01 agosto 2023

WINGS

WINGS liderada por Paul McCartney, um dos ex-integrantes dos Beatles



Wings foi uma das bandas mais bem-sucedidas da década de 1970, liderada por Paul McCartney


Wings foi uma das bandas mais bem-sucedidas da década de 1970, liderada por Paul McCartney, um dos ex-integrantes dos Beatles, a maior banda de rock de todos os tempos.

Formada em 1971, logo após a separação dos Beatles, Wings contou com a participação de Linda McCartney, esposa de Paul, e de vários outros músicos ao longo dos anos.

Com uma combinação única de talentos, a banda cativou o mundo com seu som cativante e inovador. Wings foi uma banda de rock eclética, que explorou diversos gêneros musicais, como soft rock, pop rock, reggae, hard rock e música celta.

Neste post, exploremos a jornada extraordinária de McCartney & Wings, desde sua formação até suas principais realizações.

Prepare-se para voar com a música envolvente deste ícone do rock.



A Ascensão de Wings


Após o fim dos Beatles, Paul McCartney embarcou em uma carreira solo de sucesso, mas sentiu a necessidade de formar uma banda completa para levar suas composições a novas alturas.

Assim, em 1971, nasceu Wings, com sua esposa Linda McCartney nos teclados e Denny Laine na guitarra. Logo, o talentoso baterista Joe English se juntou ao grupo, consolidando a formação inicial.


Wings-Band-on-the-Run


O Sucesso Estrondoso


Wings não demorou a conquistar corações com seu álbum de estreia “Wild Life”. No entanto, foi com o álbum “Band on the Run” em 1973 que a banda alcançou o estrelato.

Com clássicos como “Jet” e “Nineteen Hundred and Eighty-Five”, o álbum liderou as paradas e ganhou prêmios. Wings estava no auge, conquistando fãs em todo o mundo com sua energia contagiante.



A Despedida e Legado


Apesar do sucesso avassalador, Wings enfrentou mudanças na formação e se dissolveu em 1981.

Mesmo assim, seu legado perdura com canções inesquecíveis como “Live and Let Die” e “Maybe I'm Amazed”.

Paul McCartney continuou brilhando em sua carreira solo, provando ser um dos maiores artistas da história da música.



Wings-Greatest


Carreiras Solo dos Integrantes Originais


A carreira dos integrantes do Wings após o fim da banda foi bastante diversificada.

Paul McCartney continuou a sua carreira solo, lançando vários álbuns de sucesso, como Tug of War (1982), Flowers in the Dirt (1989), Flaming Pie (1997), Chaos and Creation in the Backyard (2005) e Egypt Station (2018).

Ele também formou outras bandas, como The Fireman e The New World Tour Band. Ele ainda se apresenta ao vivo, sendo considerado um dos maiores artistas da história da música.

Linda McCartney continuou a colaborar com o marido em seus projetos musicais, além de se dedicar à fotografia, ao ativismo pelos direitos dos animais e à culinária vegetariana.

Ela lançou um álbum solo, Wide Prairie, em 1998, pouco antes de falecer devido a um câncer de mama.

Denny Laine também seguiu carreira solo, lançando vários álbuns, como Japanese Tears (1980), Hometown Girls (1985), Reborn (1989) e Valley of Dreams (2003).

Ele também participou de outras bandas, como The Moody Blues, Ginger Baker's Air Force e World Classic Rockers. Ele ainda faz shows e gravações ocasionalmente.

A discografia solo do Denny Laine é composta por 17 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo, 2 álbuns compiladores e 15 singles.

Os álbuns de estúdio são: Ahh... Laine (1973), Holly Days (1977), Japanese Tears (1980), Anyone Can Fly (1982), Hometown Girls (1985), Master Suite (1986), Wings on Your Feet (1987), Lonely Road (1988), Reborn (1989), All I Want Is Freedom (1996), Blue Nights.

Nos anos a partir de 2000 (2001), Spreading My Wings: The Ultimate Denny Laine Collection (2002), Arctic Song (2003), Valley of Dreams (2003), The Rock Survivor (2004), Performs the Hits of Wings (2007) e The Denny Laine Story: In Time (2010).

Os outros integrantes do Wings tiveram carreiras variadas, alguns continuaram na música, outros se dedicaram a outras atividades.

Henry McCullough se tornou um músico de blues e folk, Jimmy McCulloch se juntou à banda Small Faces.

Joe English se tornou um cantor de música cristã, Laurence Juber se tornou um guitarrista aclamado, Steve Holley se tornou um baterista de estúdio e turnê.

Geoff Britton se tornou um professor de inglês no Japão.


wing-at-speed-of-sound

Discografia


A discografia do Wings é composta por nove álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois álbuns compiladores e 23 singles.

Os álbuns de estúdio são:

Wild Life (1971), Red Rose Speedway (1973), Band on the Run (1973), Venus and Mars (1975), Wings at the Speed of Sound (1976), London Town (1978), Back to the Egg (1979), McCartney II (1980) e Tug of War (1982).

Os álbuns ao vivo são:

Wings over America (1976) e Wings over the World (1979).

Os álbuns compiladores são:

Wings Greatest (1978) e All the Best! (1987)


Em suma, Wings foi uma banda que marcou a história do rock, mostrando a versatilidade e o talento de Paul McCartney e seus colaboradores.

Apesar das constantes mudanças de formação e dos desafios enfrentados pela banda, Wings conseguiu produzir obras-primas que encantaram gerações de fãs.

Wings é uma das bandas favoritas de muitos beatlemaníacos, pois suas músicas trazem alegria e inspiração.