26 maio 2023

DAVID GILMOUR e o solo de Comfortably Numb

David Gilmour fala sobre os bastidores do solo de “Comfortably Numb”



É incontestável que “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, é uma das músicas mais aclamadas da história do rock. E uma das principais razões para esse reconhecimento é o seu lendário solo de guitarra, executado magistralmente por David Gilmour.



É incontestável que “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, é uma das músicas mais aclamadas da história do rock. E uma das principais razões para esse reconhecimento é o seu lendário solo de guitarra, executado magistralmente por David Gilmour.

Vamos rever os bastidores da criação do solo de guitarra, o processo meticuloso de composição de Gilmour e a colaboração entre os talentos envolvidos na criação da música.

Desvendando o processo de composição


Em uma entrevista à revista Guitar World, David Gilmour revelou a abordagem detalhada que o levou a criar o lendário solo de “Comfortably Numb”.

Surpreendentemente, o guitarrista revelou ser extremamente metódico, quase como um cientista em um laboratório de experimentação musical.

Ele conta que tocou cerca de cinco ou seis solos diferentes, e depois disso, seguiu seu procedimento habitual para chegar à versão final.

O procedimento de Gilmour consiste em ouvir atentamente cada um dos solos gravados e criar um gráfico que identifica os trechos mais destacados em cada um deles.

Com base nessa análise minuciosa, ele faz uma “colagem” dos melhores momentos de cada solo, construindo assim um grande solo composto por frases selecionadas.

Dessa forma, ele conseguiu criar uma passagem fluida e repleta de emoção, que atingi os ouvintes desde sua criação e até hoje.


David Gilmor fala sobre os bastidores do solo de “Comfortably Numb”


A influência de Bob Ezrin


Bob Ezrin, renomado produtor musical, desempenhou um papel crucial na criação do álbum “The Wall”, que inclui a música “Comfortably Numb”.

Em sua entrevista à Guitar World, Ezrin revelou que lutou para incorporar uma introdução orquestrada na faixa. Essa ideia acabou se tornando um desafio, já que Gilmour tinha uma visão de uma versão mais crua da música.

No entanto, Roger Waters, membro do Pink Floyd, ficou ao lado de Ezrin, resultando em uma colaboração extraordinária.

A música se tornou uma fusão de talentos, com a composição musical de David Gilmour, as letras de Roger Waters e os arranjos orquestrados de Bob Ezrin.

Essa combinação única de estilos e ideias culminou em uma obra-prima atemporal, onde cada elemento se encaixa perfeitamente.


David Gilmor fala sobre os bastidores do solo de “Comfortably Numb”


O legado de “Comfortably Numb”



“Comfortably Numb” continua a ser um marco indiscutível do rock e um exemplo brilhante da genialidade musical do Pink Floyd.

Uma passagem legal aconteceu quando fazia aula de guitarra com um professor que vinha de uma banda de Punk Rock, quando perguntei a opinião dele sobre este solo, ele disse exatamente isto:

“O solo de guitarra de David Gilmour transcende as fronteiras do estilo, emociona os fãs de todos os estilos de música”.

Sua abordagem meticulosa e a colaboração entre os talentos envolvidos são apenas alguns dos aspectos que tornam essa música verdadeiramente especial.



Conclusão



“Comfortably Numb” é muito mais do que apenas uma música. Ela representa a excelência musical, a habilidade técnica e a paixão artística.

O processo meticuloso de composição de David Gilmour e a colaboração entre Gilmour, Roger Waters e Bob Ezrin demonstram como a combinação de diferentes talentos e perspectivas pode resultar em uma obra-prima intemporal.

O solo deste clássico do rock progressivo, “Comfortably Numb”, continuará a inspirar músicos e a emocionar os amantes do rock.