31 julho 2023

DEEP PURPLE: Made In Japan

50 Anos de Made In Japan: O Supremo Álbum Ao Vivo do Deep Purple


50 Anos de Made In Japan: O Supremo Álbum Ao Vivo do Deep Purple


Há 50 anos, a lendária banda Deep Purple lançava um álbum que se tornaria um marco na história da música ao vivo: “Made In Japan”.

O álbum foi lançado em dezembro de 1972 no Reino Unido e em abril de 1973 nos Estados Unidos, e se tornou um sucesso comercial e de crítica.

Ele vendeu mais de um milhão de cópias nos EUA e alcançou o sexto lugar na Billboard 200. No Reino Unido, ele chegou ao quarto lugar na UK Albums Chart.

O álbum é considerado um dos melhores e mais influentes álbuns ao vivo de todos os tempos, e eleito o sexto melhor álbum ao vivo em uma pesquisa dos leitores da revista Rolling Stone em 2012.

Ele também foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Mesmo após todo esse tempo, ele ainda figura no topo das listas de Melhores Álbuns Ao Vivo de Todos os Tempos.

Na minha opinião, é o indiscutível número 1 desde o seu lançamento até hoje.


Made-In-Japan-Deep-Purple-palco 50 Anos de Made In Japan: O Supremo Álbum Ao Vivo do Deep Purple


Gravação e Turnê no Japão


“Made In Japan” é um álbum duplo que foi gravado durante a turnê do Deep Purple no Japão, com três apresentações emocionantes.

Dois shows foram realizados em Osaka e o terceiro aconteceu em Tóquio, todos ocorrendo no mês de agosto.



O Setlist Inesquecível


O setlist de “Made In Japan” é simplesmente lendário. Algumas das músicas mais emblemáticas da banda foram gravadas nesses shows e capturaram a essência da energia e do talento do Deep Purple no palco.

Entre as faixas icônicas estão “Smoke on The Water”, “Child in Time”, “Strange Kind of Woman”, “Highway Star”, “Space Truckin'” e “Lucille”.

Notavelmente, “Lucille” é a única música cuja autoria não é do próprio Deep Purple, mas ainda assim eles a interpretam brilhantemente durante as gravações dos dois dias de shows em Osaka.

Já “The Mule”, “Speed King”, “Lazy” e “Black Night” foram extraídas da apresentação em Tóquio.

O álbum captura a apresentação da banda em seu auge criativo e técnico, com improvisações virtuosas e interações dinâmicas entre os músicos.

O vocalista Ian Gillan demonstra sua potência vocal em faixas como “Child in Time” e “Strange Kind of Woman”, o guitarrista Ritchie Blackmore mostra sua habilidade e velocidade em “Highway Star” e “Lazy”.

O tecladista Jon Lord cria atmosferas e solos marcantes em “Smoke on the Water” e “Space Truckin’”, o baixista Roger Glover sustenta a base rítmica com precisão e groove, e o baterista Ian Paice brilha com seu solo em “The Mule” e sua pegada firme e criativa.


Made-In-Japan-Deep-Purple-alternative-album-1972


Autenticidade em Estado Puro


Uma das razões pelas quais “Made In Japan” é tão reverenciado é que todas as músicas são autênticas e originais das gravações ao vivo, sem nenhum tipo de overdubs ou correções em estúdio.

Isso significa que o álbum captura a banda em seu estado mais puro e verdadeiro, sem qualquer maquiagem ou manipulação sonora.

A energia, a paixão e a habilidade musical do Deep Purple são reveladas em sua forma mais autêntica, criando uma experiência de audição inesquecível para os fãs de rock em todo o mundo.

O Deep Purple não estava muito interessado em lançar um álbum ao vivo, mas foi convencida pela sua gravadora japonesa, que queria aproveitar a popularidade da banda no país.

A banda escolheu Martin Birch como engenheiro de som, que já havia trabalhado com eles em outros álbuns, e supervisionou a produção do álbum.

Os integrantes da banda ficaram surpresa com o resultado final, que superou suas expectativas.


Made-In-Japan-Deep-Purple-complete


Impacto Duradouro


O legado de “Made In Japan” transcende gerações, e muitas bandas e artistas posteriores citaram este álbum como uma influência fundamental em suas carreiras musicais.

A combinação da intensidade das performances ao vivo e a qualidade técnica das gravações tornaram-no uma referência para outros artistas que aspiravam a criar álbuns ao vivo igualmente poderosos.

O álbum foi relançado várias vezes com material extra, como faixas bônus, remixes e gravações completas dos shows.

Em 1993, foi lançado um box set de três CDs chamado Live in Japan, que contém os shows inteiros de Osaka e Tóquio. Em 1998, foi lançada uma edição remasterizada do álbum original com um CD extra com faixas que não foram incluídas na versão original.

Em 2014, foi lançada uma edição de luxo com quatro CDs e um DVD, que contém as gravações remasterizadas dos três shows, além de um documentário sobre a turnê japonesa.


Made-In-Japan-Deep-Purple-back


Considerações Finais


“Made In Japan” é muito mais do que um simples álbum ao vivo. Ele é uma cápsula do tempo que nos transporta para uma época em que o rock estava no auge de sua expressão criativa.

Com sua autenticidade, energia e setlist incomparável, o Deep Purple conseguiu criar uma obra-prima que resistiu ao teste do tempo e continua a emocionar e inspirar pessoas em todo o mundo.

Se você ainda não ouviu este álbum histórico, recomendo fortemente que o faça. Permita-se ser levado pelas notas e pela magia do Deep Purple em sua forma mais pura e vibrante.

“Made In Japan” é uma experiência musical que todos os amantes da música devem vivenciar, e é a prova definitiva de por que essa banda é tão adorada e respeitada ao longo dos anos.