26 junho 2023

GRASS ROOTS

Grass Roots: a banda americana que marcou o rock dos anos 60 e 70


Você já ouviu falar de Grass Roots? Essa foi uma das bandas mais populares e influentes do rock americano nas décadas de 60 e 70.

Com um som que misturava folk, pop e psicodelia, eles conquistaram milhões de fãs com suas melodias contagiantes e letras engajadas. Neste post, contaremos um pouco da história dessa banda que marcou gerações e deixou um legado para a música.


Grass Roots: a banda americana que marcou o rock dos anos 60 e 70, o álbum More Golden Grass reuniu os maiores sucessos da banda


Como surgiu a banda Grass Roots?


A origem da banda Grass Roots remonta ao ano de 1965, quando o produtor musical Lou Adler decidiu criar um grupo para gravar as canções dos compositores P.F. Sloan e Steve Barri.

Ele contratou alguns músicos de estúdio e lançou o primeiro single, “Where Were You When I Needed You”, que fez um sucesso moderado nas rádios.

No entanto, Adler queria que a banda tivesse uma identidade própria e uma presença no palco, por isso ele procurou por um grupo que assumisse o nome e o repertório de Grass Roots.

Foi assim que ele encontrou os Bedouins, uma banda formada por Rob Grill (vocal e baixo), Warren Entner (guitarra e vocal), Creed Bratton (guitarra) e Rick Coonce (bateria).

Eles aceitaram a proposta de Adler e se tornaram os novos Grass Roots. A partir daí, eles começaram a gravar os discos produzidos por Sloan e Barri, mas também a compor suas próprias músicas e a desenvolver seu estilo.


Quais foram os principais sucessos da banda Grass Roots?


A banda Grass Roots teve uma carreira prolífica e consistente, lançando 16 álbuns de estúdio e 29 singles entre 1966 e 1975.

Eles venderam mais de 20 milhões de discos e tiveram 14 canções no top 40 da Billboard Hot 100, sendo sete delas no top 10. Alguns dos seus maiores sucessos foram:


greatest-hits Grass Roots: a banda que marcou o rock dos anos 60 e 70


Let's Live for Today (1967): uma música que fala sobre aproveitar o momento presente, sem se preocupar com o futuro ou o passado. Foi um hino da contracultura e da juventude da época.

Midnight Confessions (1968): uma balada romântica que narra a angústia de um homem apaixonado por uma mulher casada. Foi a música mais bem colocada da banda na parada americana, chegando ao quinto lugar.

I'd Wait a Million Years (1969): outra canção de amor, desta vez mais otimista e esperançosa. Foi o primeiro single do álbum Leaving It All Behind, que marcou uma mudança na sonoridade da banda, com mais influência do soul e do R&B.

Temptation Eyes (1971): uma faixa animada e dançante, que destaca o poder de sedução de uma mulher com olhos tentadores. Foi o segundo single do álbum More Golden Grass, que reuniu os maiores sucessos da banda até então.

Sooner or Later (1971): uma música que fala sobre a inevitabilidade do fim de um relacionamento. Foi o primeiro single do álbum Move Along, que mostrou uma faceta mais madura e sofisticada da banda.


Sooner or Later (1971) Grass Roots: a banda que marcou o rock dos anos 60 e 70


Como foi a trajetória dos integrantes originais da banda Grass Roots?


A formação original da banda Grass Roots durou até 1972, quando Creed Bratton saiu por divergências artísticas.

Ele foi substituído por Terry Furlong, que depois foi substituído por Brian Nabumetona.

Em 1974, Rick Coonce também deixou a banda, sendo substituído por Joel Larson. Em 1975, Rob Grill decidiu encerrar as atividades da banda para se dedicar à sua carreira solo.

Os integrantes originais da banda Grass Roots seguiram caminhos diferentes após o fim do grupo.

Rob Grill lançou dois álbuns solo nos anos 70, mas não obteve muito sucesso. Ele continuou se apresentando com diferentes formações de Grass Roots até sua morte em 2011.

Warren Entner se tornou um empresário musical, trabalhando com bandas como Quiet Riot, Faith No More e Rage Against the Machine.

Creed Bratton se dedicou à sua carreira de ator, ficando famoso por interpretar uma versão fictícia de si na série de comédia The Office.

Rick Coonce se mudou para o Canadá e se envolveu com projetos ecológicos, até falecer em 2011.


grass-roots-abc-dunhill Grass Roots: a banda que marcou o rock dos anos 60 e 70


Grass Roots: a banda que marcou o rock dos anos 60 e 70


Neste post, você conheceu um pouco da história da banda Grass Roots, que foi uma das mais populares e influentes do rock americano nas décadas de 60 e 70.

Com um som que misturava folk, pop e psicodelia, eles conquistaram milhões de fãs com suas melodias contagiantes e letras engajadas.

Você também viu quais foram os principais sucessos da banda e como foi a trajetória dos integrantes originais após o fim do grupo.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo. Visite o perfil da banda no Facebook Grass Roots.

E se você quer saber mais sobre outras bandas de rock, continue acompanhando o nosso blog.