29 maio 2023

MARC BOLAN T.REX

Marc Bolan e a banda T.REX, transcenderam os limites do Glam Rock


Com seu som inconfundível e imagem marcante, Marc Bolan e a banda T.REX, transcenderam os limites do Glam Rock


O mundo da música foi abalado nos anos 70 pela explosão do Glam Rock, e uma banda se destacou como uma verdadeira estrela nesse movimento:T.REX.

Com seu som inconfundível e imagem marcante, o grupo liderado pelo carismático Mark Feld, nome verdadeiro de Marc Bolan, conquistou uma legião de fãs e deixou um legado.

O Surgimento de uma Estrela do Glam Rock

No final dos anos 60, Marc Bolan já era conhecido na cena musical britânica como líder da banda Tyrannosaurus Rex.

Com sua mistura única de folk/psicodélico, o grupo ganhou destaque, mas foi quando eles adotaram a guitarra elétrica e com a mudança de nome para T.REX que a verdadeira magia aconteceu.

Com a formação tendo Marc Bolan no vocal e guitarra, Finn na percussão, Steve Currie no baixo e Bill Legend na bateria, em 1970, lançou o álbum “T.Rex”, que trouxeuma nova sonoridade, repleta de riffs de guitarra marcantes e letras arrasadoras.

Na sequência vieram “Electric Warrior” e “The Slider”, o público foi imediatamente fisgado pela energia e pelo estilo único de Marc Bolan e sua T.Rex.


Marc Bolan e a banda T.REX, transcenderam os limites do Glam Rock

Os Hits Inesquecíveis e a Ascensão ao Sucesso

À medida que a década de 70 avançava, T.REX lançou uma série de hits inesquecíveis que se tornaram verdadeiros clássicos do Glam rock.

“Get It On”, com seu riff de guitarra certeiro, dominou as paradas e catapultou a banda para o sucesso mundial.

Outros sucessos, como “Children of the Revolution”, “Metal Guru”, “Telegram Sam”, “Solid Gold Easy Action” e mais adiante o lançamento de “20th Century Boy” consolidaram a posição de T.REX como uma das bandas mais populares da época.

Com o sucesso, Marc Bolan se tornou uma figura lendária, com sua voz marcante e presença de palco magnética.

Seu estilo único de se vestir, misturando elementos do Glam Rock com o Glam vintage, inspirou uma nova geração de artistas.

O visual extravagante e as músicas envolventes de T.REX eram uma verdadeira celebração da individualidade e da autenticidade.


Marc Bolan e a banda T.REX, transcenderam os limites do Glam Rock


O Legado de T.REX e sua Influência na Música

Embora a era do Glam Rock tenha chegado ao fim, Marc Bolan e seu T.REX continua influenciar artistas atuais. Sua música influenciou uma ampla gama de artistas ao longo dos anos, do punk ao rock alternativo.

Bandas como Oasis e Blur citam T.REX como uma influência significativa em sua música. Marc Bolan deixou um impacto profundo na história do rock, com seu talento como compositor e performer.

O sucesso de “Get It On”

A música foi lançada originalmente pelo T.REX em 1971, foi gravada por outras bandas e artistas ao longo dos anos.

Uma das versões mais conhecidas é a gravada pelo grupo The Power Station em 1985, que contou com os músicos John Taylor e Andy Taylor do Duran Duran, além de Robert Palmer nos vocais.

Vários artistas fizeram interpretações de “Get It On”, incluindo o cantor e guitarrista britânico Billy Idol, a banda de rock industrial Powerman 5000 e o grupo de glam rock The Darkness.

Marc Bolan e a banda T.REX, transcenderam os limites do Glam Rock

O Caminho Solo de Marc Bolan: Uma Jornada de Exploração Musical

Após o término do T.REX em 1977, Marc Bolan seguiu em carreira solo, buscando novas direções musicais e explorando sua criatividade.

Sua carreira solo foi marcada por uma mistura de estilos e experimentações, mostrando um artista em constante evolução.

O Álbum “Dandy in the Underworld” e o Retorno Triunfante de Marc Bolan

Em 1977, Marc Bolan lançou seu último álbum antes de seu falecimento prematuro, “Dandy in the Underworld”.

Esse álbum marcou um retorno triunfante às raízes do Glam Rock, com canções cheias de energia e letras provocativas.

Foi um testemunho do talento e da paixão contínuos de Bolan pela música, consolidando seu legado como um dos grandes ícones do rock.

Em resumo, Marc Bolan e sua banda T.Rex transcenderam os limites do Glam Rock.