22 junho 2023

BREAD

A história do Bread: Sucesso, conflitos e o legado do soft-rock


Formada em 1961 por David Gates e Jimmy Griffin, o grupo inicialmente atuava apenas como uma banda de estúdio.

No entanto, o sucesso repentino de seu álbum de estreia, "Bread", em 1969, levou-os aos palcos dos Estados Unidos. Com hits como "Make It with You", "If", "Everything I Own" e outros, o Bread conquistou as paradas norte-americanas com seu som de fácil assimilação.

Mas os conflitos internos levaram ao fim da banda em 1973. Vamos explorar essa jornada musical e descobrir como o Bread deixou sua marca na história do rock.


Conheça a história do Bread, uma banda de soft-rock que conquistou as paradas com hits como "Make It with You" e "Everything I Own".


Os primórdios e a ascensão


No início dos anos 1960, David Gates e Jimmy Griffin se encontraram e formaram o Bread. Com a adição de Robb Royer e, posteriormente, do baterista Mike Botts, o grupo começou a se apresentar nos bares de Los Angeles.

A gravadora Warner/Elektra os contratou inicialmente como uma banda de estúdio, mas o sucesso inesperado de seu primeiro álbum, "Bread", lançado em 1969, mudou tudo.

O single "Make It with You" atingiu o topo da parada norte-americana da Billboard em 1970, impulsionando a banda para o cenário musical.


A história do Bread: álbum Bread


O soft-rock que conquistou o mundo


Com uma mistura cativante de baladas suaves e arranjos melódicos, o Bread cativou o público com sua abordagem acessível ao rock. Hits como "If", "Everything I Own", "Baby I'm-A Want You", "Guitar Man", "Diary" e "Aubrey" escalaram as paradas norte-americanas e tornaram-se clássicos instantâneos.

A música do Bread transmitia uma sensação de conforto e familiaridade, tocando os corações dos ouvintes. Seu som era a trilha sonora perfeita para a era do rádio AM e conquistou uma base de fãs leais em todo o mundo.


A história do Bread: Álbum Guitar Man


Conflitos e o fim da banda


Embora o Bread tenha experimentado um sucesso estrondoso, problemas internos começaram a surgir entre David Gates e Jimmy Griffin.;

O conflito de egos e divergências musicais levaram à separação da banda em 1973. Após o fim, cada membro seguiu caminhos individuais na música, mas o legado do Bread já estava estabelecido.


O retorno triunfal e o último álbum


Após três anos de separação, os membros originais do Bread se reuniram para lançar um último álbum em 1976, intitulado "Lost Without Your Love".

Esse trabalho recebeu uma resposta calorosa da crítica e dos fãs, provando que a magia do Bread ainda estava viva.

Embora tenha sido o último suspiro da banda, o álbum reafirmou sua habilidade de criar melodias irresistíveis e letras emotivas.

Mesmo após o fim definitivo do Bread, sua música continua a tocar as almas dos fãs e a influenciar gerações posteriores de artistas.


A história do Bread: Lost Without Your Love


Carreiras solo, colaborações e legado


Após o término do Bread, cada membro seguiu caminhos individuais na música. David Gates lançou uma bem-sucedida carreira solo, com singles como "Goodbye Girl" e "Took the Last Train".

Jimmy Griffin também embarcou em uma carreira solo, com destaque para a canção "Don't Let Him Take Your Love from Me". Além de suas carreiras solo, os membros do Bread também colaboraram com outros artistas renomados.

David Gates, por exemplo, sua música "Everything I Own" foi gravada por diversos artistas, entre os quais Shirley Bassey, The Connells, Jack Jones, Ken Boothe, Olivia Newton-John, Georgie Fame, Boy George, NSYNC, Jude, Rod Stewart, Aiza Seguerra, Crystal Gayle, Nicole Scherzinger e Chrissie Hynde.