24 junho 2023

ARGENT

Argent foi uma banda de rock progressivo que marcou uma época


Argent foi uma banda de rock progressivo fundada em 1969 pelo tecladista Rod Argent, ex-membro dos Zombies.

A banda se destacou pelo seu som pesado, letras complexas e melodias cativantes, conquistando três sucessos no Reino Unido: "Hold Your Head Up", "Tragedy" e "God Gave Rock and Roll to You".

Neste post, vamos revisar a trajetória dessa banda que influenciou muitos artistas posteriores.


Uma revisão da história do Argent, uma banda de rock progressivo que teve sucessos como "Hold Your Head Up" e "God Gave Rock and Roll to You".


O Início do do Argent


Rod Argent formou o Argent logo quando sua antiga banda, os Zombies, estava fazendo sucesso mundial com a música "Time of the Season" em 1969.

Argent havia desfrutado do sucesso com os Zombies, mas queria que seu novo projeto fizesse parte da cena do rock progressivo que estava surgindo naquela época.

Para isso, ele recrutou o baixista Jim Rodford, o baterista Bob Henrit e o guitarrista e vocalista Russ Ballard. Os quatro compartilhavam os vocais, mas Argent e Ballard eram os principais compositores.

O primeiro álbum da banda, Argent, foi bem recebido pela crítica, embora não tenha tido um grande impacto comercial. No entanto, ele continha a música "Liar", que foi regravada com sucesso pelo Three Dog Night.

O segundo álbum, Ring of Hands, foi lançado em 1971 e teve um pequeno sucesso com "Sweet Mary". Mas o grande salto veio com o terceiro álbum, All Together Now, lançado em 1972.


Álbum argent-ring-of-hands Argente: uma banda de rock progressivo que marcou uma época


Esse disco continha a música que os tornaria famosos: "Hold Your Head Up", uma canção de mais de seis minutos que se tornou um classico do rock progressivo e alcançou a quinta posição nas paradas britânicas e a terceira posição nas paradas americanas.





O auge e a queda do Argent


Após o sucesso de "Hold Your Head Up", o Argent se estabeleceu como uma das bandas mais importantes do rock progressivo.

Seu próximo álbum, In Deep, foi lançado em 1973 e continha duas músicas que também se tornaram populares: "God Gave Rock and Roll to You" e "It's Only Money".

A primeira foi posteriormente regravada pelo Kiss e a segunda pelo Iron Maiden. O quinto álbum, Nexus, foi lançado em 1974 e mostrou um predomínio da composição de Rod Argent sobre a de Ballard, que contribuiu apenas com três músicas das nove do álbum.

A música central do álbum era "The Coming of Kohoutek", inspirada no cometa de mesmo nome que apareceu naquele ano.

No entanto, Ballard não estava satisfeito com o rumo que a banda estava tomando e decidiu deixá-la após o lançamento do Nexus para seguir carreira solo.

Sua saída foi seguida pelo lançamento do álbum ao vivo "Encore", que teve uma qualidade de som ruim. A banda se reorganizou como um quinteto com a adição do jovem guitarrista virtuoso John Grimaldi e do guitarrista e vocalista John Verity.

Os dois últimos álbuns da banda, Circus e Counterpoints, foram lançados em 1975 e não tiveram uma boa recepção nem vendas. A banda se dissolveu no mesmo ano, após a saída de Grimaldi.



Álbum argent-in-deep Argente: uma banda de rock progressivo que marcou uma época


As carreiras solo dos membros originais


Após a separação do Argent, seus membros originais seguiram envolvidos com a música em diferentes projetos.

Rod Argent dedicou-se à produção de discos para outros artistas, como Tanita Tikaram e Nanci Griffith. Ele também fez parte da banda The Kinks por um tempo e colaborou com seu ex-companheiro dos Zombies, Colin Blunstone, em vários discos.

Em 2004, ele se reuniu com Blunstone e outros membros originais dos Zombies para uma turnê comemorativa do 40º aniversário do álbum "Odessey and Oracle".

Russ Ballard teve uma carreira solo bem-sucedida e também como compositor para outros artistas. Algumas de suas músicas foram gravadas por bandas como Rainbow, Kiss, Santana, America e Hot Chocolate.

Ele também produziu discos do Roger Daltrey, John Waite e Frida, entre outros. Em 2015, ele lançou seu último álbum até o momento, "It's Good to Be Here".

Jim Rodford juntou-se à banda The Kinks em 1978 e permaneceu nela até sua dissolução em 1996. Ele também fez parte da banda The Swinging Blue Jeans e da reencarnação dos Zombies ao lado de Rod Argent e Colin Blunstone. Jim faleceu em 2018, aos 76 anos, depois de cair de uma escada.

Bob Henrit também se juntou ao The Kinks em 1984 e esteve com eles até o fim. Antes disso, ele tocou com bandas como Unit 4 + 2, The Roulettes e Argent.

Ele também colaborou com artistas como Leo Sayer, Ian Matthews e Don McLean. Atualmente, ele continua tocando com os Zombies.