28 janeiro 2024

Måneskin

Måneskin: O Hard Rock Italiano que Conquistou Corações e Palcos


Måneskin: O Hard Rock Italiano que Conquistou Corações e Palcos


Olá, amantes do bom e velho rock! Hoje, levo vocês a uma viagem musical pelos vibrantes acordes da banda italiana Måneskin.

Formada em 2016, essa galera de Roma conquistou não apenas os palcos do Factor X, mas também os corações dos fãs de hard rock em todo o mundo.

Preparem-se para conhecer a história fascinante dessa banda que está revolucionando o cenário musical.


O Surgimento no Factor X


Em 2016, quatro jovens talentosos decidiram unir forças e formar a Måneskin. A palavra, que significa “luz da lua” em dinamarquês, provou ser mais do que um simples nome, tornou-se uma promessa de brilhar intensamente no universo do hard rock.

Sua grande chance chegou na 11.ª edição do Factor X italiano, onde mesmo garantindo o segundo lugar, Måneskin ganhou mais do que um troféu, ganhou a atenção da Sony Music.

Mas você sabia que eles não foram a primeira escolha dos jurados? Eles só entraram no programa depois que outra banda desistiu na última hora.


Contrato com a Sony Music


Ficar em segundo lugar não impediu Måneskin de se tornar uma sensação. Com uma energia inegável e um som que transcende as fronteiras, a banda assinou um contrato com a gigante da indústria musical, a Sony Music.

Essa virada do destino foi apenas o começo de uma jornada épica. Com o apoio da gravadora, eles lançaram vários singles de sucesso, como “Torna a casa”, “Le parole lontane” e “Zitti e buoni”, que se tornou o hino da sua vitória no Eurovision.



maneskin-album-chosen


Chosen: O Debut Explosivo


Em 2017, Måneskin lançou seu primeiro álbum, “Chosen”. Esse título não poderia ser mais apropriado, já que o álbum foi verdadeiramente escolhido pelos fãs e críticos como uma obra-prima.

Repleto de riffs eletrizantes, vocais poderosos e uma energia contagiante, “Chosen” estabeleceu Måneskin como uma força a ser reconhecida no cenário do hard rock.

O álbum inclui covers de canções famosas, como “Beggin'” do The Four Seasons, “Let's Get It Started” do Black Eyed Peas e “Somebody Told Me” do The Killers, mostrando a versatilidade e o talento da banda.


Influências do Måneskin


A banda de rock italiana Måneskin tem influências de vários artistas e gêneros musicais.

Eles se inspiram no rock clássico de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e The Rolling Stones, mas também incorporam elementos do rock alternativo, indie e glam rock de artistas como David Bowie, Arctic Monkeys e Harry Styles.

Eles também bebem da fonte do rock italiano dos anos 1980 e 90, de bandas como Marlene Kuntz, Verdena e Afterhours.

Além disso, eles cantam tanto em italiano quanto em inglês, mostrando sua versatilidade e capacidade de se comunicar com diferentes públicos.

Måneskin é uma banda que mistura o passado e o presente do rock, criando uma sonoridade única e poderosa.


A Sonoridade Única de Måneskin


O que faz Måneskin se destacar no mundo do hard rock? É a mistura ousada de elementos clássicos e contemporâneos.

Suas músicas incorporam a paixão do rock clássico, mas com um toque moderno que ressoa com a juventude atual.

Os vocais intensos de Damiano David, a habilidade ardente de Thomas Raggi na guitarra, Victoria De Angelis no baixo e Ethan Torchio na bateria criam uma sinergia única que cativa os ouvintes.

Além disso, eles cantam tanto em italiano quanto em inglês, demonstrando sua fluência e sua capacidade de se comunicar com diferentes públicos.



maneskin-album-il-ballo-della-vita


O Impacto Internacional


Seu sucesso não ficou restrito às fronteiras italianas. Måneskin conquistou os corações de fãs em todo o mundo, tornando-se uma sensação global.

Festivais, arenas lotadas e prêmios prestigiosos, eles conquistaram tudo. A música transcende barreiras linguísticas, e Måneskin é a prova viva de que o rock ainda tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas e origens.

Em 2021, eles venceram o Festival de Sanremo, o maior evento musical da Itália, e o Eurovision Song Contest, a maior competição musical da Europa, com a canção “Zitti e buoni”, que significa “Calem-se e sejam bons” em português.

Eles foram a primeira banda de rock a vencer o Eurovision, e a primeira representante da Itália a vencer desde 1990.


Discografia da Måneskin


A discografia da banda Måneskin é composta por três álbuns de estúdio, dois EPs e dezessete singles. 

Eles começaram sua carreira em 2016, participando do Factor X italiano, e desde então se tornaram uma sensação mundial, vencendo o Festival de Sanremo e o Eurovision Song Contest em 2021. Seus álbuns são:

Chosen (2017): o primeiro EP da banda, que inclui covers de canções famosas, como “Beggin'” do The Four Seasons, “Let's Get It Started” do Black Eyed Peas e “Somebody Told Me” do The Killers.

Il ballo della vita (2018): o primeiro álbum de estúdio da banda, que contém sucessos como “Torna a casa”, “L'altra dimensione” e “Morirò da re”.

Teatro d'ira: Vol. I (2021): o segundo álbum de estúdio da banda, que apresenta a canção “Zitti e buoni”, com a qual eles venceram o Festival de Sanremo e o Eurovision Song Contest.

Rush! (2023): o terceiro álbum de estúdio da banda, que inclui os singles “Honey (Are u Coming?)”, “Gossip (feat. Tom Morello)” e “Supermodel”.

Música mais Famosa do Måneskin

A música mais famosa de Måneskin é “Beggin'”, um cover da canção original do The Four Seasons. 

Essa música alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais de vários países, como Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Brasil.

Ela também foi a música de rock mais ouvida no Spotify na última semana, com mais de 100 milhões de streams. “Beggin'” é uma música que mostra a versatilidade e o talento da banda, que mistura elementos do rock clássico e do rock moderno. Você pode ouvir essa música no YouTube ou no Spotify.



maneskin-album-teatro-d'ira-vol1


O Estilo Único de Palco


Além da música poderosa, Måneskin também é conhecida por sua presença de palco magnética. 

Performances carregadas de emoção, visual arrojado e uma atitude autêntica fazem de cada show uma experiência inesquecível.

A banda não apenas toca suas músicas, mas as vive, criando uma conexão visceral com o público. Eles também não têm medo de quebrar estereótipos e tabus, expressando sua identidade e sexualidade de forma livre e desafiadora.

Eles usam roupas andróginas, maquiagem, glitter e até mesmo esmalte nas unhas, mostrando que o rock não tem limites nem regras.


Planos do Måneskin


A formação atual da banda Måneskin é a mesma do início de carreira. A banda foi formada em 2016 por Victoria De Angelis (baixo), Thomas Raggi (guitarra), Damiano David (vocal) e Ethan Torchio (bateria), que se conheceram na escola em Roma.

Eles permanecem juntos desde então, sem mudanças na formação. Eles são amigos e parceiros musicais, que compartilham a mesma paixão pelo rock e pela arte.

Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, a banda Måneskin fará uma pausa em 2024 para se dedicarem a projetos solos, mas não se trata de uma ruptura definitiva.

O vocalista Damiano David já afirmou que considera a possibilidade de fazer um projeto solo, mas que não pretende abandonar a banda nem os amigos que o apoiaram.

Os outros integrantes da banda ainda não revelaram seus planos individuais, mas é provável que eles também explorem novas ideias e estilos musicais.



maneskin-album-rush


Måneskin Garante Volta com Força Total

No entanto, eles garantem que a pausa será temporária e que eles voltarão a se reunir com novas energias e inspirações.

Måneskin é uma banda que valoriza a amizade e a criatividade, e que não tem medo de se reinventar.

Em um mundo onde o rock está sempre se reinventando, Måneskin emerge como uma força indomável. 

Sua jornada desde o Factor X até os grandes palcos é um testemunho do poder da música em transcender barreiras e criar impacto.

Se você ainda não conhece Måneskin, está na hora de mergulhar nesse fenômeno musical que está conquistando o mundo, uma nota poderosa de cada vez. Mantenha o rock vivo, e que a luz da lua continue brilhando intensamente com Måneskin!