23 maio 2023

DONOVAN

Donovan Impulsionou a Psicodelia com a Música Sunshine Superman




Donovan Impulsionou a Psicodelia com a Música Sunshine Superman


Donovan Leitch, conhecido simplesmente como Donovan, é um cantor e compositor britânico que se tornou uma figura influente no movimento do rock psicodélico na década de 1960.

Donovan teve grande aceitação da crítica e do público já no lançamento do seu primeiro álbum, “What's Bin Did and What's Bin Hid”, em 1965.

O álbum apresentava músicas como “Catch the Wind” e “Colours”, que se tornaram sucessos instantâneos.


Donovan-album-whats-bin-did-and-whats-bin-hid


Sequencia arrasadora com os próximos álbuns


Logo após o sucesso do seu álbum de estreia, Donovan aos 19 anos, lançou “Sunshine Superman” em 1966, o qual é considerado o início do Rock Psicodélico.

Em lançou uma série de álbuns aclamados “Mellow Yellow” (1967) e “The Hurdy Gurdy Man” (1968). Com suas letras profundas e atmosferas experimentais, Donavan se tornou um ícone da contracultura da época.

Em 1969 foi a vez do álbum “Barabajagal”, nele Donovan apresenta a música “Atlantis”, que se tornaria uma das composições mais conhecidas e emblemáticas de Donovan.


Donovan-Sunshine-Superman


O sucesso que trouxe o reconhecimento mundial


“Atlantis” foi um sucesso comercial e alcançou posições elevadas nas paradas de vários países ao redor do mundo.

A música solidificou ainda mais a reputação de Donovan como um dos principais artistas da era psicodélica e evidenciou sua habilidade única de criar músicas que eram tanto acessíveis quanto artisticamente distintas.

Ao longo dos anos, “Atlantis” manteve sua relevância e continua a ser uma das músicas mais lembradas e apreciadas da discografia de Donovan.

O Álbum “Barabajagal” tem a participação do Jeff Beck Group, inclusive na criação de músicas.


Donovan-album-Barabajagal


O Legado de Donovan e Sua Influência Contínua


Embora a era do rock psicodélico tenha chegado ao fim, a influência de Donovan perdura.

Sua abordagem única à música, combinando elementos do folk, do pop e da psicodelia, deixou sua marca na história do rock. Artistas contemporâneos continuam a se inspirar em seu estilo e em sua visão artística.


A influência de Donovan sobre os The Beatles


Donovan e os Beatles foram contemporâneos e frequentemente compartilhavam o mesmo espaço musical e social durante o movimento conhecido como “British Invasion”.

Eles se conheceram pela primeira vez em 1965, durante a filmagem do filme “A Hard Day's Night”. Foi nessa época que Donovan começou a ensinar técnicas de violão para John, Paul e George.

John Lennon foi particularmente influenciado por Donovan e expressou admiração por seu estilo de composição e abordagem musical.

Em uma entrevista de Lennon mencionou que a música de Donovan “Catch the Wind” o inspirou a escrever “Help!” e “You've Got to Hide Your Love Away”, ambas presentes no álbum “Help!”.

A influência de Donovan também pode ser ouvida nas músicas “Norwegian Wood (This Bird Has Flown)” e “Julia”, compostas por Lennon.

George Harrison deu um depoimento dizendo que o Donovan estava em todo o “The White Álbum”, fazendo uma alusão a sua influência sobre a obra dos Beatles.


donovan-beatles-india


Donovan recebeu várias premiações e reconhecimento


Prêmio Ivor Novello

Donovan recebeu o Prêmio Ivor Novello em 1965, na categoria “Música Mais Executada”, por seu single “Catch the Wind”.

Esse prêmio é concedido pela Academia Britânica de Compositores, Autores e Editores Musicais em reconhecimento às conquistas na indústria da música.

Prêmio Grammy

Donovan foi indicado ao Grammy Awards diversas vezes em diferentes categorias, incluindo “Melhor Performance Vocal Masculina” e “Melhor Álbum Folk”.

Embora não tenha vencido um Grammy, suas indicações demonstram o reconhecimento de seu talento e influência musical.

Hall da Fama do Rock and Roll

Em 2012, Donovan foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, que reconhece e homenageia artistas e personalidades que tiveram um impacto significativo na música.

Essa é uma honra importante na indústria musical e destaca o legado de Donovan.

Ordem do Império Britânico

Em 2013, Donovan foi condecorado com a Ordem do Império Britânico (Commander of the Order of the British Empire — CBE) por seus serviços prestados à música.

Essa condecoração é um reconhecimento do governo britânico por contribuições significativas em diversas áreas.


Consciência Ambiental


Nos anos 60, Donovan desempenhou um papel significativo ao trazer questões ambientais para o cenário musical e ajudar a conscientizar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Em sua biografia é relatado que uma das conquistas mais duradoura de Donovan até o momento é que ele foi o primeiro a criar músicas para salvar a terra do desastre ecológico.

Ele começou isso nos anos 60 e passou a compor 21 músicas do que agora chamamos de 'mudanças climáticas'.

Conheça mais sobre este excelente artista acesse seu site em: https://donovan.ie/.

Já estava esquecendo, não tem como acabar este post sem uma apresentação de Atlantis da forma mais psicodélica possível, e atenção gravado ali em 2015.