08 outubro 2023

QUIET RIOT

Quiet Riot, a Banda que popularizou o Heavy Metal no Estados Unidos


Quiet Riot, a Banda que popularizou o Heavy Metal no Estados Unidos


Formação Original


A banda Quiet Riot teve sua formação original composta pelo vocalista Kevin DuBrow, o guitarrista Randy Rhoads, o baixista Kelli Garni e o baterista Drew Forsyth.

Essa junção de talentos musicais foi o ponto de partida para o que viria a ser uma das bandas mais influentes do heavy metal.

O nome da banda foi inspirado em uma conversa de Rick Parfitt, da banda britânica Status Quo, que em um diálogo com o vocalista Kevin Dubrow, sugeriu que a banda se chamasse Quite Right.

Mas o sotaque britânico e a voz grave de Parfitt fizeram com que DuBrow entendesse Quiet Riot.


quiet-riot-Li


Os Primórdios em Solo Californiano


Randy Rhoads e Kelli Garni compartilham raízes na Califórnia, onde por quatro anos se dedicaram a tocar em diversas bandas de menor expressão.

A vontade de romper com a rotina de apresentações em festas locais impulsionou-os a se unirem a Kevin DuBrow (vocal) e Drew Forsyth (bateria) em 1975, dando origem ao Quiet Riot.

O grupo rapidamente se destacou como um dos mais ativos na cena do heavy metal em Los Angeles.

O álbum “Metal Health” (1983) foi o primeiro álbum de heavy metal a alcançar o topo da Billboard 200, graças ao sucesso da faixa-título e do cover de “Cum on Feel the Noize”, da banda Slade.

Esse álbum é considerado um marco na história do rock pesado e influenciou muitas outras bandas do gênero.


quiet-riot-Metal-Health


Breve parada do Quiet Riot


A banda teve uma breve pausa entre 1979 e 1982, quando Kevin DuBrow formou uma nova banda chamada Dubrow, com o baterista Frankie Banali e o baixista cubano Rudy Sarzo.

Foi somente com a chegada do novo guitarrista, Carlos Cavazo, que eles decidiram retomar o nome Quiet Riot.

Eles passaram por diversas mudanças de formação ao longo dos anos, tendo mais de 20 integrantes diferentes. Alguns dos nomes mais conhecidos que passaram pelo Quiet Riot foram Chuck Wright (baixo), Paul Shortino (vocal), Alex Grossi (guitarra) e James Durbin (vocal).



O Reconhecimento no Japão


A gravadora Sony Records percebeu o potencial do Quiet Riot e fechou um contrato para lançar dois álbuns no Japão.

Surgiram assim “Quiet Riot” (1977) e “Quiet Riot II” (1978). Curiosamente, esses álbuns nunca foram lançados nos Estados Unidos, mas conquistaram sucesso no mercado japonês.


quiet-riot-condition-critical


Desafios e Mudanças na Trajetória


Em meio aos planos de uma turnê tão aguardada no Japão, o grupo enfrentou desafios inesperados, levando ao cancelamento do projeto.

Além disso, o Quiet Riot teve que lidar com a saída de Kelly Garni e Randy Rhoads no mesmo ano. Este último, inclusive, viria a se tornar o lendário guitarrista da banda de Ozzy Osbourne.



As músicas mais famosas do Quiet Riot


Metal Health (Bang Your Head), a faixa-título do álbum Metal Health, o qual foi o primeiro álbum de heavy metal a chegar ao topo da Billboard 200.

Essa música se tornou um hino do rock pesado usada em vários filmes e jogos.

Mama Weer All Crazee Now, outro cover da banda Slade, que foi o segundo single do álbum Metal Health e chegou ao 51º lugar na Billboard Hot 100.

The Wild and the Young, a música de abertura do álbum QR III, que foi um sucesso nas rádios e na MTV e expressava a rebeldia da juventude roqueira.

Thunderbird, uma balada emocionante dedicada ao falecido guitarrista Randy Rhoads, escrita pelo vocalista Kevin DuBrow e incluída no álbum Metal Health.


quiet-riot-Cum on Feel the Noize


Cum on Feel the Noize, um cover da banda Slade, que foi o primeiro single do álbum Metal Health e alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100.

A música Cum on Feel the Noize tem uma história interessante. Ela foi originalmente escrita e gravada pela banda de rock inglesa Slade em 1973, como um single não-álbum.

A letra convidava as pessoas a participarem do rock e a música se tornou um sucesso no Reino Unido, alcançando o primeiro lugar nas paradas.

Em 1983, a banda de heavy metal americana Quiet Riot fez um cover da música para o seu álbum Metal Health, a pedido do produtor Spencer Proffer, que achou que a música seria um hino do rock participativo.

No entanto, o vocalista Kevin DuBrow não gostou da ideia e tentou sabotar a gravação, cantando de forma desafinada e errando as letras.

Para sua surpresa, o produtor adorou o resultado e lançou a música como o segundo single do álbum.

A versão do Quiet Riot foi um enorme sucesso nos Estados Unidos, chegando ao quinto lugar na Billboard Hot 100 e ajudando o álbum Metal Health a se tornar o primeiro álbum de heavy metal a atingir o topo da Billboard 200.

A música também fez o Quiet Riot se tornar um fenômeno na MTV, que exibia o seu clipe com frequência.

A música também chamou a atenção para o heavy metal produzido em Los Angeles na década de 1980.

Cum on Feel the Noize também foi regravada por outras bandas, como Oasis, Bran Van 3000 e Oasis of the Seas.

Ela é considerada uma das músicas mais influentes e populares do heavy metal. Espero que você tenha gostado de saber mais sobre essa música incrível.

Essas são algumas das músicas mais famosas do Quiet Riot, mas existem muitas outras que valem a pena ouvir.



Curiosidade: Convite a Guitarrista Brasileiro


Numa interessante reviravolta, a banda Quiet Riot convidou o talentoso guitarrista brasileiro Robertinho do Recife para se juntar a eles, evidenciando a abrangência internacional da influência e alcance musical da banda.

Para finalizar gostaria de deixar uma homenagem aos membros falecidos da banda: Randy Rhoads (1982), Kevin DuBrow (2007) e Frankie Banali (2020).

Eles deixaram um legado de música e talento que continua vivo nos fãs do Quiet Riot.