31 janeiro 2024

GEORDIE

Geordie: A Força do Rock que Ecoa desde Newcastle até os Anos 70


geordie-album-Don’t-Be-Fooled-by-the-Name-1974


Se há uma época em que o rock britânico se erguia como uma força incontestável, certamente foi na década de 1970.

Nesse cenário efervescente, uma banda única se destacou, originária da vibrante cidade de Newcastle upon Tyne.

Hoje, proponho mergulharmos na história e na potência sonora de Geordie, uma banda que não apenas sobreviveu ao teste do tempo, mas deixou uma marca indelével no universo do rock.

Origens: A Ascensão de Geordie em Newcastle upon Tyne, conhecida por sua rica tradição musical, foi o berço de muitas bandas influentes.

Geordie, formada em 1972, emergiu como uma força a ser reconhecida. A energia pulsante da cidade parece ter se infiltrado nas veias dos membros da banda, moldando sua abordagem única para o rock.

O nome da banda é uma homenagem ao apelido dado aos habitantes de Newcastle, que se orgulham de sua identidade regional e cultural.

As influências musicais de Geordie incluem artistas como Chuck Berry, Little Richard, The Beatles, Jimi Hendrix e Léo Ferré. A banda também foi influenciada pela tradição musical e cultural de Newcastle, sua cidade natal.


Os Rostos por Trás do Som


Brian Johnson e Companhia Brian Johnson, mais tarde famoso por sua participação no AC/DC, liderava o grupo com sua voz poderosa e presença magnética de palco.

Com uma mistura de riffs intensos, solos eletrizantes e letras que ecoavam a essência da juventude da época, Geordie rapidamente conquistou seu espaço no cenário musical britânico.

Além de Johnson, a formação original da banda contava com Vic Malcolm na guitarra, Tom Hill no baixo e Brian Gibson na bateria.


Canções que Definem uma Era


“Don’t Do That” e “Electric Lady” Geordie não era apenas mais uma banda; eles eram os arquitetos de canções que se tornaram hinos de uma geração.

“Don’t Do That” é um exemplo emblemático da intensidade característica da banda, com sua fusão de poderosos acordes de guitarra e a voz inconfundível de Brian Johnson.

Essa foi a primeira música lançada pela banda, em 1972, e alcançou a 32ª posição nas paradas britânicas.

Outra pérola musical que não pode ser ignorada é “Electric Lady”. Uma explosão de energia sonora, essa faixa encapsula perfeitamente o espírito elétrico e rebelde que definia o rock nos anos 70.

Lançada em 1973, a música faz parte do álbum homônimo da banda, que também inclui sucessos como “Black Cat Woman” e “Geordie Stomp”.



geordie-album-Save-the-World-1976


O Poder de Geordie


“All Because of You” e “Can You Do It” A influência de Geordie não se limita apenas ao som estrondoso, mas também às letras cativantes.

“All Because of You” é um mergulho profundo nas águas turbulentas do amor, onde as palavras entrelaçadas com o poder musical da banda criam uma experiência sensorial única.

Essa foi a música de maior sucesso da banda, chegando à 6ª posição nas paradas britânicas em 1973.

“Can You Do It” é outro exemplo de como Geordie combinava habilmente letras provocativas com uma instrumentação imponente.

A habilidade da banda em criar músicas que desafiavam as convenções da época solidificou seu lugar entre os grandes do rock.

Essa música, lançada em 1973, foi usada como tema de abertura do programa de TV britânico Crackerjack.


A Despedida Marcante


“Goodbye Love” Toda grande banda tem sua jornada, e para Geordie, “Goodbye Love” marcou o ponto de virada.

Essa faixa não apenas encerrou um capítulo na história da banda, mas também deixou uma marca indelével nos corações dos fãs.

Uma despedida, mas não um adeus definitivo à influência duradoura de Geordie no mundo do rock. 

Essa música, lançada em 1976, foi a última gravada com Brian Johnson nos vocais, antes de se juntar ao AC/DC em 1980.



geordie-album-Hope-You-Like-It-1973


Discografia e Sucessos de Geordie


Uma Viagem pelo Rock dos Anos 70 Geordie foi uma banda de rock britânica formada em 1972 em Newcastle upon Tyne, que se destacou por seu som potente e sua voz marcante.

Liderada por Brian Johnson, que mais tarde se tornaria o vocalista do AC/DC, a banda lançou cinco álbuns de estúdio e vários singles que entraram nas paradas de sucesso.

Conheceremos um pouco mais sobre a trajetória e as músicas mais famosas de Geordie.

Hope You Like It (1973): O primeiro álbum da banda, lançado pela EMI, trazia canções que misturavam o glam rock e o hard rock, com influências de Chuck Berry, Little Richard e The Beatles.

O álbum contou com quatro singles que fizeram sucesso na Europa: “Don’t Do That”, “All Because of You”, “Can You Do It” e “Electric Lady”.

A faixa-título, “Hope You Like It”, era uma espécie de apresentação da banda, com um refrão que dizia: “We are Geordie, and we play rock and roll”.

Don’t Be Fooled by the Name (1974): O segundo álbum da banda, também lançado pela EMI, mostrava uma evolução no som e na produção de Geordie.

O álbum incluía uma versão de “House of the Rising Sun”, um clássico do folk americano, que ganhou uma roupagem pesada e dramática na voz de Brian Johnson.

Outras faixas que se destacavam eram “Mercenary Man”, “Ten Feet Tall” e “Got to Know”.

Save the World (1976): O terceiro álbum da banda, lançado pela Red Bus, foi o último com a formação original, composta por Brian Johnson, Vic Malcolm, Tom Hill e Brian Gibson.

O álbum tinha um som mais maduro e diversificado, com elementos de blues, soul e pop. O álbum contou com dois singles: “She’s a Teaser” e “Goodbye Love”, este último sendo uma despedida emocionante de Brian Johnson, que deixaria a banda para seguir carreira solo.

No Good Woman (1978): O quarto álbum da banda, lançado pela Neat, foi uma colcha de retalhos, que reunia três faixas inéditas com Brian Johnson e sete faixas gravadas por Vic Malcolm com uma nova formação, que incluía Alan Clark, Dave Ditchburn, Frank Gibbon e George Defty.

O álbum não teve nenhum single de sucesso, mas trazia algumas músicas interessantes, como “No Good Woman”, “Wonder Song” e “Give It All You Got”.

No Sweat (1983): O quinto e último álbum da banda, lançado pela Neat, foi gravado por uma nova formação, que contava com Rob Turnbull, David Stephenson, Tom Hill e Brian Gibson.

O álbum tinha um som mais comercial e pop, com influências do new wave e do synth-pop.

O álbum teve dois singles: “Nutbush City Limits”, uma versão de um sucesso de Ike & Tina Turner, e “She’s a Lady”, uma música original da banda.

O álbum não teve muito impacto, e a banda se desfez logo depois.



geordie-album-No-Sweat-1983


O Legado de Geordie


Uma Reverência aos Anos 70 Enquanto os anos 70 desaparecem no espelho retrovisor da história, o legado de Geordie continua a ressoar.

Sua música não apenas resistiu ao teste do tempo, mas também serviu de inspiração para gerações subsequentes de músicos e fãs de rock.

Geordie compartilhou palcos com nomes consagrados do rock, como Thin Lizzy e Nazareth.

A participação de Brian Johnson no AC/DC trouxe uma nova atenção ao catálogo da banda, que foi relançado e remasterizado ao longo dos anos.

Além disso, a banda se reuniu em diferentes formações, com novos integrantes e novas músicas, mantendo vivo o espírito de Geordie.



geordie-the-house-of-the-rising-sun


O Eco Perene de Geordie no Universo do Rock


Em resumo, Geordie não foi apenas uma banda de rock britânica; eles foram arquitetos sonoros que moldaram uma era.

Com hits memoráveis como “Don’t Do That”, “All Because of You”, “Can You Do It”, “Electric Lady” e “Goodbye Love”, a contribuição dessa banda única é imortal.

Então, se você ainda não explorou o som potente de Geordie, está na hora de embarcar nessa viagem musical que transcende décadas.

Prepare-se para ser envolvido pela magia do rock dos anos 70, cortesia de Geordie!