que é considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.



Close to The Edge: Um Marco do Rock Progressivo


O rock progressivo dos anos 70 foi marcado por bandas que buscavam expandir as fronteiras da música, explorando arranjos complexos, letras poéticas e instrumentação diversificada.

Nesse contexto, o álbum “Close to The Edge” do Yes, lançado em 1972, se destaca como uma obra-prima do gênero.

Com faixas épicas e composições magistrais, esse álbum conquistou seu lugar na história do rock progressivo.

Close to The Edge: Uma Jornada Épica


A faixa-título, “Close to The Edge”, é uma verdadeira jornada sonora. Com seus 18 minutos de duração, a música é dividida em quatro partes distintas: “Overture”, “The Solid Time of Change”, “Total Mass Retain” e “I Get Up I Get Down”.

Essa excepcional composição escrita por Jon Anderson, vocalista do Yes, é considerada uma das mais influentes e desafiadoras da história da música.

Ela transmite uma sensação de progressão contínua, levando o ouvinte por uma viagem sonora inigualável.

“And You and I”: Uma Obra-prima do Yes


A segunda faixa do álbum, “And You and I”, também escrita por Jon Anderson, é uma composição de 10 minutos que continua a explorar a riqueza dos arranjos que consagraram o rock progressivo.
Com suas seções distintas, que vão desde passagens suaves e melódicas até momentos de intensidade e energia, a música captura a essência da criatividade e da musicalidade do Yes.

“And You and I” é uma prova da habilidade da banda em criar músicas complexas, mas, ao mesmo tempo, acessíveis e emocionalmente envolventes.

“Siberian Khatru”: Um clássico do Rock Progressivo


A terceira faixa do álbum, “Siberian Khatru”, escrita por Jon Anderson e Steve Howe, apresenta uma abordagem mais enérgica.

Com sua introdução marcante e riffs de guitarra poderosos, a música rapidamente se torna um hino do rock progressivo.

Apesar de ser a faixa mais curta do álbum, com 8 minutos de duração, “Siberian Khatru” não deixa de impressionar com sua instrumentação profunda e interpretações brilhantes.


Close to The Edge - Yes é considerado melhor álbuns de todos os tempos


A Banda Yes e a Formação de Close to The Edge


A banda Yes é amplamente reconhecida como uma das principais representantes do rock progressivo. Com sua música complexa, melodias admiráveis e habilidades instrumentais excepcionais, o Yes conquistou um lugar especial na história da música.

Durante o lançamento do álbum “Close to The Edge”, a banda contava com uma formação notável.

Combinando suas habilidades individuais, os integrantes da banda conseguiram criar um som coeso e inovador que definiu o rock progressivo e estabeleceu o Yes como uma das principais bandas do gênero.


Jon Anderson — Vocalista e Compositor

Jon Anderson, conhecido por sua voz distintiva e alcance vocal impressionante, era o vocalista principal do Yes na época do lançamento de “Close to The Edge”.

Além de sua contribuição vocal, Anderson também foi um dos principais compositores da banda, trazendo letras poéticas e ideias conceituais para suas músicas.

Steve Howe — Guitarrista

Steve Howe é um dos guitarristas mais respeitados do rock progressivo. Sua técnica virtuosística e sua habilidade em criar arranjos intrincados se destacaram em faixas como “Siberian Khatru”.

Howe trouxe uma abordagem diversificada ao uso da guitarra, incorporando elementos de estilos musicais variados.

Chris Squire — Baixista

Chris Squire, com seu baixo poderoso e inconfundível, trouxe uma base sólida e complexa para as composições do Yes.

Sua abordagem inovadora do instrumento e sua habilidade em criar linhas melódicas inteligentes tornaram-se uma marca registrada da sonoridade do Yes.

Squire também contribuiu com vocais de apoio, enriquecendo as harmonias da banda.

Rick Wakeman — Tecladista

Rick Wakeman, conhecido por suas habilidades excepcionais no teclado, trouxe uma dimensão adicional à música do Yes.

Sua técnica virtuosa e sua capacidade de criar paisagens sonoras complexas e atmosféricas foram evidentes em faixas como “Close to The Edge”.

Wakeman acrescentou camadas de texturas musicais, utilizando uma ampla gama de teclados e sintetizadores.

Bill Bruford — Baterista

Bill Bruford, um renomado baterista, foi responsável por fornece a base rítmica precisa e dinâmica para as composições do Yes.

Sua técnica refinada e seu senso de tempo foram essenciais para a complexidade e fluidez das músicas.

Bruford demonstrou uma habilidade excepcional em transitar entre seções suaves e explosões de energia, proporcionando uma estrutura sólida para as composições da banda.


Close to The Edge - Yes é considerado melhor álbuns de todos os tempos


Considerações Finais


“Close to The Edge” é o álbum que representa o auge do rock progressivo. Com suas faixas épicas, letras poéticas e habilidade técnica impressionante, o Yes conseguiu criar a obra que se tornou o maior clássico do rock progressivo, levando este álbum a ser considerado o marco do gênero.
O álbum foi aclamado pela crítica e se tornou um sucesso comercial, conquistando o reconhecimento merecido.

Para os fãs de rock progressivo e da música em geral, “Close to The Edge” é uma experiência obrigatória que deve ser apreciada em sua totalidade.

É um testemunho da genialidade e da criatividade que o rock progressivo ofereceu ao mundo.
Portanto, se você ainda não teve a oportunidade de mergulhar nessa obra-prima, não perca tempo e embarque nessa jornada sonora única que é “Close to The Edge” do Yes.


Acesse o canal oficial da banda YES.