08 junho 2023

THE ZOMBIES no Studio Abbey Road

O álbum Odessey and Oracle foi gravado no estúdio Abbey Road

The Zombies foi uma banda britânica de rock dos anos 60


Novas Fronteiras da Gravação: Beatles e Zombies


Ano: 1967


A revolução musical estava em curso quando os Beatles decidiram quebrar paradigmas e explorar novos horizontes na gravação de seu icônico álbum, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

A busca pela inovação os levou além do simples uso de gravadores de 4 trilhas. Determinados a alcançar um som único e revolucionário, eles ousaram pedir aos técnicos do Studio Abbey Road para montar uma configuração inovadora: oito gravadores de 4 trilhas interligados em série.

Justamente quando os Fab Four concluíam as gravações do Sgt. Pepper's, um evento notável ocorreu no Studio Abbey Road.

Os integrantes da banda The Zombies, Rod Argent (tecladista) e Chris White (baixista), tiveram a oportunidade de presenciar essa técnica de gravação vanguardista.

O impacto foi avassalador, e eles ficaram absolutamente entusiasmados, clamando pela chance de utilizar as mesmas técnicas pioneiras empregadas pelos Beatles.

Aproveitando a atmosfera criativa, os músicos do The Zombies tiveram a sorte de utilizar também os instrumentos deixados pelos Beatles no estúdio.

Entre esses equipamentos, estava o lendário Mellotron, utilizado na gravação de "Strawberry Fields Forever".

Assim, com toda sua criatividade, Rod Argent gravou os teclados do The Zombies utilizando, pela primeira vez, o Mellotron.


Álbum "Odessey and Oracle"


Foi assim que nasceu o álbum "Odessey and Oracle", lançado em 1968. Com sua sonoridade inovadora, o disco se tornou uma obra-prima do movimento psicodélico, contendo um dos grandes singles da época: "Time Of The Season".

"Odessey and Oracle" provou que a busca pela experimentação e o rompimento com as convenções podem gerar verdadeiras obras-primas da música.

A influência dos Beatles se espalhou por todo o cenário musical da época, abrindo caminhos para novas possibilidades sonoras e estilos inovadores.

E assim, graças às visões pioneiras dos Beatles e ao contágio criativo proporcionado pela sua técnica de gravação revolucionária, o legado musical foi enriquecido com um disco que continua a encantar e inspirar audiências até os dias de hoje.

Um marco indelével na história da música.