04 junho 2023

THE 13th FLOOR ELEVATORS

The 13th Floor Elevators foram os arquitetos de uma revolução musical




The 13th Floor Elevators foram muito mais do que uma simples banda de rock. Eles foram os arquitetos de uma revolução musical.


Desde o surgimento do rock, algumas bandas se destacaram por quebrar as barreiras convencionais e explorar novos territórios musicais.

Uma dessas bandas foi The 13th Floor Elevators, que marcou uma geração com sua abordagem psicodélica e letras repletas de significado.

Com uma combinação única de instrumentação inovadora e letras profundas, eles se tornaram um ícone do rock psicodélico. É atribuído a eles o pioneirismo no gênero, que influenciou toda uma geração de artistas.

Prepare-se para uma viagem sonora pelos corredores escuros e elevadores misteriosos dessa banda americana.


A Origem da Elevação Psicodélica


Desde o início dos anos 60, The 13th Floor Elevators emergiu do underground musical do Texas.

Formada por Roky Erickson nos vocais, Tommy Hall no órgão elétrico, Stacy Sutherland na guitarra, Benny Thurman no baixo e John Ike Walton na bateria, a banda marcou o início de uma nova era musical.

Combinando elementos do rock 'n' roll, blues e folk com uma abordagem experimental, eles se tornaram conhecidos como pioneiros do rock psicodélico.


The 13th Floor Elevators foram os arquitetos de uma revolução musical


A Jornada Sonora


Com o lançamento de seu álbum de estreia, “The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators” trouxe uma nova dimensão ao cenário musical da época.

O disco apresenta faixas icônicas como “You're Gonna Miss Me” e “Slip Inside This House”, revelaram a habilidade da banda em criar paisagens sonoras fascinantes e imersivas.

A combinação do órgão hipnótico de Tommy Hall, a guitarra psicodélica de Stacy Sutherland e a voz arrebatadora de Roky Erickson resultaram em uma experiência musical verdadeiramente transformadora.



The 13th Floor Elevators foram os arquitetos de uma revolução musical


Discografia


A discografia da banda The 13th Floor Elevators consiste em quatro álbuns de estúdio lançados durante sua existência:

“The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators” (1966): Este foi o álbum de estreia da banda, tendo sido considerado um marco do rock psicodélico.

“Easter Everywhere” (1967): O segundo álbum da banda expandiu ainda mais suas experimentações sonoras. Destacam-se faixas como “Slip Inside This House” e “Levitation”, que exploram temas psicodélicos e transcendentes.

“Live” (1968): Este álbum ao vivo captura a energia e a intensidade das apresentações ao vivo da banda. Foi gravado em dois shows diferentes no clube Avalon Ballroom, em San Francisco, e apresenta versões ao vivo de várias músicas dos álbuns anteriores, bem como algumas faixas inéditas.

“Bull of the Woods” (1969): Este foi o último álbum de estúdio lançado pela banda antes de sua separação. O disco apresenta uma abordagem musical mais diversificada, com influências do country e do folk.


The 13th Floor Elevators foram os arquitetos de uma revolução musical


Fim da Banda


Infelizmente, a jornada da banda The 13th Floor Elevators foi interrompida devido a uma série de desafios pessoais e legais.

Roky Erickson, vocalista e principal compositor da banda, enfrentou problemas de saúde mental, sendo diagnosticado com esquizofrenia.

Além disso, os membros da banda se envolveram em problemas legais relacionados ao uso de drogas, o que acabou afetando sua estabilidade e coesão.

Em 1968, Roky Erickson foi preso por posse de maconha e enfrentou uma batalha legal prolongada. Essas dificuldades, combinadas com a crescente pressão e a falta de sucesso comercial, levaram ao fim da banda em 1969.


O Legado


No entanto, o impacto dos The 13th Floor Elevators vai além da música. Eles foram pioneiros ao usar o termo “rock psicodélico” para descrever sua sonoridade e abraçaram temas de expansão da consciência e espiritualidade em suas letras.

Eles se tornaram um símbolo do movimento contracultural da época, que buscava desafiar as normas sociais e explorar novas formas de expressão artística.

Sua abordagem ousada e experimental abriu caminho para muitos outros artistas seguirem o caminho da liberdade criativa.

Embora a jornada dos The 13th Floor Elevators tenha sido interrompida prematuramente, seu legado continua vivo.


The 13th Floor Elevators foram os arquitetos de uma revolução musical


Sua influência pode ser ouvida em bandas posteriores como Pink Floyd, The Flaming Lips e Primal Scream, que abraçaram o som psicodélico e a atitude revolucionária da banda texana.

O impacto cultural e musical dos The 13th Floor Elevators transcende gerações, e eles sempre serão lembrados como pioneiros do rock psicodélico e da contracultura.


Em suma, The 13th Floor Elevators foram muito mais do que uma simples banda de rock. Eles foram os arquitetos de uma revolução musical, abrindo caminho para novas possibilidades e influenciando toda uma geração de músicos.

Sua música e sua atitude desafiadora continuam a ecoar nas mentes dos amantes do rock psicodélico.