02 maio 2023

38 SPECIAL

38 Special: Uma Banda de Southern Rock que agitou os Anos 80


38 Special: Uma Banda de Southern Rock que Agitou os Anos 80


38 Special é uma lendária banda de rock estadunidense fundada por Don Barnes e Donnie Van Zant em 1975 em Jacksonville, Flórida. A banda começou como uma banda de Southern Rock, semelhante à de Lynyrd Skynyrd, a banda do irmão mais velho de Donnie, Ronnie Van Zant.

Ao longo dos anos, 38 Special cresceu para se tornar uma das bandas de maior sucesso dos anos 80, conhecida por suas performances de alta energia e hinos de rock cativantes.

Origens e Primórdios


Don Barnes e Donnie Van Zant se conheceram em 1974 e rapidamente perceberam que compartilhavam a paixão pela música. Donnie era o irmão mais novo de Ronnie Van Zant, o vocalista do Lynyrd Skynyrd.

Com o sucesso de Lynyrd Skynyrd, Donnie e Don decidiram formar sua própria banda, que eles chamaram de 38 Special. O nome foi inspirado em um revólver da polícia que o pai de Donnie, Lacy Van Zant, havia recebido de presente da força policial.

Nos primeiros dias, o 38 Special tocou em pequenos locais e clubes ao redor da Flórida, lentamente acumulando seguidores. Eles lançaram seu primeiro álbum, "38 Special", em 1977, que recebeu sucesso moderado.

Primeiro álbum "38 Special" em 1977


No entanto, não foi até seu terceiro álbum, "Rockin' into the Night", que a banda alcançou seu primeiro grande sucesso, com a faixa-título alcançando o top 50 nas paradas.

Ascensão à fama


Ao longo dos anos 80, 38 Special continuou a lançar hit atrás de hit, consolidando seu lugar como uma das bandas de maior sucesso da década.

Eles lançaram oito álbuns de estúdio durante esse tempo, com sucessos como "Hold On Loosely", "Caught Up in You" e "If I'd Been the One" se tornando favoritos dos fãs. Sua música era conhecida por seus ganchos cativantes, riffs de guitarra fortes e seção rítmica de condução.

Apesar de seu sucesso, a banda enfrentou uma tragédia em 1977, quando o avião de Lynyrd Skynyrd caiu, matando vários membros da banda, incluindo o irmão mais velho de Donnie, Ronnie.

A tragédia afetou profundamente a banda e influenciou sua música, que muitas vezes lidava com temas de perda e redenção.


O legado de 38 Special é de performances de alta energia e canções de rock cativante

Legado


O legado de 38 Special é de performances de alta energia e canções de rock cativantes e hino. Eles venderam mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo e tiveram inúmeros hits nas paradas.

Sua música foi destaque em vários filmes e programas de TV, incluindo "Rock of Ages" e "Supernatural".

Embora a banda tenha passado por várias mudanças de formação ao longo dos anos, eles continuam a turnê e se apresentar até hoje, trazendo sua mistura única de Southern Rock e hinos contundentes para fãs em todo o mundo.