14 novembro 2022

ROCK EM CUBA

O Rock and Roll chegou a Cuba vindo do Estados Unidos em 1955


O rock chegou a Cuba vindo do Estadois Unidos em 1955 e quatro anos após veio a revolução de Fidel Castro e o início do confronto político e ideológico



O rock chegou a Cuba vindo do Estados Unidos em 1955 e quatro anos após veio a revolução de Fidel Castro e o início do confronto político e ideológico. 

O Estados Unidos decretou um bloqueio econômico em 1962, que perdura até hoje.

Eles sobreviveram a décadas de marginalização, pois o rock era a música do inimigo, que valorizava a cultura americana. 

Da década de 60 até o fim dos anos 80, o rock foi vetado na rádio e na TV, e as bandas só podiam tocar em festas particulares.


Maxim Rock - teatro dedicado exclusivamente ao gênero desde 2007


Os velhos roqueiros de Havana vivem com austeridade por e para sua música, flertando com a porta hoje entreaberta eles veem com surpresa a comemoração, em Cuba, 13 de julho, do Dia Mundial do Rock, com shows, no Maxim Rock - teatro dedicado exclusivamente ao gênero desde 2007, sede da Agência Cubana do Rock.

Com a porta entreaberta surgiram as primeiras bandas profissionais. Fidel Castro inaugurou, em 2000, uma estátua de John Lennon, foi aberto o Submarino Amarelo e outros centros culturais estatais que aceitam o rock, os programas de televisão, de rádios e vídeos começaram timidamente a divulgar e aceita bandas de rock cubando.


Video de banda de rock em Cuba