30 junho 2023

THE BOX TOPS

The Box Tops, banda americana que marcou o soul rock dos anos 60


The Box Tops é uma banda americana que ficou famosa pela música “The Letter”, originários de Memphis, Tennessee, seus integrantes eram filhos de músicos e de profissionais do meio artístico.

O estilo musical da banda foi criado baseado na mistura do soul, pop e do rock. As músicas da banda são da parceria dos seus produtores Dan Penn, Spooner Oldham e Chips Moman, que se inspiraram em James & Bobby Purify e Clifford Curry.

As músicas “Cry Like a Baby” “Choo Choo Train” e “Soul Deep” fizeram eles serem considerados um dos principais grupos de soul rock da época.

No post, exploraremos um pouco mais sobre a história, o estilo e a influência dos The Box Tops na música.


Conheça os The Box Tops, a banda de soul rock que fez sucesso nos anos 60 com hits como "The Letter" e "Cry Like a Baby".


A origem dos The Box Tops


Os The Box Tops começaram como The Devilles, tocando em Memphis. Em sua formação, em janeiro de 1967, o grupo era composto pelo membro fundador Danny Smythe, por John Evans, Alex Chilton, Bill Cunningham e Gary Talley.

Bill era filho do artista da Sun Records Buddy Blake Cunningham e irmão de B.B. Cunningham Jr., vocalista do grupo dos anos 60 The Hombres, que sem dúvida os auxiliou a transitarem pelo meio musical.

Eles logo mudaram seu nome para The Box Tops para evitar confusão com outra banda que gravava na época, The DeVilles de Nova York.


O sucesso internacional com “The Letter”


Como The Box Tops, eles entraram no estúdio sob a orientação do produtor Dan Penn para gravar a música “The Letter”, escrita por Wayne Carson Thompson.

Apesar de ter menos de dois minutos de duração, o disco foi um sucesso internacional em setembro de 1967, alcançando a primeira posição da Hot 100 por quatro semanas, vendendo mais de quatro milhões de cópias, ganhando um disco de ouro e recebendo duas indicações ao Grammy.

No período de 20 a 27 de outubro de 1967, “The Letter” e “Let It Out (Let It All Hang Out)” dos The Hombres estavam em 1-2 na WLS (AM) Silver Dollar Survey, marcando uma rara competição envolvendo dois irmãos da mesma família (os irmãos Cunningham), cada um em um diferente grupo do top 40.

A banda seguiu “The Letter” com “Neon Rainbow”, outra música escrita por Thompson e produzida por Penn.


The-Box-Tops-The-Letter-Neo-Rainbow


O estilo musical e a influência dos The Box Tops


A música dos The Box Tops combinava elementos da música soul e do pop. Seus discos são exemplos primorosos dos estilos popularizados por Moman e Penn no American Sound Studio em Memphis.

Muitos dos seus hits menos conhecidos do top 40, incluindo “Neon Rainbow”, “I Met Her in Church” e “Sweet Cream Ladies, Forward March”, são considerados clássicos menores.

Como o crítico de rock Lester Bangs escreveu em uma resenha do álbum Super Hits do grupo: “Uma música como 'Soul Deep' é óbvia o suficiente, um som comercial patenteado, mas dentro dessas restrições ela comunica com uma profundidade e sinceridade de sentimento que prende a atenção e te faz voltar muitas vezes”.


Discografia


A discografia dos The Box Tops consiste em quatro álbuns de estúdio, um álbum ao vivo, uma coletânea e vários singles. Os álbuns de estúdio são:

- The Letter/Neon Rainbow (1967): o primeiro álbum da banda, que contém os sucessos "The Letter" e "Neon Rainbow", além de covers de músicas soul e pop.

- Cry Like a Baby (1968): o segundo álbum da banda, que contém o hit "Cry Like a Baby", além de outras músicas escritas pelos produtores Dan Penn e Spooner Oldham.

- Non Stop (1968): o terceiro álbum da banda, que contém os singles "Choo Choo Train" e "I Met Her in Church", além de uma versão de "A Whiter Shade of Pale" do Procol Harum.

- Dimensions (1969): o quarto e último álbum da banda, que contém os singles "Soul Deep" e "Sweet Cream Ladies, Forward March", além de uma versão de "I Shall Be Released" de Bob Dylan.


the-box-tops-cry-like-baby


O álbum ao vivo

- Tear Off! (1998): um álbum gravado em 1997 na França, que contém músicas dos quatro álbuns de estúdio e algumas músicas solo de Alex Chilton. ²


A coletânea

- Super Hits (1970): uma coletânea que reúne os maiores sucessos da banda, incluindo "The Letter", "Cry Like a Baby", "Neon Rainbow" e "Soul Deep". ³


Os singles

- The Letter / Happy Times (1967)

- Neon Rainbow / Everything I Am (1967)

- Cry Like a Baby / The Door You Closed to Me (1968)

- Choo Choo Train / Fields of Clover (1968)

- I Met Her in Church / People Gonna Talk (1968)

- Sweet Cream Ladies, Forward March / I See Only Sunshine (1969)

- Soul Deep / (The) Happy Song (1969)

- Turn On a Dream / Together (1970)

- You Keep Tightening Up on Me / Come On Honey (1970)


the-box-tops-super-hits


As carreiras solo dos integrantes originais da banda


Os The Box Tops se separaram em 1970, após uma série de desentendimentos com os produtores e a gravadora.

Alguns dos integrantes originais da banda seguiram carreiras solo ou se juntaram a outros grupos.

O vocalista Alex Chilton foi o mais bem-sucedido deles, liderando a banda de power pop Big Star e lançando uma carreira como artista solo, durante a qual ele ocasionalmente interpretou músicas que ele havia cantado com os The Box Tops.

Chilton também foi uma grande influência para bandas como R.E.M., The Replacements e Teenage Fanclub.

O baixista Bill Cunningham se tornou advogado e professor universitário, mas continuou tocando música ocasionalmente.

O guitarrista Gary Talley se tornou um músico de estúdio e professor de guitarra, trabalhando com artistas como Waylon Jennings, Tammy Wynette e Billy Lee Riley.

O baterista Danny Smythe se tornou um artista gráfico e designer, mas também continuou tocando bateria em bandas locais.

O guitarrista e tecladista John Evans se mudou para Nova York e trabalhou como engenheiro de som e produtor, colaborando com artistas como Iggy Pop, Patti Smith e Suzanne Vega.