25 janeiro 2024

COLDPLAY

Coldplay: Uma Jornada Musical Repleta de Histórias e Inovações


Coldplay: Uma Jornada Musical Repleta de Histórias e Inovações


Desde sua formação em 1996, os Coldplay se tornaram ícones do rock britânico.

Vamos embarcar em uma viagem pela incrível jornada musical dessa banda única, com curiosidades que vão desde o significado de “Viva la Vida” até os bastidores dos shows no Brasil.


A Origem: Pectoralz e a Transformação em Starfish


Os alicerces dos Coldplay foram estabelecidos quando Chris Martin e Jonny Buckland se encontraram no University College London.

Juntos, eles formaram o embrião da banda conhecida como Pectoralz. A adição do talentoso baixista Guy Berryman e algumas mudanças de linha culminaram na transição para o nome Starfish.

Uma metamorfose precursora para o que seria uma das bandas mais influentes do século.


O Primeiro Álbum: “Parachutes” e a Explosão no Cenário Musical


A virada aconteceu em 2000 com o lançamento de “Parachutes”. O álbum não apenas definiu só a sonoridade distintiva dos Coldplay, mas também os lançou ao estrelato.

“Yellow” e “Trouble” se tornaram hinos instantâneos, consolidando a banda como uma força a ser reconhecida no cenário musical global.


A Evolução Sonora: “A Rush of Blood to the Head”


Em 2002, a banda nos presenteou com o álbum monumental “A Rush of Blood to the Head”.

Canções como “Clocks” e “The Scientist” demonstraram uma maturidade lírica e musical impressionante.

A pegada melancólica, característica da banda, começou a se firmar, conquistando fãs e críticos.



codplay-album-parachutes


Inovação e Experimentação: “X&Y” e “Viva la Vida”


Os Coldplay continuaram a desafiar as fronteiras do seu som com os álbuns “X&Y” (2005) e “Viva la Vida or Death and All His Friends” (2008).

“Viva la Vida”, além de ser um marco musical, traz referências a obras de arte e fatos históricos, adicionando camadas intrigantes à narrativa da banda.


A Dificuldade de Chris Martin com “The Scientist” e a Fantasia de Elefante em “Paradise”


Nos bastidores, a jornada da banda também teve momentos únicos. Chris Martin enfrentou desafios ao aprender a cantar a letra de “The Scientist”, demonstrando o comprometimento e a paixão pela música. 

Além disso, o clipe de “Paradise” apresentou uma reviravolta divertida com Chris Martin vestido de elefante, sendo não apenas vocalista, mas também roteirista.


Altos e Baixos: “Mylo Xyloto” e “Ghost Stories”


Em 2011, “Mylo Xyloto” trouxe uma mudança significativa no estilo, incorporando elementos de música eletrônica.

Já “Ghost Stories” (2014) trouxe uma vibe mais introspectiva, refletindo experiências pessoais dos membros da banda. Uma fase de altos e baixos que demonstrou a versatilidade artística dos Coldplay.


Curiosidades sobre Shows no Brasil e Divisão Igualitária de Lucros


Os shows da banda no Brasil são sempre especiais, com rumores sobre a possível gravação de um DVD e pedidos emocionados do público.

Essa conexão única entre a banda e os fãs brasileiros é testemunhada em cada apresentação.

Vale ressaltar que a divisão igualitária dos lucros entre os membros da banda é um reflexo da harmonia e parceria que sustentam o grupo ao longo dos anos.



codplay-album-Viva-la-Vida-or-Death-and-All-His-Friends


Discografia do Coldplay


A discografia consiste em nove álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, seis álbuns de compilação, onze EPs, cinquenta e dois singles, dois álbuns de vídeo e trinta e seis vídeos musicais.

A banda foi formada em 1996 em Londres e desde então se tornou uma das mais populares e influentes do rock alternativo.

Alguns dos seus álbuns mais aclamados são “Parachutes” (2000), “A Rush of Blood to the Head” (2002), “Viva la Vida or Death and All His Friends” (2008) e “Everyday Life” (2019).


Algumas das músicas mais famosas dos Coldplay


Yellow: O primeiro grande sucesso da banda, lançado em 2000 como o segundo single do álbum Parachutes.

A música é uma declaração de amor simples e sincera, com uma melodia cativante e um refrão marcante. O clipe mostra o vocalista Chris Martin caminhando na praia sob um céu amarelo.

The Scientist: Uma das músicas mais emocionantes da banda, lançada em 2002 como o segundo single do álbum A Rush of Blood to the Head.

A música fala sobre o arrependimento de um homem que perdeu o seu amor e quer voltar no tempo para consertar os seus erros.

O clipe mostra a história de trás para frente, com Chris Martin cantando a letra ao contrário.

Viva la Vida: Uma das músicas mais icônicas da banda, lançada em 2008 como o segundo single do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends.

A música é inspirada em obras de arte e fatos históricos, e narra a queda de um rei que perdeu o seu poder e a sua glória. A música tem uma sonoridade épica, com violinos, tambores e um coral.

Paradise: Uma das músicas mais animadas da banda, lançada em 2011 como o segundo single do álbum Mylo Xyloto.

A música conta a história de uma garota que sonha em escapar da sua vida monótona e encontrar o seu paraíso.

O clipe mostra Chris Martin vestido de elefante, fugindo do zoológico e se juntando aos seus companheiros de banda, também fantasiados de animais.

Something Just Like This (feat. The Chainsmokers): Uma das músicas mais recentes da banda, lançada em 2017 como o segundo single do álbum Kaleidoscope EP.

A música é uma parceria com o duo de música eletrônica The Chainsmokers, e fala sobre um amor simples e real, sem a necessidade de ser um super-herói ou uma lenda. A música tem uma batida contagiante e um refrão explosivo.



codplay-album-Everyday-Life


Algumas das colaborações da banda Coldplay


A banda Coldplay é uma das mais famosas e influentes do mundo, com mais de 100 milhões de discos vendidos e vários prêmios internacionais.

Eles também são conhecidos por suas colaborações e covers de outros artistas, que mostram sua versatilidade e criatividade musical.

The Chainsmokers: A banda fez uma parceria com o duo de música eletrônica The Chainsmokers na canção “Something Just Like This”, que foi lançada em 2017 e fez parte do álbum “Memories...Do Not Open” dos Chainsmokers.

A canção foi um sucesso mundial, alcançando o top 10 em mais de 20 países e sendo indicada ao Grammy de Melhor Performance de Duo/Grupo Pop.

Beyoncé: A banda convidou a cantora Beyoncé para participar da canção “Hymn for the Weekend”, que foi lançada em 2016 e fez parte do álbum “A Head Full of Dreams” do Coldplay.

A canção misturou elementos de pop, rock e música indiana, e foi gravada em Mumbai, na Índia, com a participação de um coral infantil local.

A canção também foi apresentada ao vivo no intervalo do Super Bowl 50, com Bruno Mars e Mark Ronson.

Rihanna: A banda colaborou com a cantora Rihanna na canção “Princess of China”, que foi lançada em 2012 e fez parte do álbum “Mylo Xyloto” do Coldplay.

A canção combinou elementos de rock, pop e música chinesa, inspirada em um antigo relacionamento amoroso do vocalista Chris Martin.

A canção foi um sucesso comercial, chegando ao top 5 no Reino Unido e ao top 20 nos Estados Unidos. 



codplay-album-A-Rush-of-Blood-to-the-Head


Algumas dos covers que a banda Coldplay gravou


Til Kingdom Come: A banda gravou uma versão da canção “Til Kingdom Come”, que foi originalmente escrita pelo cantor Johnny Cash, mas que ele não chegou a gravar antes de sua morte em 2003.

A canção foi lançada em 2005 e fez parte do álbum “X&Y” do Coldplay, como uma faixa bônus.

A canção é uma homenagem ao ídolo do country, e tocada ao vivo pelo Coldplay em vários shows, inclusive com a participação da filha de Cash, Rosanne Cash. 

You Only Live Twice: A banda gravou uma versão da canção “You Only Live Twice”, que foi originalmente interpretada pela cantora Nancy Sinatra, como tema do filme de James Bond de mesmo nome, lançado em 1967.

A canção foi lançada em 2017 e fez parte do EP “Kaleidoscope” do Coldplay, como uma faixa bônus. A canção é uma das favoritas do vocalista Chris Martin, que a considera uma das melhores músicas de todos os tempos. 

Don't Look Back in Anger: A banda gravou uma versão da canção “Don't Look Back in Anger”, que foi originalmente composta e cantada pela banda Oasis, como parte do álbum “(What's the Story) Morning Glory?”, lançado em 1995.

A canção foi lançada em 2017 e fez parte do álbum ao vivo “Live in Buenos Aires” do Coldplay, que registrou a última apresentação da turnê “A Head Full of Dreams”.

A canção foi dedicada às vítimas dos atentados terroristas de Manchester e Londres, que ocorreram naquele ano, e contou com a participação do cantor Noel Gallagher, ex-integrante do Oasis. 



codplay-album-Live-In-Buenos-Aires-Live In São Paulo-A-Head-Full-Of-Dreams

Influências de Vários Estilos


Radiohead: O Radiohead é uma banda britânica de rock alternativo que teve um impacto significativo no Coldplay, especialmente em seus primeiros álbuns.

A sonoridade experimental e as letras introspectivas do Radiohead podem ser percebidas nas primeiras músicas do Coldplay.

U2: A influência do U2 é evidente no som épico e expansivo do Coldplay. Ambas as bandas compartilham a capacidade de criar músicas que são ao mesmo tempo grandiosas e emocionais.

Travis: O Travis foi uma banda escocesa de rock alternativo que influenciou o Coldplay, especialmente em termos de melodia e abordagem lírica.

Chris Martin, vocalista do Coldplay, já expressou sua admiração por Fran Healy, vocalista do Travis.

Jeff Buckley: A voz emocional e a abordagem poética de Jeff Buckley tiveram impacto em Chris Martin. Buckley é conhecido por sua habilidade vocal única e suas canções emotivas, características que também podem ser encontradas em algumas músicas do Coldplay.

The Beatles: Como muitas bandas de rock, o Coldplay foi influenciado pelos Beatles. A habilidade dos Beatles em criar músicas atemporais e a diversidade de seu catálogo musical podem ter inspirado o Coldplay em sua abordagem à composição e produção.

R.E.M.: A sonoridade do R.E.M., especialmente em seus primeiros álbuns, pode ser detectada em algumas músicas do Coldplay.

O uso de guitarras melódicas e letras reflexivas são elementos compartilhados entre as duas bandas.

Sigur Rós: A banda islandesa Sigur Rós, conhecida por sua música etérea e atmosférica, influenciou o Coldplay em termos de experimentação sonora e uso de texturas sonoras envolventes.

É importante observar que, enquanto essas influências podem ser identificadas, o Coldplay desenvolveu um estilo único ao longo de sua carreira.

Eles continuaram a evoluir musicalmente, incorporando novos elementos e explorando diferentes estilos em cada álbum.


Contribuições Sociais e Conclusão: Uma Viagem Inesquecível com Coldplay


Além da música, os membros dos Coldplay se envolveram em projetos paralelos e causas sociais.

Chris Martin, por exemplo, é conhecido por seu ativismo em questões como mudanças climáticas e justiça global.

Essa dedicação extramusical contribui para a aura positiva da banda. Ao longo dos anos, os Coldplay transcenderam o rótulo de simples banda de rock, tornando-se arquitetos de experiências sonoras e defensores de causas importantes, proporcionando uma jornada musical inesquecível para seus fãs.

Descubra a fascinante jornada dos Coldplay, desde os primórdios como Pectoralz até o estrelato global. Explore cada álbum e mergulhe na evolução musical dessa icônica banda britânica.