06 dezembro 2023

THE CULT

Do Sul à Eternidade: A Jornada de The Cult pelo Mundo do Rock




Do Southern Death Cult a The Cult: Uma Evolução Sônica


E aí, amantes do bom e velho rock'n'roll!

Hoje levarei vocês a uma viagem pelo tempo e espaço do mundo do rock britânico, explorando a incrível jornada da banda que passou por diversas metamorfoses antes de se estabelecer definitivamente como “The Cult”.

Preparem-se para embarcar nessa jornada sônica comigo!



A Formação e as Mudanças de Nome: Uma Saga Rock'n'Roll


Tudo começou em 1981, quando a Southern Death Cult emergiu das sombras, liderada pelo carismático vocalista Ian Astbury.

Mas, como na natureza do rock, a banda passou por algumas mudanças de nome antes de encontrar sua identidade.

A banda foi formada em 1981, em Bradford, Yorkshire, com uma formação de Ian Astbury (vocal), David “Buzz” Burrows (guitarra), Barry Jepson (baixo) e Haq Nawaz “Aky” Qureshi (bateria).

Southern Death Cult terminou em 1983, e Ian Astbury formou os Death Cult no mesmo ano. No ano seguinte, a banda mudou de nome para The Cult.

The Cult foi sugerido pelo produtor Steve Brown, que trabalhou com a banda no EP Dreamtime.Ele achou que o nome Death Cult era muito sombrio e limitante, e que The Cult era mais simples e abrangente.

O nome Southern Death Cult foi derivado de um antigo termo para o Complexo Cerimonial do Sudeste, uma cultura nativa americana. 

O nome também servia como uma crítica ao desequilíbrio de poder na divisão norte-sul da Inglaterra.

A Southern Death Cult evoluiu para Death Cult e, finalmente, em janeiro de 1984, estabeleceu-se como a icônica banda que conhecemos hoje: The Cult.



Do Sul à Eternidade: A Jornada de The Cult pelo Mundo do Rock The-Cult-album-love


Love, Sonic Temple e Além: Álbuns que Marcaram Época


A partir daí, The Cult lançou uma série de álbuns que deixaram sua marca registrada no cenário do rock. Em 1985, “Love” conquistou corações e mentes com sua mistura única de post-punk e rock gótico.

Em 1989, “Sonic Temple” elevou a banda a novos patamares de sucesso, tornando-se um marco na história do rock.

E, não podemos esquecer de “Beyond Good and Evil” em 2001, que provou que The Cult continuava a desafiar as convenções e a manter sua relevância ao longo dos anos.

O álbum Love foi inspirado pela viagem que Ian Astbury fez à Índia em 1984. Ele ficou fascinado pela cultura e espiritualidade do país, e isso se refletiu nas letras e na sonoridade do disco.

O disco Sonic Temple foi gravado em Vancouver, no Canadá, e contou com a participação especial de Iggy Pop na faixa “New York City”.

Este disco também foi o mais bem-sucedido comercialmente da banda, vendendo mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos.

O álbum Beyond Good and Evil foi o primeiro a contar com o guitarrista Mike Dimkich, que substituiu Billy Duffy temporariamente.

Beyond Good and Evil marcou o retorno do produtor Bob Rock, que havia trabalhado com a banda em Sonic Temple e The Cult.



A Influência Duradoura de The Cult no Mundo do Rock


O legado de The Cult vai muito além de seus álbuns aclamados. A banda influenciou gerações de músicos e continua a ser uma força motriz no mundo do rock.

A voz distintiva de Ian Astbury e a habilidade única da banda em fundir diversos estilos musicais deixaram uma marca profunda e duradoura.



The-Cult-album-Sonic-Temple


Os Altos e Baixos: Uma Carreira Cheia de Desafios e Triunfos


Claro, como em qualquer jornada épica, a carreira de The Cult teve seus altos e baixos. Desde desafios internos até mudanças nas tendências musicais, a banda enfrentou obstáculos, mas sempre emergiu mais forte.

Essa resiliência é parte integrante do que torna The Cult verdadeiramente lendária.

A banda entrou em um hiato entre 1995 e 1999, e nesse período Ian Astbury se juntou à banda The Doors of the 21st Century, que era formada por ex-membros do The Doors.

Ele cantou os clássicos da lendária banda de Jim Morrison, a quem ele sempre admirou.



Formação atual e Discografia


A formação atual da banda The Cult

Ian Astbury: vocalista e líder da banda desde 1983.

Billy Duffy: guitarrista e cofundador da banda desde 1983.

Grant Fitzpatrick: baixista da banda desde 2015.

John Tempesta: baterista da banda desde 2006.

Damon Fox: tecladista e guitarrista da banda desde 2017.

A banda lançou seu 11º álbum de estúdio, Under the Midnight Sun, com a produção de Tom Dalgety. O disco traz uma mistura de rock, psicodelia e elementos eletrônicos.

A discografia de The Cult é composta por 11 álbuns de estúdio, 2 álbuns ao vivo, 5 álbuns de compilação, 31 singles e 3 caixas. O último álbum da banda foi Under the Midnight Sun, lançado em outubro de 2022.

A música mais tocada de The Cult é “She Sells Sanctuary”, lançada em 1985 como o primeiro single do álbum Love.

A canção é considerada um clássico do rock, sendo regravada por vários artistas, como Keane, HIM e The Dandy Warhols.

Ela alcançou o 15º lugar na parada britânica e indicada ao Brit Award de melhor single britânico em 1986.



The-Cult-album-Electric-Peace


O Culto Continua: O Estado Atual da Banda


Ainda hoje, The Cult continua a se apresentar ao redor do mundo, cativando novas audiências e fazendo jus ao seu status de ícone do rock.

A energia vibrante de suas performances ao vivo é testemunho de uma paixão que nunca desapareceu.

O último show da banda The Cult foi em 14 de novembro de 2021, no festival Aftershock, em Sacramento, Califórnia, Estados Unidos.

A banda tocou clássicos como “Fire Woman”, “Love Removal Machine” e “She Sells Sanctuary”.

A banda anunciou novas datas de shows para 2024, que você pode acompanhar as novidades pelo site oficial da banda The Cult.us.



The-Cult-album-the-singles-1984-1995


Celebrando The Cult - Uma Jornada Sem Fim no Mundo do Rock


Em conclusão, a história de The Cult é uma narrativa fascinante de evolução, resiliência e impacto duradouro no mundo do rock.

De suas origens como Southern Death Cult até os palcos globais de hoje, a banda continua a inspirar e a desafiar os limites.

Então, se você ainda não se rendeu ao poder do “Fire Woman” ou à melodia envolvente de “She Sells Sanctuary”, está na hora de entrar para o culto.

O rock nunca soou tão bem!