29 junho 2023

THE CRICKETS

The Crickets definiu o modelo de banda com guitarra-baixo-bateria


The Crickets foi uma banda de rock and roll formada em Lubbock, Texas, pelo cantor e compositor Buddy Holly em janeiro de 1957.

Eles foram responsáveis por alguns dos maiores sucessos do gênero, como “That'll Be the Day”, “Peggy Sue” e “Oh, Boy!”.

Além disso, eles ajudaram a definir o modelo de banda de rock, com uma formação de guitarra-baixo-bateria e tocando suas próprias canções.


The Crickets, banda formada por Buddy Holly em 1957, eles definiram o modelo de banda de Rock’n’Roll, com uma formação de guitarra-baixo-bateria.


A formação e o sucesso inicial


Buddy Holly já vinha fazendo gravações de demo com amigos músicos desde 1954. Sonny Curtis, Jerry Allison e Larry Welborn participaram dessas sessões.

Em 1956, a banda de Holly, então chamada informalmente de Buddy and the Two Tones (Holly com Sonny Curtis e Don Guess), gravou um álbum de rockabilly em Nashville, Tennessee, para a Decca.

Os discos não foram muito bem-sucedidos, e a banda só alcançou o sucesso financeiro em 1957, quando o produtor e engenheiro de som Norman Petty gravou as sessões de Holly em Clovis, Novo México.

Foi nessa época que Holly decidiu formar uma nova banda, chamada The Crickets, com Jerry Allison na bateria, Joe B. Mauldin no baixo e Niki Sullivan na guitarra rítmica.

O nome foi inspirado por um inseto que apareceu no estúdio durante uma gravação. A primeira música que eles gravaram foi “That'll Be the Day”, que se tornou um grande sucesso nas paradas americanas e britânicas. O single foi lançado em maio de 1957 pela Brunswick Records, um selo subsidiário da Decca.


the-crickets-the-chirping-crickets


A ascensão e a queda


The Crickets logo se tornaram uma das bandas mais populares do rock and roll, com uma série de hits que mostravam o talento de Holly como compositor e guitarrista.

Eles também se destacavam pela harmonia vocal e pelo estilo inovador de tocar. Algumas das canções mais famosas da banda são “Peggy Sue”, “Maybe Baby”, “Rave On” e “It's So Easy”.

The Crickets exerceram uma profunda influência na música rock, inspirando bandas como The Beatles, The Rolling Stones e The Hollies.

Eles foram uma das primeiras bandas a fazer turnês internacionais, se apresentando na Austrália, no Reino Unido e no Canadá.

Eles também participaram de programas de televisão famosos, como The Ed Sullivan Show, em 1º de dezembro de 1957.

No entanto, a trajetória da banda foi interrompida pela trágica morte de Buddy Holly em 3 de fevereiro de 1959, em um acidente aéreo que também vitimou Ritchie Valens e The Big Bopper.

Holly estava em turnê com os dois cantores e havia alugado um avião para chegar mais rápido ao próximo destino. O piloto perdeu o controle da aeronave em meio a uma tempestade de neve e caiu em um campo perto de Clear Lake, Iowa.


the-crickets-please-dont-ever-change-1961-1962


Discografia


A discografia da banda The Crickets é composta por 15 álbuns de estúdio, 20 álbuns de compilação, 18 EPs e 32 singles.

O primeiro álbum da banda foi The “Chirping” Crickets, lançado em novembro de 1957 pela Brunswick Records. O último álbum foi About Time Too!, lançado em setembro de 2005 pela Rollercoaster Records.


Algumas das músicas dos The Crickets foram regravadas por outros artistas ou bandas, como:


“That’ll Be the Day” por The Beatles, Linda Ronstadt, Modest Mouse e James Taylor.

“Not Fade Away” por The Rolling Stones, Grateful Dead, Rush e Tom Petty.

“Maybe Baby” por The Hollies, Paul McCartney, The Everly Brothers e Justin Townes Earle.

“I Fought the Law” por The Bobby Fuller Four, The Clash, Green Day e Bruce Springsteen.

“Love Is All Around” por Sonny Curtis, Wet Wet Wet, R.E.M. e Joan Jett.


the-crickets-with-buddy-holly-cover-to-cover


A continuidade e as carreiras solo


Após a morte de Holly, os outros membros de The Crickets decidiram continuar a banda com diferentes vocalistas e guitarristas.

Entre eles estavam Earl Sinks, Jerry Naylor, Sonny Curtis, Tommy Allsup, Glen Hardin e Waylon Jennings.

Eles continuaram a gravar e a fazer shows até os anos 2000, com algumas pausas e mudanças na formação. Eles também colaboraram com outros artistas, como Bobby Vee, Bobby Fuller e Paul McCartney.

Os integrantes originais da banda também seguiram carreiras solo, com destaque para Sonny Curtis, que compôs sucessos como “I Fought the Law” e “Love Is All Around”.

Jerry Allison se tornou um renomado baterista de estúdio, trabalhando com artistas como Johnny Cash, Roy Orbison e Elvis Presley.

Joe B. Mauldin se dedicou à engenharia de som e à produção musical.

Niki Sullivan se afastou da música por um tempo, mas voltou a tocar nos anos 80.

The Crickets entraram para o Rock and Roll Hall of Fame em 2012, como uma das primeiras bandas a serem reconhecidas pela instituição.

Eles também foram incluídos no Musicians Hall of Fame and Museum em 2008 e no Vocal Group Hall of Fame em 2004.

Os The Crickets são considerados um dos grupos mais importantes e influentes da história do rock and roll.