13 outubro 2023

THE CURE

The Cure conquistou o mundo com sua música alternativa e emocional


The Cure conquistou o mundo com sua música alternativa e emocional


Os The Cure, lendária banda de rock inglesa, têm suas raízes na cidade de Crawley, Inglaterra, onde foram formados em 1976.

Desde o início, o carismático Robert Smith emergiu como o líder e a força criativa por trás da banda, desempenhando papéis múltiplos como produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.

A ascensão meteórica dos The Cure aconteceu nos anos finais da década de 1980 e início da década de 1990, quando lançaram uma série de álbuns aclamados pela crítica, como “Disintegration” e “Wish”. 

Estes álbuns os impulsionam para o estrelato, conquistando uma base de fãs fervorosa em todo o mundo.



The Cure mescla elementos do pós-punk, new wave e rock alternativo


A sonoridade única dos The Cure mescla elementos do pós-punk, new wave e rock alternativo, com letras muitas vezes introspectivas e emocionais.

Suas performances ao vivo são conhecidas por serem intensas e envolventes, proporcionando uma experiência única para os fãs.

Canções como “Just Like Heaven”, “Close To Me” e “Friday I'm in Love” tornaram-se hinos de uma geração, transmitindo uma mistura de melancolia e euforia que ressoa até hoje.

Não é surpresa que a banda tenha recebido inúmeras indicações e vitórias em prêmios de música ao longo dos anos.


the-cure-the-head-on-the-door


Curiosidades sobre Robert Smith


Robert Smith teve desavenças com Morrissey, ex-vocalista da banda de pós-punk The Smiths, que chegou a chamá-lo de “palhaço gordo” em uma entrevista.

Ele apareceu no desenho animado South Park, interpretando a si, a pedido de um dos criadores, Trey Parker, que é um fã dos The Cure.

Robert Smith escreveu a canção “Just Like Heaven” sobre um dia de passeio à beira mar com sua então namorada (e futura esposa) Mary Poole.


the-cure-happy-the-man


Discografia


A discografia de The Cure é composta por treze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, dois álbuns de remixes, sete álbuns de compilação, oito box sets, doze extended plays e quarenta e seis singles lançados pela Fiction Records e Geffen Records.

A banda também lançou doze álbuns de vídeo e quarenta e quatro videoclipes.

O primeiro álbum de estúdio da banda foi Three Imaginary Boys, lançado em 1979. O álbum mais recente foi 4:13 Dream, lançado em 2008.

Alguns dos álbuns mais aclamados e populares da banda são Disintegration (1989), Wish (1992) e Bloodflowers (2000).

Estes álbuns contêm alguns dos maiores sucessos da banda, como Lullaby, Friday I'm in Love e Pictures of You.

A banda está trabalhando em um novo álbum, que deve ser lançado em breve.


the-cure-4-13-dream


Reconhecimento


Embora tenham passado por altos e baixos na carreira, os The Cure persistiram e, no novo milênio, foram reconhecidos como uma das bandas mais influentes do rock alternativo moderno.

E em outubro de 2008, a revista britânica NME concedeu à banda o prestigioso prêmio “Godlike Genius” como reconhecimento por sua extraordinária carreira e contribuição para a música alternativa.

The Cure foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2019, após ter sido indicado duas vezes antes. A cerimônia contou com uma performance da banda tocando alguns de seus maiores sucessos.

Ao longo dos anos, The Cure vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, com 1.1 milhão de vendas certificadas somente no Reino Unido.

Eles continuam a ser uma das bandas alternativas de maior sucesso na história da música, inspirando gerações com sua música atemporal.